Educação Física no ensino infantil: sua influência no desempenho das habilidades motoras fundamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pansera, Simone Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Paula, Patrícia Ramos de, Valentini, Nádia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/696
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o desempenho de crianças nas habilidades motoras fundamentais salto horizontal, arremesso e equilíbrio sobre um pé, no decorrer de um programa de Educação Física regular. Participaram do estudo 22 crianças, sendo 13 meninos e 9 meninas, com idades entre 4 e 7 anos. O programa foi ministrado por uma professora de educação física, teve 30 minutos de duração semanal e foi desenvolvido durante 33 semanas. Os movimentos foram avaliados por estágios de maturidade, conforme a matriz proposta por Gallahue e Ozmun (2003). Os resultados apontaram que as crianças com 4 e 5 anos apresentaram níveis elementares nas habilidades motoras, de encontro com o esperado para a faixa etária. Porém, as crianças com 6 e 7 anos, também apresentando níveis elementares, e não maduros como se esperava, evidenciaram atrasos em seu desempenho motor. Os resultados sugerem que, embora as crianças participem de atividades devidamente orientadas por profissional qualificado, 30 minutos semanais não tem sido suficiente para estimular adequadamente seu desenvolvimento motor.
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