MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Iandra Fernandes Caldas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784
Resumo: Este trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si.
id UNOCHAPO-1_59bb11e84f04dea9dc94d271c7865e8e
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7784
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vidaFormaçãoDesenvolvimento Profissional DocenteMemóriaEste trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/778410.22196/rp.v25i1.7784Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784/4060Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Iandra Fernandes CaldasSampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7784Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
title MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
spellingShingle MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
Fernandes, Iandra Fernandes Caldas
Formação
Desenvolvimento Profissional Docente
Memória
title_short MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
title_full MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
title_fullStr MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
title_full_unstemmed MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
title_sort MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
author Fernandes, Iandra Fernandes Caldas
author_facet Fernandes, Iandra Fernandes Caldas
Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
author_role author
author2 Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Iandra Fernandes Caldas
Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Desenvolvimento Profissional Docente
Memória
topic Formação
Desenvolvimento Profissional Docente
Memória
description Este trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784
10.22196/rp.v25i1.7784
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784/4060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991629213696