MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si. |
id |
UNOCHAPO-1_59bb11e84f04dea9dc94d271c7865e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7784 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vidaFormaçãoDesenvolvimento Profissional DocenteMemóriaEste trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/778410.22196/rp.v25i1.7784Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784/4060Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Iandra Fernandes CaldasSampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7784Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
title |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
spellingShingle |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida Fernandes, Iandra Fernandes Caldas Formação Desenvolvimento Profissional Docente Memória |
title_short |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
title_full |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
title_fullStr |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
title_sort |
MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida |
author |
Fernandes, Iandra Fernandes Caldas |
author_facet |
Fernandes, Iandra Fernandes Caldas Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Iandra Fernandes Caldas Sampaio, Maria Lúcia Pessoa Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Desenvolvimento Profissional Docente Memória |
topic |
Formação Desenvolvimento Profissional Docente Memória |
description |
Este trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784 10.22196/rp.v25i1.7784 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784/4060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991629213696 |