Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92279
Resumo: A presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, analisa as concepções de 47 professores de Matemática de 7ª série (atual 8º ano) do Ensino Fundamental, da rede estadual, da Diretoria de Ensino, Região de Marília/SP, sobre o ensino da equação do 1º grau. Considera-se que a 7ª série está no centro do problema da aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, como pode ser confirmado nos relatórios do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) dos anos de 2005 e 2007. Também nesta série há expressiva concentração de Álgebra, cujo principal conteúdo é a equação do 1º grau. Em razão desses determinantes, buscou-se, nesta pesquisa, especificamente, identificar e analisar o conceito de equação do 1º grau advindo das concepções desses professores, investigar ainda as relações entre essas concepções e a prática docente em relação à equação do 1º grau. Procurou-se, ainda, nesta investigação, identificar e analisar as relações apontadas pelos professores entre sua formação e sua prática pedagógica, no que se refere ao ensino de equação de 1º grau...
id UNSP_3571b684dcbdb4d4b70f4e05cc2a66ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92279
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docenteEducaçãoTeachers’ ConceptionsTeaching 1st Order EquationTeachers FormationA presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, analisa as concepções de 47 professores de Matemática de 7ª série (atual 8º ano) do Ensino Fundamental, da rede estadual, da Diretoria de Ensino, Região de Marília/SP, sobre o ensino da equação do 1º grau. Considera-se que a 7ª série está no centro do problema da aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, como pode ser confirmado nos relatórios do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) dos anos de 2005 e 2007. Também nesta série há expressiva concentração de Álgebra, cujo principal conteúdo é a equação do 1º grau. Em razão desses determinantes, buscou-se, nesta pesquisa, especificamente, identificar e analisar o conceito de equação do 1º grau advindo das concepções desses professores, investigar ainda as relações entre essas concepções e a prática docente em relação à equação do 1º grau. Procurou-se, ainda, nesta investigação, identificar e analisar as relações apontadas pelos professores entre sua formação e sua prática pedagógica, no que se refere ao ensino de equação de 1º grau...The present study is a quantitative and qualitative research entailed to the research line “Educative Practices and Teachers’ Formation”, from the Post-Graduation Program in Education from Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP from Presidente Prudente. This study analyses the conception of 47 Mathematics teachers of 7th grade (recently named 8th grade) about teaching 1st order equation. These teachers are from state Basic School, from Teaching Department from Marília/SP region. The 7th grade is considered to be at the center of the problem related to Mathematics learning at Basic School, as it is sustained by Scholar Efficiency Evaluation System of São Paulo State (SARESP) reports of 2005 and 2007. Besides, at this school level there is an expressive concentration of Algebra and its main content which is 1st order equation. For these reasons, our intention in this study is to identify and analyze those teachers concepts of 1st order equation, and investigate the relationships between these conceptions and teachers’ practices concerning 1st order equation. Moreover, we tried to identify and analyze the relationships the teachers pointed out between their formation and their pedagogical practice, regarding 1st order equation teaching... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2009-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 f. : il.application/pdfSANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2009. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92279000599373santos_dmf_me_prud.pdf33004129044P65074643701525672Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:07:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:07:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
title Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
spellingShingle Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]
Educação
Teachers’ Conceptions
Teaching 1st Order Equation
Teachers Formation
title_short Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
title_full Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
title_fullStr Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
title_full_unstemmed Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
title_sort Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
author Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]
author_facet Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teachers’ Conceptions
Teaching 1st Order Equation
Teachers Formation
topic Educação
Teachers’ Conceptions
Teaching 1st Order Equation
Teachers Formation
description A presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, analisa as concepções de 47 professores de Matemática de 7ª série (atual 8º ano) do Ensino Fundamental, da rede estadual, da Diretoria de Ensino, Região de Marília/SP, sobre o ensino da equação do 1º grau. Considera-se que a 7ª série está no centro do problema da aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, como pode ser confirmado nos relatórios do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) dos anos de 2005 e 2007. Também nesta série há expressiva concentração de Álgebra, cujo principal conteúdo é a equação do 1º grau. Em razão desses determinantes, buscou-se, nesta pesquisa, especificamente, identificar e analisar o conceito de equação do 1º grau advindo das concepções desses professores, investigar ainda as relações entre essas concepções e a prática docente em relação à equação do 1º grau. Procurou-se, ainda, nesta investigação, identificar e analisar as relações apontadas pelos professores entre sua formação e sua prática pedagógica, no que se refere ao ensino de equação de 1º grau...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-28
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2009. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/92279
000599373
santos_dmf_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
identifier_str_mv SANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2009. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
000599373
santos_dmf_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
url http://hdl.handle.net/11449/92279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964754569068544