As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92334 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, analisa as concepções que os professores de 5ª série do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente (DERPP) têm sobre sua prática pedagógica, buscando relacionar indícios, características e motivações de uma prática diferenciada aos resultados obtidos por seus alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP), no ano de 2005. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004), Shulman (1986, 1987), dentre outros pesquisadores. Trata-se de um “estudo causal comparativo” – denominado, também, “ex-post-facto” – pois buscou as causas do desempenho dos alunos em Matemática, identificando professores que relatam práticas diferenciadas e carregadas de significados próprios. Os dados foram coletados junto a 64 (sessenta e quatro) professores de Matemática que lecionaram na 5ª série do Ensino Fundamental, nas 41(quarenta e uma) escolas da DERPP cujas turmas... |
id |
UNSP_4c1f69ffa0b7f4109e55b23eb40ea21b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92334 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005Educação - FormaçãoProfessores de matematicaMatemática - Estudo e ensinoTeachers’ ConceptionsTeachers’ FormationMathematics TeachingA presente pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, analisa as concepções que os professores de 5ª série do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente (DERPP) têm sobre sua prática pedagógica, buscando relacionar indícios, características e motivações de uma prática diferenciada aos resultados obtidos por seus alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP), no ano de 2005. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004), Shulman (1986, 1987), dentre outros pesquisadores. Trata-se de um “estudo causal comparativo” – denominado, também, “ex-post-facto” – pois buscou as causas do desempenho dos alunos em Matemática, identificando professores que relatam práticas diferenciadas e carregadas de significados próprios. Os dados foram coletados junto a 64 (sessenta e quatro) professores de Matemática que lecionaram na 5ª série do Ensino Fundamental, nas 41(quarenta e uma) escolas da DERPP cujas turmas...The present qualitative study is entailed to the research group “Educative Practices and Teachers’ Formation”, from the Post-graduation Program of Science and Technology College – FCT/UNESP, Presidente Prudente Campus. The purpose of this study is to analyze the conception the teachers of 5th grade of Primary School from Teaching Directory from Presidente Prudente Region (DERPP) have about their own pedagogical practice. The aim is to relate traces, characteristics and motivations of a different practice to the results obtained by those teachers’ students at the Efficiency Evaluation System from São Paulo State (SARESP), in 2005. The theoretical reference is based on the studies of Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004) and Shulman (1986, 1987), among other researchers. This research is a “causal comparative study” – which is also named “ex-post-facto” – since it looks for the students’ development causes in Mathematics, identifying teachers who relate a different practice full of meanings. The data was collected from 64 (sixty four) Mathematics teachers who work at 5th grade of Primary School, at the 41 (forty one) schools from DERPP whose groups... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Morellatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Laura Maria [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2008-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 f. : il.application/pdfCORRÊA, Laura Maria. As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92334000583795correa_lm_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92334Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:07:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
title |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
spellingShingle |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 Corrêa, Laura Maria [UNESP] Educação - Formação Professores de matematica Matemática - Estudo e ensino Teachers’ Conceptions Teachers’ Formation Mathematics Teaching |
title_short |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
title_full |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
title_fullStr |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
title_full_unstemmed |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
title_sort |
As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005 |
author |
Corrêa, Laura Maria [UNESP] |
author_facet |
Corrêa, Laura Maria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morellatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Laura Maria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Formação Professores de matematica Matemática - Estudo e ensino Teachers’ Conceptions Teachers’ Formation Mathematics Teaching |
topic |
Educação - Formação Professores de matematica Matemática - Estudo e ensino Teachers’ Conceptions Teachers’ Formation Mathematics Teaching |
description |
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, analisa as concepções que os professores de 5ª série do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente (DERPP) têm sobre sua prática pedagógica, buscando relacionar indícios, características e motivações de uma prática diferenciada aos resultados obtidos por seus alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP), no ano de 2005. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004), Shulman (1986, 1987), dentre outros pesquisadores. Trata-se de um “estudo causal comparativo” – denominado, também, “ex-post-facto” – pois buscou as causas do desempenho dos alunos em Matemática, identificando professores que relatam práticas diferenciadas e carregadas de significados próprios. Os dados foram coletados junto a 64 (sessenta e quatro) professores de Matemática que lecionaram na 5ª série do Ensino Fundamental, nas 41(quarenta e uma) escolas da DERPP cujas turmas... |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-17 2014-06-11T19:25:59Z 2014-06-11T19:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA, Laura Maria. As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. http://hdl.handle.net/11449/92334 000583795 correa_lm_me_prud.pdf 33004129044P6 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, Laura Maria. As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. 000583795 correa_lm_me_prud.pdf 33004129044P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
166 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789269554626560 |