As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Laura Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92334
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, analisa as concepções que os professores de 5ª série do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente (DERPP) têm sobre sua prática pedagógica, buscando relacionar indícios, características e motivações de uma prática diferenciada aos resultados obtidos por seus alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP), no ano de 2005. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004), Shulman (1986, 1987), dentre outros pesquisadores. Trata-se de um “estudo causal comparativo” – denominado, também, “ex-post-facto” – pois buscou as causas do desempenho dos alunos em Matemática, identificando professores que relatam práticas diferenciadas e carregadas de significados próprios. Os dados foram coletados junto a 64 (sessenta e quatro) professores de Matemática que lecionaram na 5ª série do Ensino Fundamental, nas 41(quarenta e uma) escolas da DERPP cujas turmas...
id UNSP_4c1f69ffa0b7f4109e55b23eb40ea21b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92334
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005Educação - FormaçãoProfessores de matematicaMatemática - Estudo e ensinoTeachers’ ConceptionsTeachers’ FormationMathematics TeachingA presente pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, analisa as concepções que os professores de 5ª série do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente (DERPP) têm sobre sua prática pedagógica, buscando relacionar indícios, características e motivações de uma prática diferenciada aos resultados obtidos por seus alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP), no ano de 2005. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004), Shulman (1986, 1987), dentre outros pesquisadores. Trata-se de um “estudo causal comparativo” – denominado, também, “ex-post-facto” – pois buscou as causas do desempenho dos alunos em Matemática, identificando professores que relatam práticas diferenciadas e carregadas de significados próprios. Os dados foram coletados junto a 64 (sessenta e quatro) professores de Matemática que lecionaram na 5ª série do Ensino Fundamental, nas 41(quarenta e uma) escolas da DERPP cujas turmas...The present qualitative study is entailed to the research group “Educative Practices and Teachers’ Formation”, from the Post-graduation Program of Science and Technology College – FCT/UNESP, Presidente Prudente Campus. The purpose of this study is to analyze the conception the teachers of 5th grade of Primary School from Teaching Directory from Presidente Prudente Region (DERPP) have about their own pedagogical practice. The aim is to relate traces, characteristics and motivations of a different practice to the results obtained by those teachers’ students at the Efficiency Evaluation System from São Paulo State (SARESP), in 2005. The theoretical reference is based on the studies of Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004) and Shulman (1986, 1987), among other researchers. This research is a “causal comparative study” – which is also named “ex-post-facto” – since it looks for the students’ development causes in Mathematics, identifying teachers who relate a different practice full of meanings. The data was collected from 64 (sixty four) Mathematics teachers who work at 5th grade of Primary School, at the 41 (forty one) schools from DERPP whose groups... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Morellatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Laura Maria [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2008-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 f. : il.application/pdfCORRÊA, Laura Maria. As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92334000583795correa_lm_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92334Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:07:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
title As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
spellingShingle As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
Corrêa, Laura Maria [UNESP]
Educação - Formação
Professores de matematica
Matemática - Estudo e ensino
Teachers’ Conceptions
Teachers’ Formation
Mathematics Teaching
title_short As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
title_full As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
title_fullStr As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
title_full_unstemmed As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
title_sort As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005
author Corrêa, Laura Maria [UNESP]
author_facet Corrêa, Laura Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morellatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Laura Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Formação
Professores de matematica
Matemática - Estudo e ensino
Teachers’ Conceptions
Teachers’ Formation
Mathematics Teaching
topic Educação - Formação
Professores de matematica
Matemática - Estudo e ensino
Teachers’ Conceptions
Teachers’ Formation
Mathematics Teaching
description A presente pesquisa, de natureza qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente, analisa as concepções que os professores de 5ª série do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente (DERPP) têm sobre sua prática pedagógica, buscando relacionar indícios, características e motivações de uma prática diferenciada aos resultados obtidos por seus alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP), no ano de 2005. O referencial teórico baseia-se nos trabalhos de Ponte (1992, 1993, 1994), Fiorentini; Souza Jr; Melo (1998), Fiorentini (1995, 2002, 2004), Shulman (1986, 1987), dentre outros pesquisadores. Trata-se de um “estudo causal comparativo” – denominado, também, “ex-post-facto” – pois buscou as causas do desempenho dos alunos em Matemática, identificando professores que relatam práticas diferenciadas e carregadas de significados próprios. Os dados foram coletados junto a 64 (sessenta e quatro) professores de Matemática que lecionaram na 5ª série do Ensino Fundamental, nas 41(quarenta e uma) escolas da DERPP cujas turmas...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Laura Maria. As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92334
000583795
correa_lm_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv CORRÊA, Laura Maria. As concepções de professores de Matemática de 5ª série do ensino fundamental sobre sua prática e os resultados do SARESP 2005. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000583795
correa_lm_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789269554626560