Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216084
Resumo: A presente pesquisa utiliza os pressupostos da filosofia da diferença no processo de análise dos enunciados das competências gerais da Educação Básica, estruturada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utilizaremos os princípios foucaultianos e deleuzianos e demais autores que compartilham desta perspectiva. Como método de análise dessas competências, partiremos do termo teorizações proposto por Veiga-Neto. Destarte, tem-se o objetivo de analisar o contexto em que a referida base se insere, representado por uma educação maior, que caracteriza o aspecto normativo da educação, assim como a conjuntura do neoliberalismo na qual emergem os sujeitos escolares. Tais ações atuam em uma biopolítica, bem como uma governamentalidade na subjetividade destes sujeitos. Por outro lado, a educação menor inerente à educação maior efetua uma desterritorialização ao compreender o acontecimento como ruptura. Neste campo de possibilidades, constatamos que as experiências tendem a constituir-se no âmbito de uma dobra no processo de subjetivação dos sujeitos escolares.
id UNSP_4e63f215293ffb374f93541bf2ccf31e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216084
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferençaDeterritorializing the BNCC: experience and event from the perspective of the philosophy of differenceBNCCBiopolíticaGovernamentabilidadeSubjetividadeDobraBiopoliticsGovernmentalityFoldSubjectivityA presente pesquisa utiliza os pressupostos da filosofia da diferença no processo de análise dos enunciados das competências gerais da Educação Básica, estruturada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utilizaremos os princípios foucaultianos e deleuzianos e demais autores que compartilham desta perspectiva. Como método de análise dessas competências, partiremos do termo teorizações proposto por Veiga-Neto. Destarte, tem-se o objetivo de analisar o contexto em que a referida base se insere, representado por uma educação maior, que caracteriza o aspecto normativo da educação, assim como a conjuntura do neoliberalismo na qual emergem os sujeitos escolares. Tais ações atuam em uma biopolítica, bem como uma governamentalidade na subjetividade destes sujeitos. Por outro lado, a educação menor inerente à educação maior efetua uma desterritorialização ao compreender o acontecimento como ruptura. Neste campo de possibilidades, constatamos que as experiências tendem a constituir-se no âmbito de uma dobra no processo de subjetivação dos sujeitos escolares.This research uses the assumptions of the philosophy of difference in the process of analyzing the general competences of Basic Education, structured by the Common National Curriculum Base (BNCC). For that, we will use the Foucaultian and Deleuzian principles and other authors who share this perspective. As a method of analysis of these competences, we, will use the term theorizations proposed by Veiga-Neto. Thus, the objective is to analyze the contexto in which the mentionated base is inserted, represented by a higher education, which caracterizes the normative aspecto of education, as well as the context of neoliberalism in which school subjects emerge. Such actions act in a biopolitics, as well as a governamentality in the subjectivity of these subjects. On the other hand, lower education inherent to higher education effects a deterritorialization by understanding the event as a rupture. In this field of possibilities, we find that the experiences tend to constitute themselves within the scope of a fold in the subjectivation process of school subjects.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]2022-01-26T17:09:33Z2022-01-26T17:09:33Z2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21608433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:05:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:05:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
Deterritorializing the BNCC: experience and event from the perspective of the philosophy of difference
title Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
spellingShingle Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
Silva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]
BNCC
Biopolítica
Governamentabilidade
Subjetividade
Dobra
Biopolitics
Governmentality
Fold
Subjectivity
title_short Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
title_full Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
title_fullStr Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
title_full_unstemmed Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
title_sort Desterritorializando a BNCC: experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
author Silva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]
author_facet Silva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Cristina Barbosa da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Biopolítica
Governamentabilidade
Subjetividade
Dobra
Biopolitics
Governmentality
Fold
Subjectivity
topic BNCC
Biopolítica
Governamentabilidade
Subjetividade
Dobra
Biopolitics
Governmentality
Fold
Subjectivity
description A presente pesquisa utiliza os pressupostos da filosofia da diferença no processo de análise dos enunciados das competências gerais da Educação Básica, estruturada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utilizaremos os princípios foucaultianos e deleuzianos e demais autores que compartilham desta perspectiva. Como método de análise dessas competências, partiremos do termo teorizações proposto por Veiga-Neto. Destarte, tem-se o objetivo de analisar o contexto em que a referida base se insere, representado por uma educação maior, que caracteriza o aspecto normativo da educação, assim como a conjuntura do neoliberalismo na qual emergem os sujeitos escolares. Tais ações atuam em uma biopolítica, bem como uma governamentalidade na subjetividade destes sujeitos. Por outro lado, a educação menor inerente à educação maior efetua uma desterritorialização ao compreender o acontecimento como ruptura. Neste campo de possibilidades, constatamos que as experiências tendem a constituir-se no âmbito de uma dobra no processo de subjetivação dos sujeitos escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
2022-01-26T17:09:33Z
2022-01-26T17:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216084
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/216084
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789440529137664