A generosidade no exercício da autoridade em professores de educação infantil

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Main Author: Kawashima, Rosana Akemi [UNESP]
Publication Date: 2013
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/102214
Summary: A ética na escola tem sido tema de inúmeras pesquisas e trabalhos publicados na área da Educação e da Psicologia. Ao mesmo tempo que sua importância é reconhecida, pouca relevância tem sido dada ao tema dentro da escola. Nos estudos em Psicologia Moral, pesquisas a respeito da virtude justiça são priorizadas, sendo que Piaget e Kohlberg são considerados os maiores representantes da área em questão. Recentemente, estudos sobre a moralidade tem dado importância às pesquisas sobre outras virtudes, como a fidelidade, a generosidade, o amor, etc. sendo eleita a generosidade como objeto do presente estudo. Assim, esta pesquisa objetiva investigar o juízo de professores e alunos da Educação Infantil a respeito da generosidade e se esta virtude tem relação com o exercício da autoridade docente. Além disso, buscou-se conhecer esses docentes por meio de sua trajetória profissional, seus valores e virtudes como indicadores para suas ações morais. Participaram desta pesquisa 26 professores e 90 crianças, de quatro, cinco e seis anos de idade da Educação Infantil de quatro escolas municipais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas entrevistas individuais a respeito de juízos sobre a generosidade e para isso foram utilizadas histórias e dilemas por meio do método clínico piagetiano com as professoras e com as crianças e, para a coleta de dados sobre a trajetória profissional docente, seus valores e virtudes, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise dos resultados permitiu verificar que quando a generosidade é colocada no embate com a justiça, as professoras optam pela justiça, e inclusive, mostrou-se como virtude desejada; por outro lado, as crianças optam pela generosidade. Perante o juízo da generosidade em oposição à obediência à autoridade, tanto...
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