O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://hdl.handle.net/11449/131794 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf |
Summary: | A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social |
id |
UNSP_a43c322bec5162d6e0e68518eae74abc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/131794 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismoGabriel, o Pensador, 1974-EducaçãoCapitalismoCriticaMusica - Analise, apreciaçãoPesquisa bibliograficaAnálise documentáriaEducação e EstadoA escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito socialUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]2015-12-10T14:07:38Z2015-12-10T14:07:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 p.application/pdfBARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131794000853499http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:19:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:29.828666Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
title |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
spellingShingle |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP] Gabriel, o Pensador, 1974- Educação Capitalismo Critica Musica - Analise, apreciação Pesquisa bibliografica Análise documentária Educação e Estado |
title_short |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
title_full |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
title_fullStr |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
title_full_unstemmed |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
title_sort |
O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo |
author |
Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP] |
author_facet |
Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gabriel, o Pensador, 1974- Educação Capitalismo Critica Musica - Analise, apreciação Pesquisa bibliografica Análise documentária Educação e Estado |
topic |
Gabriel, o Pensador, 1974- Educação Capitalismo Critica Musica - Analise, apreciação Pesquisa bibliografica Análise documentária Educação e Estado |
description |
A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10T14:07:38Z 2015-12-10T14:07:38Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/131794 000853499 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf |
identifier_str_mv |
BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000853499 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/131794 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129238544416768 |