A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oja, Aline Juliana [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP], Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
http://hdl.handle.net/11449/125361
Resumo: Mastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance.
id UNSP_b1fee50a8a0572c615ed40acff30b3b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125361
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolarChildhood in school: learning to read and write as determinant of school performanceLiteracySchool performanceChildhoodAlfabetizaçãoDesempenho escolarInfânciaMastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance.Dominar a leitura e a escrita traz consigo consequências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas a quem aprende. Logo, aqueles que não adquirem tal saber ficam excluídos da esfera da sociedade letrada. Ao considerar isso, o objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita e, neste sentido, refletir sobre o desempenho escolar de alunos/crianças. Aborda os avanços no campo conceitual na área da alfabetização e permanente necessidade de transportá-los à prática docente começando pelos questionamentos sobre os saberes, posturas e intervenções pedagógicas necessárias ao professor alfabetizador e que podem servir de base para o direcionamento dos processos formativos dos docentes e o melhor entendimento do desempenho escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Avenida João Soares e Arruda, 1004 - Bloco 2 - A - Sala 7, Jardim das Laranjeiras, CEP 14800-901, SP, BrasilDepartamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oja, Aline Juliana [UNESP]Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]2015-07-15T18:28:59Z2015-07-15T18:28:59Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-46http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012.1809-0249http://hdl.handle.net/11449/12536174388206719099630000-0002-4173-9923Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T15:01:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T15:01:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
Childhood in school: learning to read and write as determinant of school performance
title A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
spellingShingle A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
Oja, Aline Juliana [UNESP]
Literacy
School performance
Childhood
Alfabetização
Desempenho escolar
Infância
title_short A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
title_full A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
title_fullStr A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
title_full_unstemmed A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
title_sort A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
author Oja, Aline Juliana [UNESP]
author_facet Oja, Aline Juliana [UNESP]
Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
author_role author
author2 Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oja, Aline Juliana [UNESP]
Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literacy
School performance
Childhood
Alfabetização
Desempenho escolar
Infância
topic Literacy
School performance
Childhood
Alfabetização
Desempenho escolar
Infância
description Mastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-07-15T18:28:59Z
2015-07-15T18:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012.
1809-0249
http://hdl.handle.net/11449/125361
7438820671909963
0000-0002-4173-9923
url http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732
http://hdl.handle.net/11449/125361
identifier_str_mv Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012.
1809-0249
7438820671909963
0000-0002-4173-9923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Práxis Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27-46
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961983056707584