A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732 http://hdl.handle.net/11449/125361 |
Resumo: | Mastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance. |
id |
UNSP_b1fee50a8a0572c615ed40acff30b3b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125361 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolarChildhood in school: learning to read and write as determinant of school performanceLiteracySchool performanceChildhoodAlfabetizaçãoDesempenho escolarInfânciaMastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance.Dominar a leitura e a escrita traz consigo consequências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas a quem aprende. Logo, aqueles que não adquirem tal saber ficam excluídos da esfera da sociedade letrada. Ao considerar isso, o objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita e, neste sentido, refletir sobre o desempenho escolar de alunos/crianças. Aborda os avanços no campo conceitual na área da alfabetização e permanente necessidade de transportá-los à prática docente começando pelos questionamentos sobre os saberes, posturas e intervenções pedagógicas necessárias ao professor alfabetizador e que podem servir de base para o direcionamento dos processos formativos dos docentes e o melhor entendimento do desempenho escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Avenida João Soares e Arruda, 1004 - Bloco 2 - A - Sala 7, Jardim das Laranjeiras, CEP 14800-901, SP, BrasilDepartamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oja, Aline Juliana [UNESP]Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]2015-07-15T18:28:59Z2015-07-15T18:28:59Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-46http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012.1809-0249http://hdl.handle.net/11449/12536174388206719099630000-0002-4173-9923Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPráxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T15:01:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125361Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T15:01:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar Childhood in school: learning to read and write as determinant of school performance |
title |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar |
spellingShingle |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar Oja, Aline Juliana [UNESP] Literacy School performance Childhood Alfabetização Desempenho escolar Infância |
title_short |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar |
title_full |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar |
title_fullStr |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar |
title_full_unstemmed |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar |
title_sort |
A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar |
author |
Oja, Aline Juliana [UNESP] |
author_facet |
Oja, Aline Juliana [UNESP] Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP] Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP] Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oja, Aline Juliana [UNESP] Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP] Perez, Marcia Cristina Argenti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacy School performance Childhood Alfabetização Desempenho escolar Infância |
topic |
Literacy School performance Childhood Alfabetização Desempenho escolar Infância |
description |
Mastering reading and writing brings itself social, cultural political, economic, cognitive and linguistic consequences to the learner. Soon, those who do not acquire that knowledge are excluded from the sphere of literate society. Considering this, the objective of this study was to discuss the relation between learning to read and write and in this sense, think about academic performance of students/ children, and to discusses the conceptual advances in literacy area of the permanent necessity to transport them to the teaching practice starting with questions about knowledge, attitudes and pedagogical interventions necessary for literacy teachers and that can serve as a basis for directing the training processes of teachers and to a better understanding of school performance. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-07-15T18:28:59Z 2015-07-15T18:28:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732 Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012. 1809-0249 http://hdl.handle.net/11449/125361 7438820671909963 0000-0002-4173-9923 |
url |
http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/732 http://hdl.handle.net/11449/125361 |
identifier_str_mv |
Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012. 1809-0249 7438820671909963 0000-0002-4173-9923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27-46 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792961983056707584 |