Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Budin, Clayton José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250404
Resumo: O trabalho discute o lugar ocupado por professores da educação básica no espaço concorrencial da formação docente, de modo a identificar os recursos simbólicos dos quais os mesmos se valem para atuarem como formadores de seus pares. Assume como referência central o conceito bourdieusiano de campo. A investigação foi realizada em uma rede municipal de ensino, no interior paulista, por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observações participantes. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo. Os resultados alcançados sugerem possibilidades de que os professores ocupem um lugar ativo na formação docente. No caso investigado, trata-se de um lugar acessado e sustentado pelos professores a partir de recursos ligados à docência (saberes e pertencimento profissional), o que sugere uma importante valorização profissional relativa ao magistério. O valor atribuído a esses recursos mobilizados pelos professores naquele contexto parece suficiente para possibilitar-lhes a ocupação de um lugar ativo na formação. Esses recursos docentes, assumidos como capitais naquele espaço de formação, são investidos pelos professores e lhes possibilitam até mesmo ampliar sua atuação como formadores na rede de ensino e para além dela, o que configurou uma importante conquista profissional para o grupo docente. No entanto, o valor alcançado pelos recursos docentes naquele espaço não parece ser suficiente para lhes permitir demarcar seu próprio lugar na formação, que segue sendo delimitado e concedido pelo poder público. Esse lugar dos professores caracteriza-se, pois, por uma acentuada impotência, no que se refere à sua própria demarcação, algo que aponta para desafios mais amplos, relativos à profissionalização docente.
id UNSP_d1fe159a85a5c664fa9959684618d01b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250404
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?Teachers of basic education in the field of teacher formation: what place for teachers-educators?Profissionalização docenteFormação continuadaProfessor-formadorCampoSaberes profissionaisTeacher professionalizationContinuing educationTeacher-educatorFieldProfessional knowledgeO trabalho discute o lugar ocupado por professores da educação básica no espaço concorrencial da formação docente, de modo a identificar os recursos simbólicos dos quais os mesmos se valem para atuarem como formadores de seus pares. Assume como referência central o conceito bourdieusiano de campo. A investigação foi realizada em uma rede municipal de ensino, no interior paulista, por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observações participantes. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo. Os resultados alcançados sugerem possibilidades de que os professores ocupem um lugar ativo na formação docente. No caso investigado, trata-se de um lugar acessado e sustentado pelos professores a partir de recursos ligados à docência (saberes e pertencimento profissional), o que sugere uma importante valorização profissional relativa ao magistério. O valor atribuído a esses recursos mobilizados pelos professores naquele contexto parece suficiente para possibilitar-lhes a ocupação de um lugar ativo na formação. Esses recursos docentes, assumidos como capitais naquele espaço de formação, são investidos pelos professores e lhes possibilitam até mesmo ampliar sua atuação como formadores na rede de ensino e para além dela, o que configurou uma importante conquista profissional para o grupo docente. No entanto, o valor alcançado pelos recursos docentes naquele espaço não parece ser suficiente para lhes permitir demarcar seu próprio lugar na formação, que segue sendo delimitado e concedido pelo poder público. Esse lugar dos professores caracteriza-se, pois, por uma acentuada impotência, no que se refere à sua própria demarcação, algo que aponta para desafios mais amplos, relativos à profissionalização docente.This paper discusses the place occupied by basic education teachers in the competitive space of teacher formation, in order to identify the symbolic resources that they use to act as educators of their peers. It assumes as central reference the Bourdieusian field concept. The investigation was carried out in a municipal educational system, in the countryside of São Paulo, through documentary analysis, semi-structured interviews and participant observations. The data were analyzed with regard to its content. The results suggest possibilities for teachers to occupy an active place in teacher formation. In the case investigated, this is a place accessed and supported by teachers from resources related to teaching (knowledge and professional belonging), which suggests an important professional valuation concerning teaching. The value attributed to these resources mobilized by teachers in that context seems sufficient to enable them to occupy an active place in formation. These teaching resources, assumed as capital in that educational space, are invested by teachers and allow them to even expand their role as teacher educators in the educational system and beyond, which constituted an important professional achievement for the teaching group. However, the value achieved by the teaching resources in that space does not seem to be sufficient to allow them to demarcate their own place in the formation, which continues to be delimited and granted by the public power. This place of teachers is characterized, therefore, by a marked impotence, with regard to their own demarcation, something that points to broader challenges related to teacher professionalization.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Budin, Clayton José2023-08-22T17:13:23Z2023-08-22T17:13:23Z2023-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25040433004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:20:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:20:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
Teachers of basic education in the field of teacher formation: what place for teachers-educators?
title Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
spellingShingle Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
Budin, Clayton José
Profissionalização docente
Formação continuada
Professor-formador
Campo
Saberes profissionais
Teacher professionalization
Continuing education
Teacher-educator
Field
Professional knowledge
title_short Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
title_full Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
title_fullStr Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
title_full_unstemmed Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
title_sort Os professores de educação básica no campo da formação docente: que lugar para os professores-formadores?
author Budin, Clayton José
author_facet Budin, Clayton José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Budin, Clayton José
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização docente
Formação continuada
Professor-formador
Campo
Saberes profissionais
Teacher professionalization
Continuing education
Teacher-educator
Field
Professional knowledge
topic Profissionalização docente
Formação continuada
Professor-formador
Campo
Saberes profissionais
Teacher professionalization
Continuing education
Teacher-educator
Field
Professional knowledge
description O trabalho discute o lugar ocupado por professores da educação básica no espaço concorrencial da formação docente, de modo a identificar os recursos simbólicos dos quais os mesmos se valem para atuarem como formadores de seus pares. Assume como referência central o conceito bourdieusiano de campo. A investigação foi realizada em uma rede municipal de ensino, no interior paulista, por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observações participantes. Os dados foram analisados no que se refere ao seu conteúdo. Os resultados alcançados sugerem possibilidades de que os professores ocupem um lugar ativo na formação docente. No caso investigado, trata-se de um lugar acessado e sustentado pelos professores a partir de recursos ligados à docência (saberes e pertencimento profissional), o que sugere uma importante valorização profissional relativa ao magistério. O valor atribuído a esses recursos mobilizados pelos professores naquele contexto parece suficiente para possibilitar-lhes a ocupação de um lugar ativo na formação. Esses recursos docentes, assumidos como capitais naquele espaço de formação, são investidos pelos professores e lhes possibilitam até mesmo ampliar sua atuação como formadores na rede de ensino e para além dela, o que configurou uma importante conquista profissional para o grupo docente. No entanto, o valor alcançado pelos recursos docentes naquele espaço não parece ser suficiente para lhes permitir demarcar seu próprio lugar na formação, que segue sendo delimitado e concedido pelo poder público. Esse lugar dos professores caracteriza-se, pois, por uma acentuada impotência, no que se refere à sua própria demarcação, algo que aponta para desafios mais amplos, relativos à profissionalização docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22T17:13:23Z
2023-08-22T17:13:23Z
2023-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250404
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/250404
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790056994308096