Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Shirlei Cristiane de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11823
Resumo: Esse trabalho aborda o tema da imagem de país através de uma metanálise que considerou 1328 obras a partir de 1970 até 2021. Considerando a investigação realizada através das principais bases científicas Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct e JSTOR, identificamos as relações antecedente e consequentes entre imagem de país e intenção de compra. A metanálise foi conduzida através de uma revisão sistemática de literatura onde foi possível, após refinamentos, alcançar 43 obras como amostra final totalizando 59 efeitos relacionados e 21.013 sujeitos. As relações consequentes envolvendo CI foram são: intenção de compra, qualidade de produto, imagem da marca e lealdade. Como antecedente, foi identificado o etnocentrismo, que não resultou como significante na relação com CI. Encontrou-se efeito significativo na relação entre CI e intenção de compra, sendo moderada pelo grau de internacionalização dos países analisados. Observou-se, também, que a vasta literatura ainda diverge da definição do tema imagem de país, confundindo em muitos estudos com conceitos de efeito de país de origem (COO). Propôs-se o uso da seguinte definição para imagem de país: a imagem de país refere-se às percepções gerais, incluindo as opiniões, crenças e ideias de um país, associadas aos aspectos afetivos e cognitivos que formam estereótipos baseados em estruturas de desenvolvimento político, econômico, tecnológico, social, cultural e ambiental de uma nação. Com esta definição, foi possível contribuir com a literatura, assim como deixar mais claro o entendimento e a diferença entre CI e efeito de país de origem (COO). Visto que COO refere-se exclusivamente a produtos, ou a origem do país do produto. Contudo, percebeu-se outros tantos construtos identificados que não foram relacionados devido à baixa incidência em estudos primários. Do ponto de vista gerencial, o que serve também aos gestores públicos, colaboramos com as abordagens comerciais e perspectivas de divulgação de imagem do país, o que comprovadamente gera maior interesse de compra por parte do consumidor, finalizamos com as sugestões de estudos futuros.
id USIN_75e4d79b8af371b1f05717c1102d1403
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11823
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-08-15T17:21:32Z2022-08-15T17:21:32Z2022-06-15Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2022-08-15T17:21:32Z No. of bitstreams: 1 Shirlei Cristiane de Oliveira_.pdf: 648361 bytes, checksum: 3367d2b65e7de98aa182a817619a7d47 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-15T17:21:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Shirlei Cristiane de Oliveira_.pdf: 648361 bytes, checksum: 3367d2b65e7de98aa182a817619a7d47 (MD5) Previous issue date: 2022-06-15Esse trabalho aborda o tema da imagem de país através de uma metanálise que considerou 1328 obras a partir de 1970 até 2021. Considerando a investigação realizada através das principais bases científicas Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct e JSTOR, identificamos as relações antecedente e consequentes entre imagem de país e intenção de compra. A metanálise foi conduzida através de uma revisão sistemática de literatura onde foi possível, após refinamentos, alcançar 43 obras como amostra final totalizando 59 efeitos relacionados e 21.013 sujeitos. As relações consequentes envolvendo CI foram são: intenção de compra, qualidade de produto, imagem da marca e lealdade. Como antecedente, foi identificado o etnocentrismo, que não resultou como significante na relação com CI. Encontrou-se efeito significativo na relação entre CI e intenção de compra, sendo moderada pelo grau de internacionalização dos países analisados. Observou-se, também, que a vasta literatura ainda diverge da definição do tema imagem de país, confundindo em muitos estudos com conceitos de efeito de país de origem (COO). Propôs-se o uso da seguinte definição para imagem de país: a imagem de país refere-se às percepções gerais, incluindo as opiniões, crenças e ideias de um país, associadas aos aspectos afetivos e cognitivos que formam estereótipos baseados em estruturas de desenvolvimento político, econômico, tecnológico, social, cultural e ambiental de uma nação. Com esta definição, foi possível contribuir com a literatura, assim como deixar mais claro o entendimento e a diferença entre CI e efeito de país de origem (COO). Visto que COO refere-se exclusivamente a produtos, ou a origem do país do produto. Contudo, percebeu-se outros tantos construtos identificados que não foram relacionados devido à baixa incidência em estudos primários. Do ponto de vista gerencial, o que serve também aos gestores públicos, colaboramos com as abordagens comerciais e perspectivas de divulgação de imagem do país, o que comprovadamente gera maior interesse de compra por parte do consumidor, finalizamos com as sugestões de estudos futuros.This work addresses the issue of country image through a meta-analysis that considered 1328 works from 1970 to 2021. Considering the research carried out through the main scientific bases Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct and JSTOR, we identified the relationships antecedent and consequent between country image and purchase intention. The meta-analysis was conducted through a systematic literature review where it was possible, after refinements, to reach 43 works as a final sample, totaling 59 related effects and 21,013 subjects. The consequent relationships involving CI were: purchase intention, product quality, brand image and loyalty. As an antecedent, ethnocentrism was identified, which did not result as significant in the relationship with IC. A significant effect was found in the relationship between CI and purchase intention, being moderated by the degree of internationalization of the countries analyzed. It was also observed that the vast literature still diverges from the definition of the country image theme, confusing in many studies with concepts of country of origin effect (COO). The following definition was proposed for country image: country image refers to general perceptions, including opinions, beliefs and ideas of a country, associated with affective and cognitive aspects that form stereotypes based on political development structures, economic, technological, social, cultural and environmental of a nation. With this definition, it was possible to contribute to the literature, as well as to clarify the understanding and difference between CI and country of origin effect (COO). Since COO refers exclusively to products, or the origin of the country of the product. However, there were many other identified constructs that were not related due to the low incidence in primary studies. From a managerial point of view, which also serves public managers, we collaborate with commercial approaches and perspectives for disseminating the country's image, which has proven to generate greater consumer interest in buying, and we conclude with suggestions for future studies.NenhumaOliveira, Shirlei Cristiane dehttp://lattes.cnpq.br/5932751234361874http://lattes.cnpq.br/5561111957141119Santini, Fernando de OliveiraUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosEstudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relaçõesACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoMetanáliseImagem de paísIntenção de compraModeradoresMeta-analysisCountry imageBuy intentionModeratorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11823info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11823/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALShirlei Cristiane de Oliveira_.pdfShirlei Cristiane de Oliveira_.pdfapplication/pdf648361http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11823/1/Shirlei+Cristiane+de+Oliveira_.pdf3367d2b65e7de98aa182a817619a7d47MD51UNISINOS/118232022-08-15 14:24:44.299oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-08-15T17:24:44Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
title Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
spellingShingle Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
Oliveira, Shirlei Cristiane de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Metanálise
Imagem de país
Intenção de compra
Moderadores
Meta-analysis
Country image
Buy intention
Moderators
title_short Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
title_full Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
title_fullStr Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
title_full_unstemmed Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
title_sort Estudo meta-analítico sobre imagem de país e suas relações
author Oliveira, Shirlei Cristiane de
author_facet Oliveira, Shirlei Cristiane de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5932751234361874
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5561111957141119
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Shirlei Cristiane de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santini, Fernando de Oliveira
contributor_str_mv Santini, Fernando de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Metanálise
Imagem de país
Intenção de compra
Moderadores
Meta-analysis
Country image
Buy intention
Moderators
dc.subject.por.fl_str_mv Metanálise
Imagem de país
Intenção de compra
Moderadores
dc.subject.eng.fl_str_mv Meta-analysis
Country image
Buy intention
Moderators
description Esse trabalho aborda o tema da imagem de país através de uma metanálise que considerou 1328 obras a partir de 1970 até 2021. Considerando a investigação realizada através das principais bases científicas Google Scholar, Taylor & Francis, Emerald Insight, Science Direct e JSTOR, identificamos as relações antecedente e consequentes entre imagem de país e intenção de compra. A metanálise foi conduzida através de uma revisão sistemática de literatura onde foi possível, após refinamentos, alcançar 43 obras como amostra final totalizando 59 efeitos relacionados e 21.013 sujeitos. As relações consequentes envolvendo CI foram são: intenção de compra, qualidade de produto, imagem da marca e lealdade. Como antecedente, foi identificado o etnocentrismo, que não resultou como significante na relação com CI. Encontrou-se efeito significativo na relação entre CI e intenção de compra, sendo moderada pelo grau de internacionalização dos países analisados. Observou-se, também, que a vasta literatura ainda diverge da definição do tema imagem de país, confundindo em muitos estudos com conceitos de efeito de país de origem (COO). Propôs-se o uso da seguinte definição para imagem de país: a imagem de país refere-se às percepções gerais, incluindo as opiniões, crenças e ideias de um país, associadas aos aspectos afetivos e cognitivos que formam estereótipos baseados em estruturas de desenvolvimento político, econômico, tecnológico, social, cultural e ambiental de uma nação. Com esta definição, foi possível contribuir com a literatura, assim como deixar mais claro o entendimento e a diferença entre CI e efeito de país de origem (COO). Visto que COO refere-se exclusivamente a produtos, ou a origem do país do produto. Contudo, percebeu-se outros tantos construtos identificados que não foram relacionados devido à baixa incidência em estudos primários. Do ponto de vista gerencial, o que serve também aos gestores públicos, colaboramos com as abordagens comerciais e perspectivas de divulgação de imagem do país, o que comprovadamente gera maior interesse de compra por parte do consumidor, finalizamos com as sugestões de estudos futuros.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-15T17:21:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-15T17:21:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11823
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11823/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11823/1/Shirlei+Cristiane+de+Oliveira_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
3367d2b65e7de98aa182a817619a7d47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797219994284589056