Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carmem Cemires Cavalcante
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bezerra Filho, José Gomes, Machado, Márcia Maria Tavares, Machado, Maria de Fátima Antero Sousa, Jorge, Antônia Cristina, Castro, Tânia Maria Saunders de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387
Resumo: Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.
id USP-24_64c22dab370f949b9bcb853f52fc6ede
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40387
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspectiveCurso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressosCurso Técnico de Enfermería del PROFAE - Ceará: un análisis bajo la óptica de los egresadosEducationNursingAssociatenursingEducational measurementGraduación en Auxiliar de EnfermériaEducación en enfermériaEvaluación educacionalEducação Técnica em EnfermagemEducação em enfermagemAvaliação educacionalEste estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.Este estudio objetivó analizar el curso Técnico en Enfermería del PROFAE, bajo la perspectiva de los egresados, con la finalidad de conocer los puntos fuertes y las dificultades provenientes del desarrollo del curso. Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, de naturaleza cualitativa, desarrollado con los egresados de la Escuela de Salud Pública de Ceará. Fueron creados dos grupos, con 21 egresados, en mayo y junio de 2.007. Se utilizó el análisis de contenido para comprender los diálogos. Se colocó en evidencia que el curso proporcionó la adquisición de conocimientos, transformando la vida de los participantes, pasando a ser un agente de cambios en el contexto de trabajo. Fueron analizados la calidad del currículum, la metodología, el material didáctico disponible en la institución, así como la actuación del cuerpo docente. Como puntos frágiles se citaron la limitación del campo de prácticas, la duración del curso y la administración de ayuda de costo. Se entiende que la evaluación representa un aspecto importante para el curso, que tiene por finalidad perfeccionar la propuesta.This study aimed to analyze PROFAE's technical Nursing course from the perspective of the students that had completed the course regarding the identification of strengths and weaknesses they identified during the program. This exploratory, qualitative-based descriptive study was carried out with graduates of the Public Healthcare School of Ceará, who had completed the course. Two focal groups composed of 21 graduates were organized in the months of May and June 2007. The content analysis was used for the comprehension of the discourses. Results indicated that the course provided the graduates with a great deal of knowledge, thus positively affecting their lives and transforming them into agents of change in their work contexts. The study analyzed the curriculum, the methodology, the textbooks and other available materials, as well as the professors. The reported weaknesses were training field limitations, the length of the course, and the sponsorship management. The present assessment represents an important tool for the development of the course, generating an opportunity for the improvement of the proposal.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4038710.1590/S0080-62342009000300004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 520-527Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 520-527Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 520-5271980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43341https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43342http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Carmem Cemires CavalcanteBezerra Filho, José GomesMachado, Márcia Maria TavaresMachado, Maria de Fátima Antero SousaJorge, Antônia CristinaCastro, Tânia Maria Saunders de2012-08-29T20:20:48Zoai:revistas.usp.br:article/40387Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:20:48Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos
Curso Técnico de Enfermería del PROFAE - Ceará: un análisis bajo la óptica de los egresados
title Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
spellingShingle Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
Costa, Carmem Cemires Cavalcante
Education
Nursing
Associate
nursing
Educational measurement
Graduación en Auxiliar de Enferméria
Educación en enferméria
Evaluación educacional
Educação Técnica em Enfermagem
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
title_short Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
title_full Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
title_fullStr Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
title_full_unstemmed Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
title_sort Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
author Costa, Carmem Cemires Cavalcante
author_facet Costa, Carmem Cemires Cavalcante
Bezerra Filho, José Gomes
Machado, Márcia Maria Tavares
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Jorge, Antônia Cristina
Castro, Tânia Maria Saunders de
author_role author
author2 Bezerra Filho, José Gomes
Machado, Márcia Maria Tavares
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Jorge, Antônia Cristina
Castro, Tânia Maria Saunders de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carmem Cemires Cavalcante
Bezerra Filho, José Gomes
Machado, Márcia Maria Tavares
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Jorge, Antônia Cristina
Castro, Tânia Maria Saunders de
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Nursing
Associate
nursing
Educational measurement
Graduación en Auxiliar de Enferméria
Educación en enferméria
Evaluación educacional
Educação Técnica em Enfermagem
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
topic Education
Nursing
Associate
nursing
Educational measurement
Graduación en Auxiliar de Enferméria
Educación en enferméria
Evaluación educacional
Educação Técnica em Enfermagem
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
description Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387
10.1590/S0080-62342009000300004
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342009000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43341
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43342
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 520-527
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 520-527
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 520-527
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1787713272566251520