Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/179754 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivos abordar, através de uma metodologia calcada no rigor científico, uma das interfaces funcionais do Planejamento Empresarial, qual seja, o Planejamento de Marketing; aferir, via pesquisa de marketing, as caracteristicas da demanda em um mercado industrial (no caso, a siderurgia) com o intuito de orientar o processo decisório no Planejamento de Marketing; realçar a importância da pesquisa na Administração considerando, aqui, métodos e instrumentos afetos a área de Planejamento de Marketing. Utilizou, como metodologia, estudo exploratório; entrevistas pessoais e pesquisa; questionários enviados pelo correio. Demonstrou, no item, os resultados: medição de importância das variáveis empregadas na pesquisa; medição da satisfação quanto as variáveis empregadas na pesquisa; análise comparativa entre os escores de 4 'importância" e "satisfação" Nas conclusões, tece considerações sobre a geração de subsídieos, via pesquisa, para a elaboração do Planejamento de Marketing das empresas que compõem o mercado siderúrgico. |
id |
USP-27_fdd10ba92a644b8e2daacf84201342cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/179754 |
network_acronym_str |
USP-27 |
network_name_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrialmarketing industrialmarketing na siderúrgicapesquisa e planejamentoplanejamento de marketingO trabalho teve como objetivos abordar, através de uma metodologia calcada no rigor científico, uma das interfaces funcionais do Planejamento Empresarial, qual seja, o Planejamento de Marketing; aferir, via pesquisa de marketing, as caracteristicas da demanda em um mercado industrial (no caso, a siderurgia) com o intuito de orientar o processo decisório no Planejamento de Marketing; realçar a importância da pesquisa na Administração considerando, aqui, métodos e instrumentos afetos a área de Planejamento de Marketing. Utilizou, como metodologia, estudo exploratório; entrevistas pessoais e pesquisa; questionários enviados pelo correio. Demonstrou, no item, os resultados: medição de importância das variáveis empregadas na pesquisa; medição da satisfação quanto as variáveis empregadas na pesquisa; análise comparativa entre os escores de 4 'importância" e "satisfação" Nas conclusões, tece considerações sobre a geração de subsídieos, via pesquisa, para a elaboração do Planejamento de Marketing das empresas que compõem o mercado siderúrgico.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade1988-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/17975410.1016/rausp.v23i2.179754Revista de Administração; v. 23 n. 2 (1988); 44-56Revista de Administração; Vol. 23 No. 2 (1988); 44-56Revista de Administração; Vol. 23 Núm. 2 (1988); 44-561984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/179754/166374Copyright (c) 1988 Revista de Administraçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Carlos Alberto Vargas 2020-12-20T11:48:11Zoai:revistas.usp.br:article/179754Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2020-12-20T11:48:11Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
title |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
spellingShingle |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial Rossi, Carlos Alberto Vargas marketing industrial marketing na siderúrgica pesquisa e planejamento planejamento de marketing |
title_short |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
title_full |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
title_fullStr |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
title_full_unstemmed |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
title_sort |
Planejamento e pesquisa. uma aplicação em marketing industrial |
author |
Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author_facet |
Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Carlos Alberto Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing industrial marketing na siderúrgica pesquisa e planejamento planejamento de marketing |
topic |
marketing industrial marketing na siderúrgica pesquisa e planejamento planejamento de marketing |
description |
O trabalho teve como objetivos abordar, através de uma metodologia calcada no rigor científico, uma das interfaces funcionais do Planejamento Empresarial, qual seja, o Planejamento de Marketing; aferir, via pesquisa de marketing, as caracteristicas da demanda em um mercado industrial (no caso, a siderurgia) com o intuito de orientar o processo decisório no Planejamento de Marketing; realçar a importância da pesquisa na Administração considerando, aqui, métodos e instrumentos afetos a área de Planejamento de Marketing. Utilizou, como metodologia, estudo exploratório; entrevistas pessoais e pesquisa; questionários enviados pelo correio. Demonstrou, no item, os resultados: medição de importância das variáveis empregadas na pesquisa; medição da satisfação quanto as variáveis empregadas na pesquisa; análise comparativa entre os escores de 4 'importância" e "satisfação" Nas conclusões, tece considerações sobre a geração de subsídieos, via pesquisa, para a elaboração do Planejamento de Marketing das empresas que compõem o mercado siderúrgico. |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/179754 10.1016/rausp.v23i2.179754 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/179754 |
identifier_str_mv |
10.1016/rausp.v23i2.179754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/179754/166374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1988 Revista de Administração http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1988 Revista de Administração http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração; v. 23 n. 2 (1988); 44-56 Revista de Administração; Vol. 23 No. 2 (1988); 44-56 Revista de Administração; Vol. 23 Núm. 2 (1988); 44-56 1984-6142 0080-2107 reponame:Revista de Administração (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração (São Paulo) |
collection |
Revista de Administração (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rausp@usp.br||reinhard@usp.br |
_version_ |
1800222892024135680 |