Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kellner, Douglas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kahn, Richard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156
Resumo: Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.
id USP-71_207806e110e5ddfc8db7f768e9f9f75e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/102156
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literaciasReconstructing Technoliteracy: A Multiple Literacies Approachtechnologyliteracytechnological literacytechnoliteraciescomputational literacytecnologialiteracialiteracia tecnológicatecnoliteraciasliteracia computacional.Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.Much has been written that describes the history of the concept of “technological literacy”.  This paper begins with a brief examination of the meanings that “technology” and “literacy” have received towards achieving insight into what sort of knowledge and skills “technoliteracy” hails. Richard Kahn and Douglas Kellner then summarize the broad trajectories of development in hegemonic programs of contemporary technoliteracy from their arguable origins as “computer literacy”. In contradistinction, they reveal how this approach has been tacitly challenged at the global institutional level through the United Nations’ Project 2000+, and theorize how this might link up with a democratic project of re-visioning education though multiple literacies. Finally, in closing, Kahn and Kellner think about what it will mean to reconstruct “technoliteracy” broadly in the various areas of society.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10215610.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-822316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156/103979Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKellner, DouglasKahn, Richard2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/102156Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.790679Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
Reconstructing Technoliteracy: A Multiple Literacies Approach
title Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
spellingShingle Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
Kellner, Douglas
technology
literacy
technological literacy
technoliteracies
computational literacy
tecnologia
literacia
literacia tecnológica
tecnoliteracias
literacia computacional.
title_short Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
title_full Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
title_fullStr Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
title_full_unstemmed Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
title_sort Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
author Kellner, Douglas
author_facet Kellner, Douglas
Kahn, Richard
author_role author
author2 Kahn, Richard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kellner, Douglas
Kahn, Richard
dc.subject.por.fl_str_mv technology
literacy
technological literacy
technoliteracies
computational literacy
tecnologia
literacia
literacia tecnológica
tecnoliteracias
literacia computacional.
topic technology
literacy
technological literacy
technoliteracies
computational literacy
tecnologia
literacia
literacia tecnológica
tecnoliteracias
literacia computacional.
description Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156/103979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092073463808