Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156 |
Resumo: | Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade. |
id |
USP-71_207806e110e5ddfc8db7f768e9f9f75e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/102156 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literaciasReconstructing Technoliteracy: A Multiple Literacies Approachtechnologyliteracytechnological literacytechnoliteraciescomputational literacytecnologialiteracialiteracia tecnológicatecnoliteraciasliteracia computacional.Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.Much has been written that describes the history of the concept of “technological literacy”. This paper begins with a brief examination of the meanings that “technology” and “literacy” have received towards achieving insight into what sort of knowledge and skills “technoliteracy” hails. Richard Kahn and Douglas Kellner then summarize the broad trajectories of development in hegemonic programs of contemporary technoliteracy from their arguable origins as “computer literacy”. In contradistinction, they reveal how this approach has been tacitly challenged at the global institutional level through the United Nations’ Project 2000+, and theorize how this might link up with a democratic project of re-visioning education though multiple literacies. Finally, in closing, Kahn and Kellner think about what it will mean to reconstruct “technoliteracy” broadly in the various areas of society. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10215610.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-822316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156/103979Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKellner, DouglasKahn, Richard2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/102156Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.790679Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias Reconstructing Technoliteracy: A Multiple Literacies Approach |
title |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias |
spellingShingle |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias Kellner, Douglas technology literacy technological literacy technoliteracies computational literacy tecnologia literacia literacia tecnológica tecnoliteracias literacia computacional. |
title_short |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias |
title_full |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias |
title_fullStr |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias |
title_full_unstemmed |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias |
title_sort |
Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias |
author |
Kellner, Douglas |
author_facet |
Kellner, Douglas Kahn, Richard |
author_role |
author |
author2 |
Kahn, Richard |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kellner, Douglas Kahn, Richard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
technology literacy technological literacy technoliteracies computational literacy tecnologia literacia literacia tecnológica tecnoliteracias literacia computacional. |
topic |
technology literacy technological literacy technoliteracies computational literacy tecnologia literacia literacia tecnológica tecnoliteracias literacia computacional. |
description |
Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102156/103979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82 Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82 Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 57-82 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092073463808 |