A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Cristiano do Canto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25069
Resumo: Estudos sobre comparativos populacionais e nível de emprego entre grandes capitais assumem uma importância fundamental quando essas economias buscam dimensionar uma melhor qualidade de vida e maiores ganhos econômicos para as cidades, consequentemente para a sua população. Cada região tem as suas especificidades, o clima, o solo, o espaço urbano e as suas potencialidades de crescimento. As diferenças regionais sempre foram foco de estudos científicos, buscar entender o que acontece em cada região é o ponto de partida para entender como estas regiões se desenvolvem economicamente. Sob o mesmo ponto de vista, o trabalho foi desenvolvido buscando estabelecer um nexo causal entre as grandes populações metropolitanas e como essa densidade populacional está inserida no ambiente econômico de maneira a gerar crescimento para a cidade analisada e acima de tudo, desenvolvimento socioeconômico. Partindo da seção quatro e cinco buscou-se diferenciar os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, estabelecer e demonstrar como as grandes cidades ganharam volume territorial, e assim atrair grandes massas populacionais ao longo do processo de desenvolvimento. Buscar entender como estas grandes massas populacionais se relacionam com as cidades ao seu redor e como esta população se desloca entre estes municípios. Geração de renda, massa salarial e fatores econômicos associados as políticas públicas se bem executados geram ganhos substanciais para a sua população, seja ele em qualidade de vida ou infraestrutura. A seção sete onde se encontra a evolução do emprego e renda foi dividida em dois subcapítulos, procurou-se demostrar os aspectos econômico que diferenciam as capitais citadas uma da outra, também entender como estas cidades se diferenciam em suas respectivas regiões. Por fim, a seção considerações finais expõe os resultados alcançados com a pesquisa.
id Ânima_02902428f7438ab0698ee58d5eef45dd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25069
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e FlorianópolisEconomiaComparativoEstudos sobre comparativos populacionais e nível de emprego entre grandes capitais assumem uma importância fundamental quando essas economias buscam dimensionar uma melhor qualidade de vida e maiores ganhos econômicos para as cidades, consequentemente para a sua população. Cada região tem as suas especificidades, o clima, o solo, o espaço urbano e as suas potencialidades de crescimento. As diferenças regionais sempre foram foco de estudos científicos, buscar entender o que acontece em cada região é o ponto de partida para entender como estas regiões se desenvolvem economicamente. Sob o mesmo ponto de vista, o trabalho foi desenvolvido buscando estabelecer um nexo causal entre as grandes populações metropolitanas e como essa densidade populacional está inserida no ambiente econômico de maneira a gerar crescimento para a cidade analisada e acima de tudo, desenvolvimento socioeconômico. Partindo da seção quatro e cinco buscou-se diferenciar os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, estabelecer e demonstrar como as grandes cidades ganharam volume territorial, e assim atrair grandes massas populacionais ao longo do processo de desenvolvimento. Buscar entender como estas grandes massas populacionais se relacionam com as cidades ao seu redor e como esta população se desloca entre estes municípios. Geração de renda, massa salarial e fatores econômicos associados as políticas públicas se bem executados geram ganhos substanciais para a sua população, seja ele em qualidade de vida ou infraestrutura. A seção sete onde se encontra a evolução do emprego e renda foi dividida em dois subcapítulos, procurou-se demostrar os aspectos econômico que diferenciam as capitais citadas uma da outra, também entender como estas cidades se diferenciam em suas respectivas regiões. Por fim, a seção considerações finais expõe os resultados alcançados com a pesquisa.Ussan, Jorge Lisandro MaiaMüller, Cristiano do Canto2022-07-19T15:23:39Z2022-07-19T15:23:39Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25069Porto AlegreAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-10-20T12:27:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25069Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-10-20T12:27:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
title A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
spellingShingle A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
Müller, Cristiano do Canto
Economia
Comparativo
title_short A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
title_full A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
title_fullStr A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
title_full_unstemmed A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
title_sort A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
author Müller, Cristiano do Canto
author_facet Müller, Cristiano do Canto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ussan, Jorge Lisandro Maia
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Cristiano do Canto
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Comparativo
topic Economia
Comparativo
description Estudos sobre comparativos populacionais e nível de emprego entre grandes capitais assumem uma importância fundamental quando essas economias buscam dimensionar uma melhor qualidade de vida e maiores ganhos econômicos para as cidades, consequentemente para a sua população. Cada região tem as suas especificidades, o clima, o solo, o espaço urbano e as suas potencialidades de crescimento. As diferenças regionais sempre foram foco de estudos científicos, buscar entender o que acontece em cada região é o ponto de partida para entender como estas regiões se desenvolvem economicamente. Sob o mesmo ponto de vista, o trabalho foi desenvolvido buscando estabelecer um nexo causal entre as grandes populações metropolitanas e como essa densidade populacional está inserida no ambiente econômico de maneira a gerar crescimento para a cidade analisada e acima de tudo, desenvolvimento socioeconômico. Partindo da seção quatro e cinco buscou-se diferenciar os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, estabelecer e demonstrar como as grandes cidades ganharam volume territorial, e assim atrair grandes massas populacionais ao longo do processo de desenvolvimento. Buscar entender como estas grandes massas populacionais se relacionam com as cidades ao seu redor e como esta população se desloca entre estes municípios. Geração de renda, massa salarial e fatores econômicos associados as políticas públicas se bem executados geram ganhos substanciais para a sua população, seja ele em qualidade de vida ou infraestrutura. A seção sete onde se encontra a evolução do emprego e renda foi dividida em dois subcapítulos, procurou-se demostrar os aspectos econômico que diferenciam as capitais citadas uma da outra, também entender como estas cidades se diferenciam em suas respectivas regiões. Por fim, a seção considerações finais expõe os resultados alcançados com a pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19T15:23:39Z
2022-07-19T15:23:39Z
2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25069
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Porto Alegre
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415824061038592