A figura do indígena nos livros didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel, Artur da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103
Resumo: O tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República.
id Ânima_0aa722275cfc7cec3f5ac89e7a6646cf
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9103
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A figura do indígena nos livros didáticos de históriaIndígenasLivro didáticoEducaçãoAbordagemO tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República.Paz, Claudio DamascenoRaquel, Artur da Cruz2020-08-24T22:56:58Z2020-11-29T01:42:08Z2020-08-24T22:56:58Z2020-11-29T01:42:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103História - TubarãoTubarão-SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:41:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9103Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:41:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A figura do indígena nos livros didáticos de história
title A figura do indígena nos livros didáticos de história
spellingShingle A figura do indígena nos livros didáticos de história
Raquel, Artur da Cruz
Indígenas
Livro didático
Educação
Abordagem
title_short A figura do indígena nos livros didáticos de história
title_full A figura do indígena nos livros didáticos de história
title_fullStr A figura do indígena nos livros didáticos de história
title_full_unstemmed A figura do indígena nos livros didáticos de história
title_sort A figura do indígena nos livros didáticos de história
author Raquel, Artur da Cruz
author_facet Raquel, Artur da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, Claudio Damasceno
dc.contributor.author.fl_str_mv Raquel, Artur da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Indígenas
Livro didático
Educação
Abordagem
topic Indígenas
Livro didático
Educação
Abordagem
description O tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-24T22:56:58Z
2020-11-29T01:42:08Z
2020-08-24T22:56:58Z
2020-11-29T01:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv História - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão-SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415835531411456