A figura do indígena nos livros didáticos de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103 |
Resumo: | O tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República. |
id |
Ânima_0aa722275cfc7cec3f5ac89e7a6646cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9103 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A figura do indígena nos livros didáticos de históriaIndígenasLivro didáticoEducaçãoAbordagemO tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República.Paz, Claudio DamascenoRaquel, Artur da Cruz2020-08-24T22:56:58Z2020-11-29T01:42:08Z2020-08-24T22:56:58Z2020-11-29T01:42:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103História - TubarãoTubarão-SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:41:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9103Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:41:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
title |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
spellingShingle |
A figura do indígena nos livros didáticos de história Raquel, Artur da Cruz Indígenas Livro didático Educação Abordagem |
title_short |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
title_full |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
title_fullStr |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
title_full_unstemmed |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
title_sort |
A figura do indígena nos livros didáticos de história |
author |
Raquel, Artur da Cruz |
author_facet |
Raquel, Artur da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paz, Claudio Damasceno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel, Artur da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indígenas Livro didático Educação Abordagem |
topic |
Indígenas Livro didático Educação Abordagem |
description |
O tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-24T22:56:58Z 2020-11-29T01:42:08Z 2020-08-24T22:56:58Z 2020-11-29T01:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
História - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão-SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415835531411456 |