Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14116 |
Resumo: | De uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bem-estar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta premissa, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando-o para a arquitetura escolar. A pesquisa estuda os estágios de desenvolvimento de uma criança, os conceitos da neuroarquitetura, do Método Montessori e da ludicidade e como podem, efetivamente, serem aplicados na proposta de um projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil. No estudo da neuroarquitetura, a pesquisa é dividida em alguns quesitos, como a biofilia, iluminação natural, estudo das cores e sua influência no aprendizado, etc. De maneira a complementar a pesquisa e direciona-la para o posterior desenvolvimento da proposta do projeto arquitetônico, foi apontado o terreno a ser utilizado para a implantação da Escola, um programa de necessidades e organograma que orientam e respaldam o início de todo processo de criação. Por fim, foi possível trazer o entendimento de que os conceitos da neuroarquitetura complementam e afirmam de maneira satisfatória os conceitos do Método Montessori e da ludicidade e, a partir de tal entendimento, a autora pôde trazer as diretrizes projetuais que serão aplicadas na etapa desenvolvimento de projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil. |
id |
Ânima_0af30985f6d535251ff1319c607bbd15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14116 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquiteturaProject for kindergarten schools under the focus of neuroarchitectureneuroarquiteturaarquitetura lúdicaarquitetura escolarprojeto arquitetônicoEscola de Ensino InfantilDe uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bem-estar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta premissa, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando-o para a arquitetura escolar. A pesquisa estuda os estágios de desenvolvimento de uma criança, os conceitos da neuroarquitetura, do Método Montessori e da ludicidade e como podem, efetivamente, serem aplicados na proposta de um projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil. No estudo da neuroarquitetura, a pesquisa é dividida em alguns quesitos, como a biofilia, iluminação natural, estudo das cores e sua influência no aprendizado, etc. De maneira a complementar a pesquisa e direciona-la para o posterior desenvolvimento da proposta do projeto arquitetônico, foi apontado o terreno a ser utilizado para a implantação da Escola, um programa de necessidades e organograma que orientam e respaldam o início de todo processo de criação. Por fim, foi possível trazer o entendimento de que os conceitos da neuroarquitetura complementam e afirmam de maneira satisfatória os conceitos do Método Montessori e da ludicidade e, a partir de tal entendimento, a autora pôde trazer as diretrizes projetuais que serão aplicadas na etapa desenvolvimento de projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil.Castro, Silvana Laynes deSilva, Omara Therézio da2021-07-08T14:45:08Z2021-07-08T14:45:08Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14116CUTIRIBA/PRAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-10-28T12:42:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14116Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-10-28T12:42:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura Project for kindergarten schools under the focus of neuroarchitecture |
title |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura |
spellingShingle |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura Silva, Omara Therézio da neuroarquitetura arquitetura lúdica arquitetura escolar projeto arquitetônico Escola de Ensino Infantil |
title_short |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura |
title_full |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura |
title_fullStr |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura |
title_full_unstemmed |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura |
title_sort |
Proposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquitetura |
author |
Silva, Omara Therézio da |
author_facet |
Silva, Omara Therézio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Silvana Laynes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Omara Therézio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
neuroarquitetura arquitetura lúdica arquitetura escolar projeto arquitetônico Escola de Ensino Infantil |
topic |
neuroarquitetura arquitetura lúdica arquitetura escolar projeto arquitetônico Escola de Ensino Infantil |
description |
De uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bem-estar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta premissa, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando-o para a arquitetura escolar. A pesquisa estuda os estágios de desenvolvimento de uma criança, os conceitos da neuroarquitetura, do Método Montessori e da ludicidade e como podem, efetivamente, serem aplicados na proposta de um projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil. No estudo da neuroarquitetura, a pesquisa é dividida em alguns quesitos, como a biofilia, iluminação natural, estudo das cores e sua influência no aprendizado, etc. De maneira a complementar a pesquisa e direciona-la para o posterior desenvolvimento da proposta do projeto arquitetônico, foi apontado o terreno a ser utilizado para a implantação da Escola, um programa de necessidades e organograma que orientam e respaldam o início de todo processo de criação. Por fim, foi possível trazer o entendimento de que os conceitos da neuroarquitetura complementam e afirmam de maneira satisfatória os conceitos do Método Montessori e da ludicidade e, a partir de tal entendimento, a autora pôde trazer as diretrizes projetuais que serão aplicadas na etapa desenvolvimento de projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12 2021-07-08T14:45:08Z 2021-07-08T14:45:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14116 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
CUTIRIBA/PR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415817716105216 |