Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jhon Jordão de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11596
Resumo: O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma das hortaliças mais cultivadas nos Brasil, ingrediente de vários pratos típicos e importante componente de uma dieta saudável devido seu alto teor de licopeno, vitaminas A, C e sais minerais. Por demandar considerável mão de obra, a tomaticultura contribui como atividade geradora de empregos. A produção de tomate na Serra de Ibiapaba (CE) vem sendo difundida entre os agricultores da região, ganhando cada vez mais destaque. O sistema de manejo predominante nas propriedades é convencional e, as lavouras ficam expostas aos efeitos diretos do clima, consequentemente ao ataque de pragas e de doenças em suas diferentes fases fenológicas. Buscou-se através da oportunidade do estágio curricular, realizado na Agrofértil Camelo Comércio de Adubos, no município de Guaraciaba do Norte (CE), o acompanhamento de visitas técnicas e dias de campo aos produtores de tomate (Lycopersicon esculentum Mill.), da região da Serra de Ibiapaba (CE), com ênfase nos aspectos fitossanitários da cultura. O problema principal da atual nesta região refere-se à fitossanidade, principalmente ataque de pragas, sendo elas: Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) (traça-do-tomateiro); Neoleucinodes elegantalis (Guenée) (Lepidoptera: Crambidae) (broca-pequena); Bemisia tabaci (Bellows & Perring) (Homoptera: Aleyrodidae) (mosca branca); Liriomyza huidobrensis (Blanchard) (Diptera: Agromyzidae) (mosca minadora); Frankliniella schultzei (Trybom) (Thysanoptera: Thripidae) (tripes); já as doenças com maior severidade foram: Alternaria solani (ELL. & Martin) (pinta preta); Phytophthora infestans (Mont.) de Bary (requeima) e o Oidium lycopersici (Cooke & Massee) (oídio). Sendo assim, para o controle dos problemas citados, o químico é o mais eficiente e mais utilizado pelos produtores.
id Ânima_0d11d2e427f7e77df63da662f59ff9af
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11596
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)Lycopersicon esculentumAspectos fitossanitáriosSerra de Ibiapaba (CE)O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma das hortaliças mais cultivadas nos Brasil, ingrediente de vários pratos típicos e importante componente de uma dieta saudável devido seu alto teor de licopeno, vitaminas A, C e sais minerais. Por demandar considerável mão de obra, a tomaticultura contribui como atividade geradora de empregos. A produção de tomate na Serra de Ibiapaba (CE) vem sendo difundida entre os agricultores da região, ganhando cada vez mais destaque. O sistema de manejo predominante nas propriedades é convencional e, as lavouras ficam expostas aos efeitos diretos do clima, consequentemente ao ataque de pragas e de doenças em suas diferentes fases fenológicas. Buscou-se através da oportunidade do estágio curricular, realizado na Agrofértil Camelo Comércio de Adubos, no município de Guaraciaba do Norte (CE), o acompanhamento de visitas técnicas e dias de campo aos produtores de tomate (Lycopersicon esculentum Mill.), da região da Serra de Ibiapaba (CE), com ênfase nos aspectos fitossanitários da cultura. O problema principal da atual nesta região refere-se à fitossanidade, principalmente ataque de pragas, sendo elas: Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) (traça-do-tomateiro); Neoleucinodes elegantalis (Guenée) (Lepidoptera: Crambidae) (broca-pequena); Bemisia tabaci (Bellows & Perring) (Homoptera: Aleyrodidae) (mosca branca); Liriomyza huidobrensis (Blanchard) (Diptera: Agromyzidae) (mosca minadora); Frankliniella schultzei (Trybom) (Thysanoptera: Thripidae) (tripes); já as doenças com maior severidade foram: Alternaria solani (ELL. & Martin) (pinta preta); Phytophthora infestans (Mont.) de Bary (requeima) e o Oidium lycopersici (Cooke & Massee) (oídio). Sendo assim, para o controle dos problemas citados, o químico é o mais eficiente e mais utilizado pelos produtores.Farias, Patrícia Menegaz deOliveira, Jhon Jordão de2016-11-30T14:58:15Z2020-12-02T14:33:42Z2016-11-30T14:58:15Z2020-12-02T14:33:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1898https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11596Agronomia - Tubarãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-03T06:27:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11596Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-03T06:27:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
title Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
spellingShingle Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
Oliveira, Jhon Jordão de
Lycopersicon esculentum
Aspectos fitossanitários
Serra de Ibiapaba (CE)
title_short Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
title_full Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
title_fullStr Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
title_full_unstemmed Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
title_sort Aspectos fitossanitários da cultura do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na Serra de Ibiapaba (CE)
author Oliveira, Jhon Jordão de
author_facet Oliveira, Jhon Jordão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Patrícia Menegaz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jhon Jordão de
dc.subject.por.fl_str_mv Lycopersicon esculentum
Aspectos fitossanitários
Serra de Ibiapaba (CE)
topic Lycopersicon esculentum
Aspectos fitossanitários
Serra de Ibiapaba (CE)
description O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é uma das hortaliças mais cultivadas nos Brasil, ingrediente de vários pratos típicos e importante componente de uma dieta saudável devido seu alto teor de licopeno, vitaminas A, C e sais minerais. Por demandar considerável mão de obra, a tomaticultura contribui como atividade geradora de empregos. A produção de tomate na Serra de Ibiapaba (CE) vem sendo difundida entre os agricultores da região, ganhando cada vez mais destaque. O sistema de manejo predominante nas propriedades é convencional e, as lavouras ficam expostas aos efeitos diretos do clima, consequentemente ao ataque de pragas e de doenças em suas diferentes fases fenológicas. Buscou-se através da oportunidade do estágio curricular, realizado na Agrofértil Camelo Comércio de Adubos, no município de Guaraciaba do Norte (CE), o acompanhamento de visitas técnicas e dias de campo aos produtores de tomate (Lycopersicon esculentum Mill.), da região da Serra de Ibiapaba (CE), com ênfase nos aspectos fitossanitários da cultura. O problema principal da atual nesta região refere-se à fitossanidade, principalmente ataque de pragas, sendo elas: Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) (traça-do-tomateiro); Neoleucinodes elegantalis (Guenée) (Lepidoptera: Crambidae) (broca-pequena); Bemisia tabaci (Bellows & Perring) (Homoptera: Aleyrodidae) (mosca branca); Liriomyza huidobrensis (Blanchard) (Diptera: Agromyzidae) (mosca minadora); Frankliniella schultzei (Trybom) (Thysanoptera: Thripidae) (tripes); já as doenças com maior severidade foram: Alternaria solani (ELL. & Martin) (pinta preta); Phytophthora infestans (Mont.) de Bary (requeima) e o Oidium lycopersici (Cooke & Massee) (oídio). Sendo assim, para o controle dos problemas citados, o químico é o mais eficiente e mais utilizado pelos produtores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-11-30T14:58:15Z
2016-11-30T14:58:15Z
2020-12-02T14:33:42Z
2020-12-02T14:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1898
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11596
identifier_str_mv 1898
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Agronomia - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415810878341120