Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086 |
Resumo: | De acordo com sua crescente evolução, a internet transformou-se em um ambiente rico de informações, contendo diversos tipos de assuntos. Por consequência disto, este ambiente tornou-se muito atrativo às organizações. Contudo, com essa imensa quantidade de informações, as organizações necessitam adquirir ferramentas que possibilitem a coleta das informações pertinentes ao seu âmbito e às introduza em suas bases de conhecimento. O Business Inteligence (BI) 2.0 é um conjunto de ferramentas de grande contribuição para estas organizações, permite que as informações contidas na Web 2.0 sejam introduzidas nos seus repositórios de dados, disponibilizando, assim, informações necessárias para uma análise mais ágil, melhorando e auxiliando no processo de tomada de decisão. Diante deste contexto e com a proposta de apresentar um exemplo deste conjunto de ferramentas, este trabalho possui como proposta de solução apresentar, assim, uma solução de BI 2.0. Para isso, foi desenvolvido um experimento que permite a extração de informações contidas na web de maneira não estruturada, mais especificamente informações da rede social Twitter, realize o processo de transformação dos dados coletados, utilizando o processo de ETL, e os insira em uma base de dados, possibilitando realizar uma análise das informações obtidas, graficamente. Os resultados obtidos neste experimento foram satisfatórios fornecendo a importância de existirem estes conjuntos de ferramentas, tendo em vista a agilidade e a facilidade de obtenção de informações relacionadas ao âmbito da análise realizada |
id |
Ânima_0e272d16cc1aca9f87d8e50341fe0079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11086 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitterSoftwareEspionagem industrialTwitter (Rede social on-line)De acordo com sua crescente evolução, a internet transformou-se em um ambiente rico de informações, contendo diversos tipos de assuntos. Por consequência disto, este ambiente tornou-se muito atrativo às organizações. Contudo, com essa imensa quantidade de informações, as organizações necessitam adquirir ferramentas que possibilitem a coleta das informações pertinentes ao seu âmbito e às introduza em suas bases de conhecimento. O Business Inteligence (BI) 2.0 é um conjunto de ferramentas de grande contribuição para estas organizações, permite que as informações contidas na Web 2.0 sejam introduzidas nos seus repositórios de dados, disponibilizando, assim, informações necessárias para uma análise mais ágil, melhorando e auxiliando no processo de tomada de decisão. Diante deste contexto e com a proposta de apresentar um exemplo deste conjunto de ferramentas, este trabalho possui como proposta de solução apresentar, assim, uma solução de BI 2.0. Para isso, foi desenvolvido um experimento que permite a extração de informações contidas na web de maneira não estruturada, mais especificamente informações da rede social Twitter, realize o processo de transformação dos dados coletados, utilizando o processo de ETL, e os insira em uma base de dados, possibilitando realizar uma análise das informações obtidas, graficamente. Os resultados obtidos neste experimento foram satisfatórios fornecendo a importância de existirem estes conjuntos de ferramentas, tendo em vista a agilidade e a facilidade de obtenção de informações relacionadas ao âmbito da análise realizadaAccording to its growing trend, the Internet has become a rich information environment, containing many kinds of matters. By consequence, this environment has become very attractive to organizations. However, with this immense amount of information, organizations need to acquire tools that enable the collection of information relevant to their context and to enter into their knowledge bases. The Business Intelligence (BI) 2.0 is a set of large contribution to these organizations tools, allows the information contained in the Web 2.0 are introduced in their data repository, thus providing information necessary for a more agile analysis, improving and aiding in the decision-making process. Given this context and with the proposal to provide an example of this toolkit, as this paper has proposed solution thus present a BI 2.0. For this, we developed an experiment that allows the extraction of information contained in the web of unstructured manner, specifically information from the social network Twitter, perform the transformation of the data collected using the ETL process, and insert them into a base data, allowing to perform an analysis of the information obtained graphically. The results obtained in this experiment were satisfactory providing the importance of these toolkits exist, given the speed and the ease of obtaining information relating to the scope of the analysisCeci, FlávioTavares, Jônatas Andrade2016-11-30T15:05:28Z2020-11-29T06:02:08Z2016-11-30T15:05:28Z2020-11-29T06:02:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1778https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086Sistemas de Informação - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T07:50:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11086Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T07:50:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
title |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
spellingShingle |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter Tavares, Jônatas Andrade Software Espionagem industrial Twitter (Rede social on-line) |
title_short |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
title_full |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
title_fullStr |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
title_full_unstemmed |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
title_sort |
Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter |
author |
Tavares, Jônatas Andrade |
author_facet |
Tavares, Jônatas Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ceci, Flávio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Jônatas Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software Espionagem industrial Twitter (Rede social on-line) |
topic |
Software Espionagem industrial Twitter (Rede social on-line) |
description |
De acordo com sua crescente evolução, a internet transformou-se em um ambiente rico de informações, contendo diversos tipos de assuntos. Por consequência disto, este ambiente tornou-se muito atrativo às organizações. Contudo, com essa imensa quantidade de informações, as organizações necessitam adquirir ferramentas que possibilitem a coleta das informações pertinentes ao seu âmbito e às introduza em suas bases de conhecimento. O Business Inteligence (BI) 2.0 é um conjunto de ferramentas de grande contribuição para estas organizações, permite que as informações contidas na Web 2.0 sejam introduzidas nos seus repositórios de dados, disponibilizando, assim, informações necessárias para uma análise mais ágil, melhorando e auxiliando no processo de tomada de decisão. Diante deste contexto e com a proposta de apresentar um exemplo deste conjunto de ferramentas, este trabalho possui como proposta de solução apresentar, assim, uma solução de BI 2.0. Para isso, foi desenvolvido um experimento que permite a extração de informações contidas na web de maneira não estruturada, mais especificamente informações da rede social Twitter, realize o processo de transformação dos dados coletados, utilizando o processo de ETL, e os insira em uma base de dados, possibilitando realizar uma análise das informações obtidas, graficamente. Os resultados obtidos neste experimento foram satisfatórios fornecendo a importância de existirem estes conjuntos de ferramentas, tendo em vista a agilidade e a facilidade de obtenção de informações relacionadas ao âmbito da análise realizada |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-11-30T15:05:28Z 2016-11-30T15:05:28Z 2020-11-29T06:02:08Z 2020-11-29T06:02:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1778 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086 |
identifier_str_mv |
1778 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sistemas de Informação - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415834495418368 |