Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Jônatas Andrade
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086
Resumo: De acordo com sua crescente evolução, a internet transformou-se em um ambiente rico de informações, contendo diversos tipos de assuntos. Por consequência disto, este ambiente tornou-se muito atrativo às organizações. Contudo, com essa imensa quantidade de informações, as organizações necessitam adquirir ferramentas que possibilitem a coleta das informações pertinentes ao seu âmbito e às introduza em suas bases de conhecimento. O Business Inteligence (BI) 2.0 é um conjunto de ferramentas de grande contribuição para estas organizações, permite que as informações contidas na Web 2.0 sejam introduzidas nos seus repositórios de dados, disponibilizando, assim, informações necessárias para uma análise mais ágil, melhorando e auxiliando no processo de tomada de decisão. Diante deste contexto e com a proposta de apresentar um exemplo deste conjunto de ferramentas, este trabalho possui como proposta de solução apresentar, assim, uma solução de BI 2.0. Para isso, foi desenvolvido um experimento que permite a extração de informações contidas na web de maneira não estruturada, mais especificamente informações da rede social Twitter, realize o processo de transformação dos dados coletados, utilizando o processo de ETL, e os insira em uma base de dados, possibilitando realizar uma análise das informações obtidas, graficamente. Os resultados obtidos neste experimento foram satisfatórios fornecendo a importância de existirem estes conjuntos de ferramentas, tendo em vista a agilidade e a facilidade de obtenção de informações relacionadas ao âmbito da análise realizada
id Ânima_0e272d16cc1aca9f87d8e50341fe0079
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11086
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitterSoftwareEspionagem industrialTwitter (Rede social on-line)De acordo com sua crescente evolução, a internet transformou-se em um ambiente rico de informações, contendo diversos tipos de assuntos. Por consequência disto, este ambiente tornou-se muito atrativo às organizações. Contudo, com essa imensa quantidade de informações, as organizações necessitam adquirir ferramentas que possibilitem a coleta das informações pertinentes ao seu âmbito e às introduza em suas bases de conhecimento. O Business Inteligence (BI) 2.0 é um conjunto de ferramentas de grande contribuição para estas organizações, permite que as informações contidas na Web 2.0 sejam introduzidas nos seus repositórios de dados, disponibilizando, assim, informações necessárias para uma análise mais ágil, melhorando e auxiliando no processo de tomada de decisão. Diante deste contexto e com a proposta de apresentar um exemplo deste conjunto de ferramentas, este trabalho possui como proposta de solução apresentar, assim, uma solução de BI 2.0. Para isso, foi desenvolvido um experimento que permite a extração de informações contidas na web de maneira não estruturada, mais especificamente informações da rede social Twitter, realize o processo de transformação dos dados coletados, utilizando o processo de ETL, e os insira em uma base de dados, possibilitando realizar uma análise das informações obtidas, graficamente. Os resultados obtidos neste experimento foram satisfatórios fornecendo a importância de existirem estes conjuntos de ferramentas, tendo em vista a agilidade e a facilidade de obtenção de informações relacionadas ao âmbito da análise realizadaAccording to its growing trend, the Internet has become a rich information environment, containing many kinds of matters. By consequence, this environment has become very attractive to organizations. However, with this immense amount of information, organizations need to acquire tools that enable the collection of information relevant to their context and to enter into their knowledge bases. The Business Intelligence (BI) 2.0 is a set of large contribution to these organizations tools, allows the information contained in the Web 2.0 are introduced in their data repository, thus providing information necessary for a more agile analysis, improving and aiding in the decision-making process. Given this context and with the proposal to provide an example of this toolkit, as this paper has proposed solution thus present a BI 2.0. For this, we developed an experiment that allows the extraction of information contained in the web of unstructured manner, specifically information from the social network Twitter, perform the transformation of the data collected using the ETL process, and insert them into a base data, allowing to perform an analysis of the information obtained graphically. The results obtained in this experiment were satisfactory providing the importance of these toolkits exist, given the speed and the ease of obtaining information relating to the scope of the analysisCeci, FlávioTavares, Jônatas Andrade2016-11-30T15:05:28Z2020-11-29T06:02:08Z2016-11-30T15:05:28Z2020-11-29T06:02:08Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1778https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086Sistemas de Informação - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T07:50:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11086Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T07:50:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
title Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
spellingShingle Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
Tavares, Jônatas Andrade
Software
Espionagem industrial
Twitter (Rede social on-line)
title_short Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
title_full Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
title_fullStr Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
title_full_unstemmed Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
title_sort Solução de business intelligence 2.0 para extração e análise de dados a partir do twitter
author Tavares, Jônatas Andrade
author_facet Tavares, Jônatas Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ceci, Flávio
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Jônatas Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Software
Espionagem industrial
Twitter (Rede social on-line)
topic Software
Espionagem industrial
Twitter (Rede social on-line)
description De acordo com sua crescente evolução, a internet transformou-se em um ambiente rico de informações, contendo diversos tipos de assuntos. Por consequência disto, este ambiente tornou-se muito atrativo às organizações. Contudo, com essa imensa quantidade de informações, as organizações necessitam adquirir ferramentas que possibilitem a coleta das informações pertinentes ao seu âmbito e às introduza em suas bases de conhecimento. O Business Inteligence (BI) 2.0 é um conjunto de ferramentas de grande contribuição para estas organizações, permite que as informações contidas na Web 2.0 sejam introduzidas nos seus repositórios de dados, disponibilizando, assim, informações necessárias para uma análise mais ágil, melhorando e auxiliando no processo de tomada de decisão. Diante deste contexto e com a proposta de apresentar um exemplo deste conjunto de ferramentas, este trabalho possui como proposta de solução apresentar, assim, uma solução de BI 2.0. Para isso, foi desenvolvido um experimento que permite a extração de informações contidas na web de maneira não estruturada, mais especificamente informações da rede social Twitter, realize o processo de transformação dos dados coletados, utilizando o processo de ETL, e os insira em uma base de dados, possibilitando realizar uma análise das informações obtidas, graficamente. Os resultados obtidos neste experimento foram satisfatórios fornecendo a importância de existirem estes conjuntos de ferramentas, tendo em vista a agilidade e a facilidade de obtenção de informações relacionadas ao âmbito da análise realizada
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-11-30T15:05:28Z
2016-11-30T15:05:28Z
2020-11-29T06:02:08Z
2020-11-29T06:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1778
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086
identifier_str_mv 1778
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sistemas de Informação - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415834495418368