Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Lukas Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17491
Resumo: O objetivo deste trabalho monográfico é demonstrar a utilização do design gráfico na elaboração de identidades visuais de marcas e sua importância para o meio publicitário. Para isso, utilizou-se como método de abordagem de pensamento, o dedutivo; de natureza, a qualitativa; e de pesquisa, o exploratório. O método de procedimento foi o monográfico, com a aplicação de técnicas de pesquisa bibliográficas, através do uso de livros, revistas publicitárias, artigos científicos, dados governamentais e de plataformas de exposição de trabalhos da área do design e da publicidade. Ainda, foi realizado um estudo de caso, na modalidade descritiva, no qual analisaram-se duas identidades visuais da marca Burger King, utilizadas nos anos de 1999 e 2020. Na presente monografia são apresentadas as raízes do design gráfico, bem como são apresentados conceitos importantes como os de direção de arte, branding, marca e de identidade visual. Os principais autores utilizados foram Healey (2009), Hollis (2006), Kimura (2021a/b), Kotler (1998), Lima (1996), Lupton (2008/2018), Meggs (2009), Strunck (2012), Villas-Boas (2007) e Wheller (2012). Verificou-se que para o meio publicitário é imprescindível que marcas invistam no desenvolvimento de uma identidade visual que representem seus valores, pois este é um dos meios pelo qual a empresa vai criar laços de identificação com seu público-alvo, transparecendo unidade entre seus ideais, produtos e serviços, o que só é possível através da utilização dos fundamentos do design gráfico, pois estes proporcionam os ajustes de posicionamentos, hierarquia, tamanhos e escolha de cores que transmitirão as sensações e valores da marca, de modo a atingir seu público-alvo.
id Ânima_11cbf3e3bec5e281f5bdc284b0c4f42e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17491
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.Design gráficoEstudo de casoIdentidade visualO objetivo deste trabalho monográfico é demonstrar a utilização do design gráfico na elaboração de identidades visuais de marcas e sua importância para o meio publicitário. Para isso, utilizou-se como método de abordagem de pensamento, o dedutivo; de natureza, a qualitativa; e de pesquisa, o exploratório. O método de procedimento foi o monográfico, com a aplicação de técnicas de pesquisa bibliográficas, através do uso de livros, revistas publicitárias, artigos científicos, dados governamentais e de plataformas de exposição de trabalhos da área do design e da publicidade. Ainda, foi realizado um estudo de caso, na modalidade descritiva, no qual analisaram-se duas identidades visuais da marca Burger King, utilizadas nos anos de 1999 e 2020. Na presente monografia são apresentadas as raízes do design gráfico, bem como são apresentados conceitos importantes como os de direção de arte, branding, marca e de identidade visual. Os principais autores utilizados foram Healey (2009), Hollis (2006), Kimura (2021a/b), Kotler (1998), Lima (1996), Lupton (2008/2018), Meggs (2009), Strunck (2012), Villas-Boas (2007) e Wheller (2012). Verificou-se que para o meio publicitário é imprescindível que marcas invistam no desenvolvimento de uma identidade visual que representem seus valores, pois este é um dos meios pelo qual a empresa vai criar laços de identificação com seu público-alvo, transparecendo unidade entre seus ideais, produtos e serviços, o que só é possível através da utilização dos fundamentos do design gráfico, pois estes proporcionam os ajustes de posicionamentos, hierarquia, tamanhos e escolha de cores que transmitirão as sensações e valores da marca, de modo a atingir seu público-alvo.Gambin, AlineCoelho, Lukas Carlos2021-10-02T09:49:14Z2021-10-02T09:49:14Z2021-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17491PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-10-08T09:08:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17491Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-10-08T09:08:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
title Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
spellingShingle Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
Coelho, Lukas Carlos
Design gráfico
Estudo de caso
Identidade visual
title_short Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
title_full Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
title_fullStr Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
title_full_unstemmed Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
title_sort Design gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.
author Coelho, Lukas Carlos
author_facet Coelho, Lukas Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gambin, Aline
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Lukas Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Estudo de caso
Identidade visual
topic Design gráfico
Estudo de caso
Identidade visual
description O objetivo deste trabalho monográfico é demonstrar a utilização do design gráfico na elaboração de identidades visuais de marcas e sua importância para o meio publicitário. Para isso, utilizou-se como método de abordagem de pensamento, o dedutivo; de natureza, a qualitativa; e de pesquisa, o exploratório. O método de procedimento foi o monográfico, com a aplicação de técnicas de pesquisa bibliográficas, através do uso de livros, revistas publicitárias, artigos científicos, dados governamentais e de plataformas de exposição de trabalhos da área do design e da publicidade. Ainda, foi realizado um estudo de caso, na modalidade descritiva, no qual analisaram-se duas identidades visuais da marca Burger King, utilizadas nos anos de 1999 e 2020. Na presente monografia são apresentadas as raízes do design gráfico, bem como são apresentados conceitos importantes como os de direção de arte, branding, marca e de identidade visual. Os principais autores utilizados foram Healey (2009), Hollis (2006), Kimura (2021a/b), Kotler (1998), Lima (1996), Lupton (2008/2018), Meggs (2009), Strunck (2012), Villas-Boas (2007) e Wheller (2012). Verificou-se que para o meio publicitário é imprescindível que marcas invistam no desenvolvimento de uma identidade visual que representem seus valores, pois este é um dos meios pelo qual a empresa vai criar laços de identificação com seu público-alvo, transparecendo unidade entre seus ideais, produtos e serviços, o que só é possível através da utilização dos fundamentos do design gráfico, pois estes proporcionam os ajustes de posicionamentos, hierarquia, tamanhos e escolha de cores que transmitirão as sensações e valores da marca, de modo a atingir seu público-alvo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-02T09:49:14Z
2021-10-02T09:49:14Z
2021-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17491
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415850743103488