Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Caroline Voltolini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396
Resumo: The present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002).
id Ânima_11f91b2265745e1030433dda53437c48
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3396
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACAImaginárioMito e simbolismoRepresentaçõesThe present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002).A presente pesquisa objetivou identificar e analisar, sob a perspectiva da teoria do imaginário, as estruturas mítico-simbólicas presentes no imaginário infatojuvenil de sete adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente – Ceaca, de Capivari de Baixo/SC. Para se alcançar o objetivo geral da pesquisa, utilizou-se a Culturanálise de Grupo postulada por José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) a fim de mapear a cultura latente do grupo, assim como o teste projetivo AT.9 de Durand, Y. (1987; 2005) para colher as representações e posteriormente relacioná-las com a teoria do imaginário proposta por Gilbert Durand (1982;1985; 1993; 1996; 2002; 2014), especialmente com os regimes de representação da imagem apresentados pelo referido autor. A partir do mapeamento da cultura latente do grupo foi possível verificar a maneira que este e seus integrantes organizam suas ações, como veem o mundo e se relacionam com ele. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que o imaginário infantojuvenil dos adolescentes que participaram da pesquisa é essencialmente caracterizado pela estrutura heroica, pois as representações por eles engendradas gravitam em torno da mencionada estrutura inerente ao Regime Diurno da teoria durandiana (2002).Moraes, Heloisa Juncklaus PreisFernandes, Ana Caroline Voltolini2019-05-27T13:50:18Z2020-11-26T21:37:35Z2019-05-27T13:50:18Z2020-11-26T21:37:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:56:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3396Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:56:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
title Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
spellingShingle Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
Fernandes, Ana Caroline Voltolini
Imaginário
Mito e simbolismo
Representações
title_short Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
title_full Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
title_fullStr Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
title_full_unstemmed Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
title_sort Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
author Fernandes, Ana Caroline Voltolini
author_facet Fernandes, Ana Caroline Voltolini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Caroline Voltolini
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Mito e simbolismo
Representações
topic Imaginário
Mito e simbolismo
Representações
description The present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27T13:50:18Z
2019-05-27T13:50:18Z
2019
2020-11-26T21:37:35Z
2020-11-26T21:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415802860929024