Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396 |
Resumo: | The present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002). |
id |
Ânima_11f91b2265745e1030433dda53437c48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3396 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACAImaginárioMito e simbolismoRepresentaçõesThe present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002).A presente pesquisa objetivou identificar e analisar, sob a perspectiva da teoria do imaginário, as estruturas mítico-simbólicas presentes no imaginário infatojuvenil de sete adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente – Ceaca, de Capivari de Baixo/SC. Para se alcançar o objetivo geral da pesquisa, utilizou-se a Culturanálise de Grupo postulada por José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) a fim de mapear a cultura latente do grupo, assim como o teste projetivo AT.9 de Durand, Y. (1987; 2005) para colher as representações e posteriormente relacioná-las com a teoria do imaginário proposta por Gilbert Durand (1982;1985; 1993; 1996; 2002; 2014), especialmente com os regimes de representação da imagem apresentados pelo referido autor. A partir do mapeamento da cultura latente do grupo foi possível verificar a maneira que este e seus integrantes organizam suas ações, como veem o mundo e se relacionam com ele. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que o imaginário infantojuvenil dos adolescentes que participaram da pesquisa é essencialmente caracterizado pela estrutura heroica, pois as representações por eles engendradas gravitam em torno da mencionada estrutura inerente ao Regime Diurno da teoria durandiana (2002).Moraes, Heloisa Juncklaus PreisFernandes, Ana Caroline Voltolini2019-05-27T13:50:18Z2020-11-26T21:37:35Z2019-05-27T13:50:18Z2020-11-26T21:37:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:56:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3396Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:56:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
title |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
spellingShingle |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA Fernandes, Ana Caroline Voltolini Imaginário Mito e simbolismo Representações |
title_short |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
title_full |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
title_fullStr |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
title_full_unstemmed |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
title_sort |
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de apoio à criança e ao adolescente – CEACA |
author |
Fernandes, Ana Caroline Voltolini |
author_facet |
Fernandes, Ana Caroline Voltolini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Caroline Voltolini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Mito e simbolismo Representações |
topic |
Imaginário Mito e simbolismo Representações |
description |
The present research aimed to identify and analyze, from the perspective of imaginary theory, the mythic-symbolic structures present in the infatexual imaginary of seven adolescents in risk situations attended by the Center for Support to Children and Adolescents - CEACA, Capivari de Baixo / SC. In order to achieve the general objective of the research, the Group Culture was postulated by José Carlos de Paula Carvalho (1989; 1992a) in order to map the group's latent culture, as well as Durand, Y.'s AT.9 projective test And Gilbert Durand (1982, 1985, 1993, 1996, 2002, 2014), especially with the image representation regimes presented by the author. From the mapping of the latent culture of the group it was possible to verify the way that this group and its members organize their actions, how they see the world and relate to it. In view of the results obtained, it was verified that the adolescents' imagery of the adolescents participating in the research is essentially characterized by the heroic structure, since the representations they have generated gravitate around the aforementioned structure inherent to the Daytime Regime of the Durandian theory (2002). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-27T13:50:18Z 2019-05-27T13:50:18Z 2019 2020-11-26T21:37:35Z 2020-11-26T21:37:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415802860929024 |