Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amábile Blasius da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28857
Resumo: Incontestável a relevância que o estudo a respeito da responsabilização penal dos criminosos portadores de psicopatia traz ao ordenamento jurídico e a sociedade como um todo, vez que este transtorno atinge não somente o indivíduo portador, mas problematicamente a sociedade, direta e indiretamente. O número de crimes cometidos por psicopatas cresce cotidianamente, de modo que a ineficácia da lei consequentemente resulte na reincidência destes psicopatas, que progride proporcionalmente às estatísticas do primeiro delito cometido. Neste cenário, a comunidade encontra-se à mercê dos atos infracionais que estes venham a cometer, sem qualquer expectativa de estarem realmente protegidos e seguros. Diante destas adversidades, sonda-se a seguinte questão: a responsabilidade penal do psicopata frente ao ordenamento jurídico brasileiro alcança a finalidade esperada por meio das penalidades e medidas de segurança estabelecidas? Objetivando elucidar esta indagação, utiliza-se o método de estudo dedutivo, abordagem qualitativa e metodologia bibliográfica. Através de detalhada análise sobre o tema em legislações brasileiras, doutrinas e artigos, conceitua-se a psicopata, compreendem-se suas particularidades e o diagnóstico utilizado para identificá-la. Demonstram-se as formas de cumprimento de pena e as opções de medidas de segurança, bem como os motivos afastadores da medida de segurança em determinados casos. Ao fim, analisam-se os traços aparentes em crimes brasileiros cometidos por psicopatas. Observados todos estes elementos, conclui-se que o propósito das penas e sanções aplicadas ao indivíduo portador de psicopatia não é alcançado, vez que a responsabilização que lhe é atribuída não alcança a ressocialização do psicopata. Dentre as discussões no tocante ao tema, visa-se contribuir positivamente para que operadores e estudiosos do direito possam, eventualmente, descobrir novas linhas de raciocínio acerca da responsabilidade penal dos psicopatas no ordenamento jurídico brasileiro.
id Ânima_1290e5b31a9551790bb3e5f650f782a4
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28857
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.Psicopatia. Crimes. Sociedade. Responsabilidade. Penal.Incontestável a relevância que o estudo a respeito da responsabilização penal dos criminosos portadores de psicopatia traz ao ordenamento jurídico e a sociedade como um todo, vez que este transtorno atinge não somente o indivíduo portador, mas problematicamente a sociedade, direta e indiretamente. O número de crimes cometidos por psicopatas cresce cotidianamente, de modo que a ineficácia da lei consequentemente resulte na reincidência destes psicopatas, que progride proporcionalmente às estatísticas do primeiro delito cometido. Neste cenário, a comunidade encontra-se à mercê dos atos infracionais que estes venham a cometer, sem qualquer expectativa de estarem realmente protegidos e seguros. Diante destas adversidades, sonda-se a seguinte questão: a responsabilidade penal do psicopata frente ao ordenamento jurídico brasileiro alcança a finalidade esperada por meio das penalidades e medidas de segurança estabelecidas? Objetivando elucidar esta indagação, utiliza-se o método de estudo dedutivo, abordagem qualitativa e metodologia bibliográfica. Através de detalhada análise sobre o tema em legislações brasileiras, doutrinas e artigos, conceitua-se a psicopata, compreendem-se suas particularidades e o diagnóstico utilizado para identificá-la. Demonstram-se as formas de cumprimento de pena e as opções de medidas de segurança, bem como os motivos afastadores da medida de segurança em determinados casos. Ao fim, analisam-se os traços aparentes em crimes brasileiros cometidos por psicopatas. Observados todos estes elementos, conclui-se que o propósito das penas e sanções aplicadas ao indivíduo portador de psicopatia não é alcançado, vez que a responsabilização que lhe é atribuída não alcança a ressocialização do psicopata. Dentre as discussões no tocante ao tema, visa-se contribuir positivamente para que operadores e estudiosos do direito possam, eventualmente, descobrir novas linhas de raciocínio acerca da responsabilidade penal dos psicopatas no ordenamento jurídico brasileiro.Janaina Carvalho de SouzaAmábile Blasius da Silva2022-12-14T14:26:51Z2022-12-14T14:26:51Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28857PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-14T14:26:53Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28857Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-14T14:26:53Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
title Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
spellingShingle Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
Amábile Blasius da Silva
Psicopatia. Crimes. Sociedade. Responsabilidade. Penal.
title_short Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
title_full Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
title_fullStr Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
title_full_unstemmed Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
title_sort Entendimentos sobre a responsabilidade penal do psicopata no ordenamento jurídico brasileiro.
author Amábile Blasius da Silva
author_facet Amábile Blasius da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janaina Carvalho de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Amábile Blasius da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopatia. Crimes. Sociedade. Responsabilidade. Penal.
topic Psicopatia. Crimes. Sociedade. Responsabilidade. Penal.
description Incontestável a relevância que o estudo a respeito da responsabilização penal dos criminosos portadores de psicopatia traz ao ordenamento jurídico e a sociedade como um todo, vez que este transtorno atinge não somente o indivíduo portador, mas problematicamente a sociedade, direta e indiretamente. O número de crimes cometidos por psicopatas cresce cotidianamente, de modo que a ineficácia da lei consequentemente resulte na reincidência destes psicopatas, que progride proporcionalmente às estatísticas do primeiro delito cometido. Neste cenário, a comunidade encontra-se à mercê dos atos infracionais que estes venham a cometer, sem qualquer expectativa de estarem realmente protegidos e seguros. Diante destas adversidades, sonda-se a seguinte questão: a responsabilidade penal do psicopata frente ao ordenamento jurídico brasileiro alcança a finalidade esperada por meio das penalidades e medidas de segurança estabelecidas? Objetivando elucidar esta indagação, utiliza-se o método de estudo dedutivo, abordagem qualitativa e metodologia bibliográfica. Através de detalhada análise sobre o tema em legislações brasileiras, doutrinas e artigos, conceitua-se a psicopata, compreendem-se suas particularidades e o diagnóstico utilizado para identificá-la. Demonstram-se as formas de cumprimento de pena e as opções de medidas de segurança, bem como os motivos afastadores da medida de segurança em determinados casos. Ao fim, analisam-se os traços aparentes em crimes brasileiros cometidos por psicopatas. Observados todos estes elementos, conclui-se que o propósito das penas e sanções aplicadas ao indivíduo portador de psicopatia não é alcançado, vez que a responsabilização que lhe é atribuída não alcança a ressocialização do psicopata. Dentre as discussões no tocante ao tema, visa-se contribuir positivamente para que operadores e estudiosos do direito possam, eventualmente, descobrir novas linhas de raciocínio acerca da responsabilidade penal dos psicopatas no ordenamento jurídico brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T14:26:51Z
2022-12-14T14:26:51Z
2022-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28857
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415824778264576