Questões do gênero nas negociações empresariais internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Sheila Borges
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10879
Resumo: Com a evolução cada vez mais acelerada da globalização, os países, e consequentemente as empresas, vêm se integrando na mesma velocidade, de forma a aumentarem suas relações internacionais e o intercâmbio de informações. Porém, o ponto mais importante desse relacionamento é a cultura do país com o qual se está negociando e é considerada importante pelo simples fato de que seu desconhecimento pode levar a perder tudo. O presente trabalho tem por objetivo geral mostrar como se manifestam as questões do gênero nas negociações empresariais internacionais. Foi analisada a cultura de cada região do globo como: Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Norte, América Latina, Oriente Médio, África do Norte, Ásia e Orla do Pacífico e África ao sul do Saara. Como a mulher é vista por esses países na mesa de negócios, como ela é tratada e se isso interfere no resultado final da negociação. A diversidade cultural é muito grande dentro do nosso próprio país, imagina aoampliarmos isto em nível mundial, por este fato, não se deve nunca deixar de estudar a cultura do país com o qual vai se negociar. Assim como os hábitos, costumes e culturas que permeiam todas as negociações internacionais funcionam como fatores capazes de facilitar ou dificultar os bons resultados. Os resultados mostram que a cultura de um país é um fator determinante no processo de negociações internacionais e assim, tornasefundamental o seu conhecimento de maneira clara por parte dos negociadores, para obter melhores resultados nas negociações e não se indispor com o país anfitrião. O estudo mostrou que a mulher em alguns países é aceita na mesa de negociação e em outros não. A pesquisa foi desenvolvida através do método qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica
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