Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do crescimento de uma empresa que se tornou global, no âmbito das Relações Internacionais, sob o enfoque da Gestão dos Negócios Internacionais. Com base nos grandes pensadores da economia política, Smith e Ricardo, será explicado os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, políticos, comércio internacional, vantagens comparativas e competitivas, liberalização comercial, internacionalização da economia. Após a contextualização teórica do tema da economia internacional, serão abordados a globalização da economia e a internacionalização dos negócios e suas contribuições para a questão do investimento de uma empresa em mercados internacionais. Apresentada pela metodologia com rigor conceitual esta pesquisa discorrerá sobre as mais relevantes contribuições da administração para as relações internacionais para empresas transnacionais. Por fim será apresentada, sob enfoque analítico, a posição da empresa quanto às técnicas e metodologias de gestão empresarial na esfera internacional. A relevância dessa pesquisa não se dá, somente, por identificar o desafio de uma empresa se tornar global, mas também em detectar os principais desafios para que o sucesso seja alcançado e que o ciclo de sua produção seja prospectivo. |
id |
CEUB_b9108194c5f165396d63b8479ee215b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9418 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Rigitano, Vivian SamprognaValle, Marcelo Gonçalves do2016-11-21T18:48:30Z2016-11-21T18:48:30Z20042004RIGITANO, Vivian Samprogna. Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks. 2004. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do crescimento de uma empresa que se tornou global, no âmbito das Relações Internacionais, sob o enfoque da Gestão dos Negócios Internacionais. Com base nos grandes pensadores da economia política, Smith e Ricardo, será explicado os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, políticos, comércio internacional, vantagens comparativas e competitivas, liberalização comercial, internacionalização da economia. Após a contextualização teórica do tema da economia internacional, serão abordados a globalização da economia e a internacionalização dos negócios e suas contribuições para a questão do investimento de uma empresa em mercados internacionais. Apresentada pela metodologia com rigor conceitual esta pesquisa discorrerá sobre as mais relevantes contribuições da administração para as relações internacionais para empresas transnacionais. Por fim será apresentada, sob enfoque analítico, a posição da empresa quanto às técnicas e metodologias de gestão empresarial na esfera internacional. A relevância dessa pesquisa não se dá, somente, por identificar o desafio de uma empresa se tornar global, mas também em detectar os principais desafios para que o sucesso seja alcançado e que o ciclo de sua produção seja prospectivo.Submitted by Carine Fagundes (carine.fagundes@uniceub.br) on 2016-11-21T18:44:04Z No. of bitstreams: 1 20065710.pdf: 553399 bytes, checksum: 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-21T18:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20065710.pdf: 553399 bytes, checksum: 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-21T18:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20065710.pdf: 553399 bytes, checksum: 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd (MD5) Previous issue date: 2016-11-21Planejamento estratégico internacionalEmpresa transnacionalGestão de negócios internacionaisRelações internacionaisRelações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20065710.pdf20065710.pdfapplication/pdf553399https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/1/20065710.pdf638e42edaa9bdac20f782570db30edcdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20065710.pdf.txt20065710.pdf.txtExtracted texttext/plain119359https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/3/20065710.pdf.txt62985b89575bcbb8a8887922575750ccMD53235/94182019-04-09 13:51:09.793oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-09T13:51:09Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
title |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
spellingShingle |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks Rigitano, Vivian Samprogna Planejamento estratégico internacional Empresa transnacional Gestão de negócios internacionais Relações internacionais |
title_short |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
title_full |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
title_fullStr |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
title_full_unstemmed |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
title_sort |
Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks |
author |
Rigitano, Vivian Samprogna |
author_facet |
Rigitano, Vivian Samprogna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigitano, Vivian Samprogna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valle, Marcelo Gonçalves do |
contributor_str_mv |
Valle, Marcelo Gonçalves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico internacional Empresa transnacional Gestão de negócios internacionais Relações internacionais |
topic |
Planejamento estratégico internacional Empresa transnacional Gestão de negócios internacionais Relações internacionais |
description |
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do crescimento de uma empresa que se tornou global, no âmbito das Relações Internacionais, sob o enfoque da Gestão dos Negócios Internacionais. Com base nos grandes pensadores da economia política, Smith e Ricardo, será explicado os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, políticos, comércio internacional, vantagens comparativas e competitivas, liberalização comercial, internacionalização da economia. Após a contextualização teórica do tema da economia internacional, serão abordados a globalização da economia e a internacionalização dos negócios e suas contribuições para a questão do investimento de uma empresa em mercados internacionais. Apresentada pela metodologia com rigor conceitual esta pesquisa discorrerá sobre as mais relevantes contribuições da administração para as relações internacionais para empresas transnacionais. Por fim será apresentada, sob enfoque analítico, a posição da empresa quanto às técnicas e metodologias de gestão empresarial na esfera internacional. A relevância dessa pesquisa não se dá, somente, por identificar o desafio de uma empresa se tornar global, mas também em detectar os principais desafios para que o sucesso seja alcançado e que o ciclo de sua produção seja prospectivo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-21T18:48:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-21T18:48:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIGITANO, Vivian Samprogna. Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks. 2004. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418 |
identifier_str_mv |
RIGITANO, Vivian Samprogna. Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks. 2004. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/1/20065710.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/3/20065710.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
638e42edaa9bdac20f782570db30edcd 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 62985b89575bcbb8a8887922575750cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801209489924292608 |