Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigitano, Vivian Samprogna
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do crescimento de uma empresa que se tornou global, no âmbito das Relações Internacionais, sob o enfoque da Gestão dos Negócios Internacionais. Com base nos grandes pensadores da economia política, Smith e Ricardo, será explicado os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, políticos, comércio internacional, vantagens comparativas e competitivas, liberalização comercial, internacionalização da economia. Após a contextualização teórica do tema da economia internacional, serão abordados a globalização da economia e a internacionalização dos negócios e suas contribuições para a questão do investimento de uma empresa em mercados internacionais. Apresentada pela metodologia com rigor conceitual esta pesquisa discorrerá sobre as mais relevantes contribuições da administração para as relações internacionais para empresas transnacionais. Por fim será apresentada, sob enfoque analítico, a posição da empresa quanto às técnicas e metodologias de gestão empresarial na esfera internacional. A relevância dessa pesquisa não se dá, somente, por identificar o desafio de uma empresa se tornar global, mas também em detectar os principais desafios para que o sucesso seja alcançado e que o ciclo de sua produção seja prospectivo.
id CEUB_b9108194c5f165396d63b8479ee215b8
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9418
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Rigitano, Vivian SamprognaValle, Marcelo Gonçalves do2016-11-21T18:48:30Z2016-11-21T18:48:30Z20042004RIGITANO, Vivian Samprogna. Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks. 2004. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do crescimento de uma empresa que se tornou global, no âmbito das Relações Internacionais, sob o enfoque da Gestão dos Negócios Internacionais. Com base nos grandes pensadores da economia política, Smith e Ricardo, será explicado os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, políticos, comércio internacional, vantagens comparativas e competitivas, liberalização comercial, internacionalização da economia. Após a contextualização teórica do tema da economia internacional, serão abordados a globalização da economia e a internacionalização dos negócios e suas contribuições para a questão do investimento de uma empresa em mercados internacionais. Apresentada pela metodologia com rigor conceitual esta pesquisa discorrerá sobre as mais relevantes contribuições da administração para as relações internacionais para empresas transnacionais. Por fim será apresentada, sob enfoque analítico, a posição da empresa quanto às técnicas e metodologias de gestão empresarial na esfera internacional. A relevância dessa pesquisa não se dá, somente, por identificar o desafio de uma empresa se tornar global, mas também em detectar os principais desafios para que o sucesso seja alcançado e que o ciclo de sua produção seja prospectivo.Submitted by Carine Fagundes (carine.fagundes@uniceub.br) on 2016-11-21T18:44:04Z No. of bitstreams: 1 20065710.pdf: 553399 bytes, checksum: 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-21T18:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20065710.pdf: 553399 bytes, checksum: 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-21T18:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20065710.pdf: 553399 bytes, checksum: 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd (MD5) Previous issue date: 2016-11-21Planejamento estratégico internacionalEmpresa transnacionalGestão de negócios internacionaisRelações internacionaisRelações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20065710.pdf20065710.pdfapplication/pdf553399https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/1/20065710.pdf638e42edaa9bdac20f782570db30edcdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20065710.pdf.txt20065710.pdf.txtExtracted texttext/plain119359https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/3/20065710.pdf.txt62985b89575bcbb8a8887922575750ccMD53235/94182019-04-09 13:51:09.793oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-09T13:51:09Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
title Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
spellingShingle Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
Rigitano, Vivian Samprogna
Planejamento estratégico internacional
Empresa transnacional
Gestão de negócios internacionais
Relações internacionais
title_short Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
title_full Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
title_fullStr Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
title_full_unstemmed Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
title_sort Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks
author Rigitano, Vivian Samprogna
author_facet Rigitano, Vivian Samprogna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigitano, Vivian Samprogna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Marcelo Gonçalves do
contributor_str_mv Valle, Marcelo Gonçalves do
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico internacional
Empresa transnacional
Gestão de negócios internacionais
Relações internacionais
topic Planejamento estratégico internacional
Empresa transnacional
Gestão de negócios internacionais
Relações internacionais
description Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do crescimento de uma empresa que se tornou global, no âmbito das Relações Internacionais, sob o enfoque da Gestão dos Negócios Internacionais. Com base nos grandes pensadores da economia política, Smith e Ricardo, será explicado os principais conceitos que nos permitem entender o mundo atual: incerteza, escassez, utilidade, produtividade, eficiência, preferências individuais, ação coletiva, bens públicos, grupos de mercado, políticos, comércio internacional, vantagens comparativas e competitivas, liberalização comercial, internacionalização da economia. Após a contextualização teórica do tema da economia internacional, serão abordados a globalização da economia e a internacionalização dos negócios e suas contribuições para a questão do investimento de uma empresa em mercados internacionais. Apresentada pela metodologia com rigor conceitual esta pesquisa discorrerá sobre as mais relevantes contribuições da administração para as relações internacionais para empresas transnacionais. Por fim será apresentada, sob enfoque analítico, a posição da empresa quanto às técnicas e metodologias de gestão empresarial na esfera internacional. A relevância dessa pesquisa não se dá, somente, por identificar o desafio de uma empresa se tornar global, mas também em detectar os principais desafios para que o sucesso seja alcançado e que o ciclo de sua produção seja prospectivo.
publishDate 2004
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-21T18:48:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-21T18:48:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIGITANO, Vivian Samprogna. Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks. 2004. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418
identifier_str_mv RIGITANO, Vivian Samprogna. Relações internacionais e empresas transnacionais: o caso Starbucks. 2004. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/1/20065710.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9418/3/20065710.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 638e42edaa9bdac20f782570db30edcd
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
62985b89575bcbb8a8887922575750cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209489924292608