A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffer, Laura de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19404
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a prática da devolução de crianças e adolescentes após o trânsito em julgado da sentença constitutiva de adoção, através da Doutrina da Proteção integral. Para isso, será utilizado o método dedutivo de natureza qualitativa. Serão utilizados como objeto de pesquisa livros, artigos, trabalhos acadêmicos, legislação e jurisprudência. Será abordada a Doutrina da Proteção Integral, a adoção de crianças e adolescentes e seus procedimentos e por fim, a devolução de crianças e adolescentes adotados. Diante do estudo contemplado no presente trabalho, foi concluído que a adoção é instituto mutante, conforme as necessidades e avanços da sociedade. A inclusão de crianças e adolescentes em uma nova família deve ocorrer com cautela e proteção. Para isso, a Constituição da República Federativa do Brasil, assim como a legislação infraconstitucional é clara ao adotar a Doutrina da Proteção Integral, segundo a qual determina o protagonismo do adotado, e que todos os procedimentos ocorram para seu melhor interesse. Conclui-se também que a devolução de crianças e adolescentes adotados é multifatorial. Contudo, há sintonia na doutrina e jurisprudência em afirmar a culpabilização do adotado por parte dos adotantes. Foi igualmente observado que a devolução acarreta a perda do poder familiar, assim como o dever de indenizar, moral e materialmente.
id Ânima_168640e6eb7f17e78b293467c0287076
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19404
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção IntegralAdoçãoDevoluçãoDoutrina da Proteção IntegralCriançaAdolescenteO presente trabalho tem como objetivo estudar a prática da devolução de crianças e adolescentes após o trânsito em julgado da sentença constitutiva de adoção, através da Doutrina da Proteção integral. Para isso, será utilizado o método dedutivo de natureza qualitativa. Serão utilizados como objeto de pesquisa livros, artigos, trabalhos acadêmicos, legislação e jurisprudência. Será abordada a Doutrina da Proteção Integral, a adoção de crianças e adolescentes e seus procedimentos e por fim, a devolução de crianças e adolescentes adotados. Diante do estudo contemplado no presente trabalho, foi concluído que a adoção é instituto mutante, conforme as necessidades e avanços da sociedade. A inclusão de crianças e adolescentes em uma nova família deve ocorrer com cautela e proteção. Para isso, a Constituição da República Federativa do Brasil, assim como a legislação infraconstitucional é clara ao adotar a Doutrina da Proteção Integral, segundo a qual determina o protagonismo do adotado, e que todos os procedimentos ocorram para seu melhor interesse. Conclui-se também que a devolução de crianças e adolescentes adotados é multifatorial. Contudo, há sintonia na doutrina e jurisprudência em afirmar a culpabilização do adotado por parte dos adotantes. Foi igualmente observado que a devolução acarreta a perda do poder familiar, assim como o dever de indenizar, moral e materialmente.Santos, Danielle Espezim dosScheffer, Laura de Lima2021-12-16T17:37:54Z2021-12-16T17:37:54Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19404Florianópolisporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-16T17:37:55Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19404Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T17:37:55Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
title A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
spellingShingle A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
Scheffer, Laura de Lima
Adoção
Devolução
Doutrina da Proteção Integral
Criança
Adolescente
title_short A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
title_full A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
title_fullStr A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
title_full_unstemmed A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
title_sort A devolução de crianças e adolescentes adotados à luz da Proteção Integral
author Scheffer, Laura de Lima
author_facet Scheffer, Laura de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle Espezim dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffer, Laura de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção
Devolução
Doutrina da Proteção Integral
Criança
Adolescente
topic Adoção
Devolução
Doutrina da Proteção Integral
Criança
Adolescente
description O presente trabalho tem como objetivo estudar a prática da devolução de crianças e adolescentes após o trânsito em julgado da sentença constitutiva de adoção, através da Doutrina da Proteção integral. Para isso, será utilizado o método dedutivo de natureza qualitativa. Serão utilizados como objeto de pesquisa livros, artigos, trabalhos acadêmicos, legislação e jurisprudência. Será abordada a Doutrina da Proteção Integral, a adoção de crianças e adolescentes e seus procedimentos e por fim, a devolução de crianças e adolescentes adotados. Diante do estudo contemplado no presente trabalho, foi concluído que a adoção é instituto mutante, conforme as necessidades e avanços da sociedade. A inclusão de crianças e adolescentes em uma nova família deve ocorrer com cautela e proteção. Para isso, a Constituição da República Federativa do Brasil, assim como a legislação infraconstitucional é clara ao adotar a Doutrina da Proteção Integral, segundo a qual determina o protagonismo do adotado, e que todos os procedimentos ocorram para seu melhor interesse. Conclui-se também que a devolução de crianças e adolescentes adotados é multifatorial. Contudo, há sintonia na doutrina e jurisprudência em afirmar a culpabilização do adotado por parte dos adotantes. Foi igualmente observado que a devolução acarreta a perda do poder familiar, assim como o dever de indenizar, moral e materialmente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T17:37:54Z
2021-12-16T17:37:54Z
2021-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19404
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415855560261632