Centro de apoio educacional para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique de Aquino, Igor
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648
Resumo: A análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível.
id Ânima_19629c27bfdf94a717a396609443a32a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23648
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Centro de apoio educacional para deficientes visuaisEDUCATIONAL SUPPORT CENTER FOR THE VISUALLY IMPAIREDDeficiência visualDesenvolvimento intelectualA análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível.Papini Horta, FlaviaHenrique de Aquino, Igor2022-06-29T21:25:06Z2022-06-29T21:25:06Z2022-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648Belo HorizonteAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-09T17:58:17Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23648Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-09T17:58:17Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centro de apoio educacional para deficientes visuais
EDUCATIONAL SUPPORT CENTER FOR THE VISUALLY IMPAIRED
title Centro de apoio educacional para deficientes visuais
spellingShingle Centro de apoio educacional para deficientes visuais
Henrique de Aquino, Igor
Deficiência visual
Desenvolvimento intelectual
title_short Centro de apoio educacional para deficientes visuais
title_full Centro de apoio educacional para deficientes visuais
title_fullStr Centro de apoio educacional para deficientes visuais
title_full_unstemmed Centro de apoio educacional para deficientes visuais
title_sort Centro de apoio educacional para deficientes visuais
author Henrique de Aquino, Igor
author_facet Henrique de Aquino, Igor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Papini Horta, Flavia
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique de Aquino, Igor
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Desenvolvimento intelectual
topic Deficiência visual
Desenvolvimento intelectual
description A análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29T21:25:06Z
2022-06-29T21:25:06Z
2022-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415840730251264