Centro de apoio educacional para deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648 |
Resumo: | A análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível. |
id |
Ânima_19629c27bfdf94a717a396609443a32a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23648 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Centro de apoio educacional para deficientes visuaisEDUCATIONAL SUPPORT CENTER FOR THE VISUALLY IMPAIREDDeficiência visualDesenvolvimento intelectualA análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível.Papini Horta, FlaviaHenrique de Aquino, Igor2022-06-29T21:25:06Z2022-06-29T21:25:06Z2022-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648Belo HorizonteAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-09T17:58:17Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23648Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-09T17:58:17Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais EDUCATIONAL SUPPORT CENTER FOR THE VISUALLY IMPAIRED |
title |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais |
spellingShingle |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais Henrique de Aquino, Igor Deficiência visual Desenvolvimento intelectual |
title_short |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais |
title_full |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais |
title_fullStr |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais |
title_sort |
Centro de apoio educacional para deficientes visuais |
author |
Henrique de Aquino, Igor |
author_facet |
Henrique de Aquino, Igor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Papini Horta, Flavia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique de Aquino, Igor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Desenvolvimento intelectual |
topic |
Deficiência visual Desenvolvimento intelectual |
description |
A análise em questão visa compreender como projetar um espaço que atenda as pessoas com deficiência visual e que também diminua o déficit de instituições para cegos em Belo Horizonte, que atualmente possui uma única instituição capacitada que atende 400 alunos por mes1. Em Belo Horizonte a grande quantidade de pessoas com este tipo de deficiência mostra o quanto se faz necessário criar mais instituições de ensino e capacitação. Ao longo do trabalho, foram apresentadas informações sobre acessibilidade e educação inclusiva, visando projetar um ambiente de ensino destinado a pessoas com deficiência visual, levando em consideração as suas especificidades sensoriais, as habilidades dessas pessoas, a maneira como a sua formação lhes é proporcionada, o espaço escolar que contribua para o desenvolvimento intelectual e também mostrar como a arquitetura, a pesar de ser considerada basicamente visual, pode influenciar de uma boa maneira na vida de indivíduos que apresentam cegueira. A escolha do terreno levou em consideração, principalmente, a localização por estar situado na região central de Belo Horizonte, onde tem fácil acesso, a dimensão e a topografia – que para implantação de um Centro Educacional para Deficientes Visuais deveria ser o mais plana possível. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29T21:25:06Z 2022-06-29T21:25:06Z 2022-06-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415840730251264 |