Batendo a meta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar a existência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional de vendedores de Shopping Centers. Investiga-se se sujeitos que apresentam significativa resiliência tendem a alcançar as metas propostas pela loja, haja vista que a resiliência pode favorecer o enfrentamento de situações instáveis e competitivas, que se apresentam cada vez mais frequentes nas organizações contemporâneas. Entende-se resiliência como a habilidade de superar adversidades de forma positiva, sem sucumbir diante delas; trata-se de um estado: a pessoa está ou não resiliente em certos momentos de vida. Quanto ao método, a investigação é descritiva, sendo delineada como um levantamento. Para mensurar a resiliência utilizou-se o Questionário do Coeficiente de Resiliência; para verificar o desempenho profissional, identificou-se se os sujeitos da pesquisa haviam alcançado a meta nos últimos trinta dias. Foi aplicado, também, um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa. Participaram do estudo 49 vendedores de determinada organização do ramo varejista calçadista, presentes em três Shopping Centers. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e foi empregado o uso do teste estatístico qui-quadrado (?²) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Por meio deste teste pode-se concluir que os dados não mostraram evidência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional nos vendedores investigados. Destaca-se que outra variáveis estudadas, como idade e desempenho profissional, apresentaram associação; ou seja, o vendedor que atinge a meta tende a possuir idade acima de 25 anos. O estudo sugere reflexões acerca da resiliência no contexto organizacional, discutindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da mesma, sobretudo no que se refere à relação das variáveis macro, meso e micro-organizacionais com o desempenho profissional de vendedores de Shopping Center |
id |
Ânima_19b9e1b1feeac347a2a2796718c3b4ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10353 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Batendo a metaVendedores - Aspectos psicológicosTrabalho - Aspectos psicológicosVendas - Aspectos psicológicosComércio varejista - Aspectos psicológicosEste estudo teve como objetivo verificar a existência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional de vendedores de Shopping Centers. Investiga-se se sujeitos que apresentam significativa resiliência tendem a alcançar as metas propostas pela loja, haja vista que a resiliência pode favorecer o enfrentamento de situações instáveis e competitivas, que se apresentam cada vez mais frequentes nas organizações contemporâneas. Entende-se resiliência como a habilidade de superar adversidades de forma positiva, sem sucumbir diante delas; trata-se de um estado: a pessoa está ou não resiliente em certos momentos de vida. Quanto ao método, a investigação é descritiva, sendo delineada como um levantamento. Para mensurar a resiliência utilizou-se o Questionário do Coeficiente de Resiliência; para verificar o desempenho profissional, identificou-se se os sujeitos da pesquisa haviam alcançado a meta nos últimos trinta dias. Foi aplicado, também, um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa. Participaram do estudo 49 vendedores de determinada organização do ramo varejista calçadista, presentes em três Shopping Centers. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e foi empregado o uso do teste estatístico qui-quadrado (?²) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Por meio deste teste pode-se concluir que os dados não mostraram evidência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional nos vendedores investigados. Destaca-se que outra variáveis estudadas, como idade e desempenho profissional, apresentaram associação; ou seja, o vendedor que atinge a meta tende a possuir idade acima de 25 anos. O estudo sugere reflexões acerca da resiliência no contexto organizacional, discutindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da mesma, sobretudo no que se refere à relação das variáveis macro, meso e micro-organizacionais com o desempenho profissional de vendedores de Shopping CenterLuna, Iúri NovaesGarcia, Bárbara Torelly2016-11-30T15:03:48Z2020-11-29T04:27:33Z2016-11-30T15:03:48Z2020-11-29T04:27:33Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf985https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:07:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10353Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:07:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Batendo a meta |
title |
Batendo a meta |
spellingShingle |
Batendo a meta Garcia, Bárbara Torelly Vendedores - Aspectos psicológicos Trabalho - Aspectos psicológicos Vendas - Aspectos psicológicos Comércio varejista - Aspectos psicológicos |
title_short |
Batendo a meta |
title_full |
Batendo a meta |
title_fullStr |
Batendo a meta |
title_full_unstemmed |
Batendo a meta |
title_sort |
Batendo a meta |
author |
Garcia, Bárbara Torelly |
author_facet |
Garcia, Bárbara Torelly |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luna, Iúri Novaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Bárbara Torelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vendedores - Aspectos psicológicos Trabalho - Aspectos psicológicos Vendas - Aspectos psicológicos Comércio varejista - Aspectos psicológicos |
topic |
Vendedores - Aspectos psicológicos Trabalho - Aspectos psicológicos Vendas - Aspectos psicológicos Comércio varejista - Aspectos psicológicos |
description |
Este estudo teve como objetivo verificar a existência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional de vendedores de Shopping Centers. Investiga-se se sujeitos que apresentam significativa resiliência tendem a alcançar as metas propostas pela loja, haja vista que a resiliência pode favorecer o enfrentamento de situações instáveis e competitivas, que se apresentam cada vez mais frequentes nas organizações contemporâneas. Entende-se resiliência como a habilidade de superar adversidades de forma positiva, sem sucumbir diante delas; trata-se de um estado: a pessoa está ou não resiliente em certos momentos de vida. Quanto ao método, a investigação é descritiva, sendo delineada como um levantamento. Para mensurar a resiliência utilizou-se o Questionário do Coeficiente de Resiliência; para verificar o desempenho profissional, identificou-se se os sujeitos da pesquisa haviam alcançado a meta nos últimos trinta dias. Foi aplicado, também, um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa. Participaram do estudo 49 vendedores de determinada organização do ramo varejista calçadista, presentes em três Shopping Centers. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e foi empregado o uso do teste estatístico qui-quadrado (?²) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Por meio deste teste pode-se concluir que os dados não mostraram evidência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional nos vendedores investigados. Destaca-se que outra variáveis estudadas, como idade e desempenho profissional, apresentaram associação; ou seja, o vendedor que atinge a meta tende a possuir idade acima de 25 anos. O estudo sugere reflexões acerca da resiliência no contexto organizacional, discutindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da mesma, sobretudo no que se refere à relação das variáveis macro, meso e micro-organizacionais com o desempenho profissional de vendedores de Shopping Center |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-11-30T15:03:48Z 2016-11-30T15:03:48Z 2020-11-29T04:27:33Z 2020-11-29T04:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
985 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353 |
identifier_str_mv |
985 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415817185525760 |