Batendo a meta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Bárbara Torelly
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a existência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional de vendedores de Shopping Centers. Investiga-se se sujeitos que apresentam significativa resiliência tendem a alcançar as metas propostas pela loja, haja vista que a resiliência pode favorecer o enfrentamento de situações instáveis e competitivas, que se apresentam cada vez mais frequentes nas organizações contemporâneas. Entende-se resiliência como a habilidade de superar adversidades de forma positiva, sem sucumbir diante delas; trata-se de um estado: a pessoa está ou não resiliente em certos momentos de vida. Quanto ao método, a investigação é descritiva, sendo delineada como um levantamento. Para mensurar a resiliência utilizou-se o Questionário do Coeficiente de Resiliência; para verificar o desempenho profissional, identificou-se se os sujeitos da pesquisa haviam alcançado a meta nos últimos trinta dias. Foi aplicado, também, um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa. Participaram do estudo 49 vendedores de determinada organização do ramo varejista calçadista, presentes em três Shopping Centers. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e foi empregado o uso do teste estatístico qui-quadrado (?²) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Por meio deste teste pode-se concluir que os dados não mostraram evidência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional nos vendedores investigados. Destaca-se que outra variáveis estudadas, como idade e desempenho profissional, apresentaram associação; ou seja, o vendedor que atinge a meta tende a possuir idade acima de 25 anos. O estudo sugere reflexões acerca da resiliência no contexto organizacional, discutindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da mesma, sobretudo no que se refere à relação das variáveis macro, meso e micro-organizacionais com o desempenho profissional de vendedores de Shopping Center
id Ânima_19b9e1b1feeac347a2a2796718c3b4ef
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10353
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Batendo a metaVendedores - Aspectos psicológicosTrabalho - Aspectos psicológicosVendas - Aspectos psicológicosComércio varejista - Aspectos psicológicosEste estudo teve como objetivo verificar a existência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional de vendedores de Shopping Centers. Investiga-se se sujeitos que apresentam significativa resiliência tendem a alcançar as metas propostas pela loja, haja vista que a resiliência pode favorecer o enfrentamento de situações instáveis e competitivas, que se apresentam cada vez mais frequentes nas organizações contemporâneas. Entende-se resiliência como a habilidade de superar adversidades de forma positiva, sem sucumbir diante delas; trata-se de um estado: a pessoa está ou não resiliente em certos momentos de vida. Quanto ao método, a investigação é descritiva, sendo delineada como um levantamento. Para mensurar a resiliência utilizou-se o Questionário do Coeficiente de Resiliência; para verificar o desempenho profissional, identificou-se se os sujeitos da pesquisa haviam alcançado a meta nos últimos trinta dias. Foi aplicado, também, um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa. Participaram do estudo 49 vendedores de determinada organização do ramo varejista calçadista, presentes em três Shopping Centers. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e foi empregado o uso do teste estatístico qui-quadrado (?²) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Por meio deste teste pode-se concluir que os dados não mostraram evidência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional nos vendedores investigados. Destaca-se que outra variáveis estudadas, como idade e desempenho profissional, apresentaram associação; ou seja, o vendedor que atinge a meta tende a possuir idade acima de 25 anos. O estudo sugere reflexões acerca da resiliência no contexto organizacional, discutindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da mesma, sobretudo no que se refere à relação das variáveis macro, meso e micro-organizacionais com o desempenho profissional de vendedores de Shopping CenterLuna, Iúri NovaesGarcia, Bárbara Torelly2016-11-30T15:03:48Z2020-11-29T04:27:33Z2016-11-30T15:03:48Z2020-11-29T04:27:33Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf985https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:07:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10353Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:07:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Batendo a meta
title Batendo a meta
spellingShingle Batendo a meta
Garcia, Bárbara Torelly
Vendedores - Aspectos psicológicos
Trabalho - Aspectos psicológicos
Vendas - Aspectos psicológicos
Comércio varejista - Aspectos psicológicos
title_short Batendo a meta
title_full Batendo a meta
title_fullStr Batendo a meta
title_full_unstemmed Batendo a meta
title_sort Batendo a meta
author Garcia, Bárbara Torelly
author_facet Garcia, Bárbara Torelly
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Iúri Novaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Bárbara Torelly
dc.subject.por.fl_str_mv Vendedores - Aspectos psicológicos
Trabalho - Aspectos psicológicos
Vendas - Aspectos psicológicos
Comércio varejista - Aspectos psicológicos
topic Vendedores - Aspectos psicológicos
Trabalho - Aspectos psicológicos
Vendas - Aspectos psicológicos
Comércio varejista - Aspectos psicológicos
description Este estudo teve como objetivo verificar a existência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional de vendedores de Shopping Centers. Investiga-se se sujeitos que apresentam significativa resiliência tendem a alcançar as metas propostas pela loja, haja vista que a resiliência pode favorecer o enfrentamento de situações instáveis e competitivas, que se apresentam cada vez mais frequentes nas organizações contemporâneas. Entende-se resiliência como a habilidade de superar adversidades de forma positiva, sem sucumbir diante delas; trata-se de um estado: a pessoa está ou não resiliente em certos momentos de vida. Quanto ao método, a investigação é descritiva, sendo delineada como um levantamento. Para mensurar a resiliência utilizou-se o Questionário do Coeficiente de Resiliência; para verificar o desempenho profissional, identificou-se se os sujeitos da pesquisa haviam alcançado a meta nos últimos trinta dias. Foi aplicado, também, um questionário para caracterizar os participantes da pesquisa. Participaram do estudo 49 vendedores de determinada organização do ramo varejista calçadista, presentes em três Shopping Centers. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva e foi empregado o uso do teste estatístico qui-quadrado (?²) para verificar a associação entre as variáveis estudadas. Por meio deste teste pode-se concluir que os dados não mostraram evidência de associação entre as variáveis resiliência e desempenho profissional nos vendedores investigados. Destaca-se que outra variáveis estudadas, como idade e desempenho profissional, apresentaram associação; ou seja, o vendedor que atinge a meta tende a possuir idade acima de 25 anos. O estudo sugere reflexões acerca da resiliência no contexto organizacional, discutindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da mesma, sobretudo no que se refere à relação das variáveis macro, meso e micro-organizacionais com o desempenho profissional de vendedores de Shopping Center
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-30T15:03:48Z
2016-11-30T15:03:48Z
2020-11-29T04:27:33Z
2020-11-29T04:27:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 985
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353
identifier_str_mv 985
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415817185525760