Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dionisia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Debora, Barbosa, Paloma
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17238
Resumo: A maternidade é considerada uma construção social para além de uma possibilidade biológica. O presente trabalho procurou entender os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea. Trata-se de uma revisão da literatura de artigos científicos publicados nos bancos de dados das bases scientific electronic library online (Scielo), periódicos eletrônicos de psicologia (Pepsic), e Google acadêmico, além de da leitura de livros físico e digitais de autores que discorrem sobre o tema. Foi realizado um resgate dos principais conceitos relacionados ao tema, tais como mulher, maternidade e mito do instinto materno que foram se construindo ao longo da história para, assim, explicitar a influência das questões de gênero e fatores socioeconômicos que perpassam o feminino e que dão sustentação aos discursos de naturalização, romantização e idealização da maternidade. Diante das análises presentes neste estudo, compreendemos que o conceito de maternidade é socialmente construído e engendrado em um discurso que perpassa fatores socioeconômicos, raciais/étnicos, de classe e gênero. Entende-se que não há uma maternidade única e sim várias maternidades. Contudo, é possível vivenciar a maternagem de forma saudável de diversas maneiras, respeitando a subjetividade e história de cada mulher possibilitando o auxílio através de políticas públicas que contribuam para o bem-estar das mulheres.
id Ânima_22239ca5d80b0f07090e74430df0c128
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17238
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporâneaMaternidadeIdealizaçãoMulherConstrução SocialImpactoA maternidade é considerada uma construção social para além de uma possibilidade biológica. O presente trabalho procurou entender os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea. Trata-se de uma revisão da literatura de artigos científicos publicados nos bancos de dados das bases scientific electronic library online (Scielo), periódicos eletrônicos de psicologia (Pepsic), e Google acadêmico, além de da leitura de livros físico e digitais de autores que discorrem sobre o tema. Foi realizado um resgate dos principais conceitos relacionados ao tema, tais como mulher, maternidade e mito do instinto materno que foram se construindo ao longo da história para, assim, explicitar a influência das questões de gênero e fatores socioeconômicos que perpassam o feminino e que dão sustentação aos discursos de naturalização, romantização e idealização da maternidade. Diante das análises presentes neste estudo, compreendemos que o conceito de maternidade é socialmente construído e engendrado em um discurso que perpassa fatores socioeconômicos, raciais/étnicos, de classe e gênero. Entende-se que não há uma maternidade única e sim várias maternidades. Contudo, é possível vivenciar a maternagem de forma saudável de diversas maneiras, respeitando a subjetividade e história de cada mulher possibilitando o auxílio através de políticas públicas que contribuam para o bem-estar das mulheres.Barros, RobertaSantos, DionisiaLima, DeboraBarbosa, Paloma2021-08-13T19:52:11Z2021-08-13T19:52:11Z2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17238Belo HorizonteAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-20T17:37:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17238Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-20T17:37:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
title Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
spellingShingle Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
Santos, Dionisia
Maternidade
Idealização
Mulher
Construção Social
Impacto
title_short Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
title_full Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
title_fullStr Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
title_full_unstemmed Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
title_sort Os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea
author Santos, Dionisia
author_facet Santos, Dionisia
Lima, Debora
Barbosa, Paloma
author_role author
author2 Lima, Debora
Barbosa, Paloma
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Roberta
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dionisia
Lima, Debora
Barbosa, Paloma
dc.subject.por.fl_str_mv Maternidade
Idealização
Mulher
Construção Social
Impacto
topic Maternidade
Idealização
Mulher
Construção Social
Impacto
description A maternidade é considerada uma construção social para além de uma possibilidade biológica. O presente trabalho procurou entender os impactos da idealização da maternidade na saúde mental da mulher contemporânea. Trata-se de uma revisão da literatura de artigos científicos publicados nos bancos de dados das bases scientific electronic library online (Scielo), periódicos eletrônicos de psicologia (Pepsic), e Google acadêmico, além de da leitura de livros físico e digitais de autores que discorrem sobre o tema. Foi realizado um resgate dos principais conceitos relacionados ao tema, tais como mulher, maternidade e mito do instinto materno que foram se construindo ao longo da história para, assim, explicitar a influência das questões de gênero e fatores socioeconômicos que perpassam o feminino e que dão sustentação aos discursos de naturalização, romantização e idealização da maternidade. Diante das análises presentes neste estudo, compreendemos que o conceito de maternidade é socialmente construído e engendrado em um discurso que perpassa fatores socioeconômicos, raciais/étnicos, de classe e gênero. Entende-se que não há uma maternidade única e sim várias maternidades. Contudo, é possível vivenciar a maternagem de forma saudável de diversas maneiras, respeitando a subjetividade e história de cada mulher possibilitando o auxílio através de políticas públicas que contribuam para o bem-estar das mulheres.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-13T19:52:11Z
2021-08-13T19:52:11Z
2021-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17238
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415859229229056