Idealização da figura materna na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Ariane de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19660
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.
id UNB-2_5efc9cd6e5ee4935a6f59de2f162e11d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19660
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Novo, Ariane de SousaGeraldes, Elen CristinaNOVO, Ariane de Sousa. Idealização da figura materna na publicidade. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19660Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.Esta monografia tem por tema a representação das mães na Publicidade. Seu intuito é verificar se essas representações têm mudado, ou se continuam idealizando as mães e a maternidade como principal – ou único – papel da mulher. O objeto são dez anúncios veiculados na internet, analisados em suas imagens e textos, referentes ao Dia das Mães de 2017. Para realizar essa análise, utilizou-se um aporte teórico sobre publicidade, gênero e representações das mães, que nos apontaram quatro categorias: Mães heroínas, Mães belas, Mães recatadas e Profissão mãe. Os resultados observados mostram a prevalência da idealização materna, sobretudo com ênfase na mãe heroína, cujo amor sem limites desumaniza as mulheres e a maternidade, aprisionando-as em um ideal inatingível. Porém, observam-se mudanças sutis, pois em algumas peças aflora a ideia da mãe humana, com limites, imperfeições e com uma vida além da maternidade. Sugere-se que novos futuros acompanhem essa tendência – se ela continuará pequena, ou se será fortalecida por transformações sociais, econômicas e culturais em curso.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-14T18:22:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ArianedeSousaNovo.pdf: 1072648 bytes, checksum: 1a2ece9e13c4a28036ca013a3aff1292 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-16T14:47:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ArianedeSousaNovo.pdf: 1072648 bytes, checksum: 1a2ece9e13c4a28036ca013a3aff1292 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-16T14:47:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ArianedeSousaNovo.pdf: 1072648 bytes, checksum: 1a2ece9e13c4a28036ca013a3aff1292 (MD5)This monograph is about the representation of mothers in Advertising. Its purpose is to verify whether these representations have changed, or whether they continue to idealize mothers and motherhood as the main - or only - role of women. The object is ten ads published on the internet, analyzed in their images and texts, referring to the Mother's Day of 2017. To carry out this analysis, a theoretical contribution was used on advertising, gender and representations of the mothers, who pointed us to four categories: Mothers heroines, Beautiful Mothers, Mothers and Mother profession. The observed results show the prevalence of maternal idealization, especially with emphasis on mother heroine, whose boundless love dehumanizes women and motherhood, imprisoning them in an unattainable ideal. However, subtle changes are observed, because in some parts the idea of the human mother, with limits, imperfections and with a life beyond the motherhood appears. It is suggested that new futures follow this trend - whether it will remain small, or whether it will be strengthened by ongoing social, economic and cultural transformations.PublicidadeMaternidadeRepresentações sociaisMulheres na propagandaIdealização da figura materna na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-16T14:47:39Z2018-03-16T14:47:39Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_ArianedeSousaNovo.pdf2017_ArianedeSousaNovo.pdfapplication/pdf1072648http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/1/2017_ArianedeSousaNovo.pdf1a2ece9e13c4a28036ca013a3aff1292MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/196602018-03-16 11:47:39.704oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-03-16T14:47:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Idealização da figura materna na publicidade
title Idealização da figura materna na publicidade
spellingShingle Idealização da figura materna na publicidade
Novo, Ariane de Sousa
Publicidade
Maternidade
Representações sociais
Mulheres na propaganda
title_short Idealização da figura materna na publicidade
title_full Idealização da figura materna na publicidade
title_fullStr Idealização da figura materna na publicidade
title_full_unstemmed Idealização da figura materna na publicidade
title_sort Idealização da figura materna na publicidade
author Novo, Ariane de Sousa
author_facet Novo, Ariane de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Ariane de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldes, Elen Cristina
contributor_str_mv Geraldes, Elen Cristina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Publicidade
Maternidade
Representações sociais
Mulheres na propaganda
topic Publicidade
Maternidade
Representações sociais
Mulheres na propaganda
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-16T14:47:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-16T14:47:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOVO, Ariane de Sousa. Idealização da figura materna na publicidade. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19660
identifier_str_mv NOVO, Ariane de Sousa. Idealização da figura materna na publicidade. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/1/2017_ArianedeSousaNovo.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19660/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a2ece9e13c4a28036ca013a3aff1292
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493057730772992