Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favaro, Maria Helena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31915
Resumo: Nesta tese, ancorada na Análise do Discurso pecheutiana, procuramos analisar a dimensão discursiva da Libras, em sua imbricação com a materialidade técnica, nos Espaços Enunciativos Informatizados – EEIs, (GALLO; SILVEIRA, 2017). Para isso, realizamos um recorte analítico para constituir um arquivo no qual circulam dizeres de sujeitos surdos nesses EEIs, a fim de pensar o funcionamento da posição-sujeito surdo que está se constituindo nesse processo. Pensamos também a forma como as Formações Discursivas (FDs) nas quais discursos relacionados aos surdos e às línguas de sinais têm, historicamente, se constituído, seguem, também no digital, disputando sentidos e produzindo deslocamentos sobre o que é ser surdo na sociedade, e sobre a maneira como a língua de sinais esteve – e continua - no entremeio do possível/impossível de se realizar. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de vídeos no Youtube e vídeos e postagens no Instagram, de sujeitos surdos cujos discursos, por vezes contraditórios entre si, estão submetidos à mesma normatização técnica. Observamos que a normatização do digital (GALLO; SILVEIRA, 2017), que permite que diferentes materialidades significantes atuem em composição (LAGAZZI, 2012) para uma produção discursiva que se constitui visuoespacialmente e que circule em diferentes EEIs, se configura enquanto uma forma inédita de o sujeito surdo sinalizante assumir uma posição de autoria sobre sua própria discursividade, em sua língua – a língua de sinais, na forma-discurso de escritoralidade (GALLO, 2011a), provocando o importante deslocamento do discurso sobre o surdo para o discurso do surdo. Ao olharmos para diversos vídeos de um canal do Youtube, criado por um sujeito surdo sinalizante, compreendemos que a maneira como a imbricação da Libras com a materialidade técnica digital provoca um acontecimento discursivo ao deslocar sentidos tanto sobre a língua quanto sobre o sujeito surdo, sentidos estes que se constituíram nas diversas formas pelas quais, historicamente, a língua de sinais e a forma de existir enquanto sujeito surdo foram socialmente deslegitimados e desautorizados. Neste canal, discursos sobre e em Libras circulam, pela primeira vez, sem mediação, ampliando a possibilidade de interlocução, também nesta língua, da discursividade surda para além da comunidade surda, anunciando, assim, um efeito-autor que situa o sujeito surdo na função-autor, legitimada pela circulação.
id Ânima_23ea614faf8f8e8d18755b7f576257f5
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31915
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizadosanálise do discursoLibrassujeito surdoescritoralidadeespaços enunciativos informatizadosacontecimentoNesta tese, ancorada na Análise do Discurso pecheutiana, procuramos analisar a dimensão discursiva da Libras, em sua imbricação com a materialidade técnica, nos Espaços Enunciativos Informatizados – EEIs, (GALLO; SILVEIRA, 2017). Para isso, realizamos um recorte analítico para constituir um arquivo no qual circulam dizeres de sujeitos surdos nesses EEIs, a fim de pensar o funcionamento da posição-sujeito surdo que está se constituindo nesse processo. Pensamos também a forma como as Formações Discursivas (FDs) nas quais discursos relacionados aos surdos e às línguas de sinais têm, historicamente, se constituído, seguem, também no digital, disputando sentidos e produzindo deslocamentos sobre o que é ser surdo na sociedade, e sobre a maneira como a língua de sinais esteve – e continua - no entremeio do possível/impossível de se realizar. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de vídeos no Youtube e vídeos e postagens no Instagram, de sujeitos surdos cujos discursos, por vezes contraditórios entre si, estão submetidos à mesma normatização técnica. Observamos que a normatização do digital (GALLO; SILVEIRA, 2017), que permite que diferentes materialidades significantes atuem em composição (LAGAZZI, 2012) para uma produção discursiva que se constitui visuoespacialmente e que circule em diferentes EEIs, se configura enquanto uma forma inédita de o sujeito surdo sinalizante assumir uma posição de autoria sobre sua própria discursividade, em sua língua – a língua de sinais, na forma-discurso de escritoralidade (GALLO, 2011a), provocando o importante deslocamento do discurso sobre o surdo para o discurso do surdo. Ao olharmos para diversos vídeos de um canal do Youtube, criado por um sujeito surdo sinalizante, compreendemos que a maneira como a imbricação da Libras com a materialidade técnica digital provoca um acontecimento discursivo ao deslocar sentidos tanto sobre a língua quanto sobre o sujeito surdo, sentidos estes que se constituíram nas diversas formas pelas quais, historicamente, a língua de sinais e a forma de existir enquanto sujeito surdo foram socialmente deslegitimados e desautorizados. Neste canal, discursos sobre e em Libras circulam, pela primeira vez, sem mediação, ampliando a possibilidade de interlocução, também nesta língua, da discursividade surda para além da comunidade surda, anunciando, assim, um efeito-autor que situa o sujeito surdo na função-autor, legitimada pela circulação.Gallo, Solange Maria LedaFavaro, Maria Helena2023-01-25T13:19:53Z2023-01-25T13:19:53Z2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis190application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31915UNISUL - Pedra Branca, PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-25T13:19:55Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31915Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-25T13:19:55Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
title Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
spellingShingle Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
Favaro, Maria Helena
análise do discurso
Libras
sujeito surdo
escritoralidade
espaços enunciativos informatizados
acontecimento
title_short Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
title_full Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
title_fullStr Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
title_full_unstemmed Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
title_sort Surdos no digital: a dimensão discursiva da Libras em espaços enunciativos informatizados
author Favaro, Maria Helena
author_facet Favaro, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Solange Maria Leda
dc.contributor.author.fl_str_mv Favaro, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
Libras
sujeito surdo
escritoralidade
espaços enunciativos informatizados
acontecimento
topic análise do discurso
Libras
sujeito surdo
escritoralidade
espaços enunciativos informatizados
acontecimento
description Nesta tese, ancorada na Análise do Discurso pecheutiana, procuramos analisar a dimensão discursiva da Libras, em sua imbricação com a materialidade técnica, nos Espaços Enunciativos Informatizados – EEIs, (GALLO; SILVEIRA, 2017). Para isso, realizamos um recorte analítico para constituir um arquivo no qual circulam dizeres de sujeitos surdos nesses EEIs, a fim de pensar o funcionamento da posição-sujeito surdo que está se constituindo nesse processo. Pensamos também a forma como as Formações Discursivas (FDs) nas quais discursos relacionados aos surdos e às línguas de sinais têm, historicamente, se constituído, seguem, também no digital, disputando sentidos e produzindo deslocamentos sobre o que é ser surdo na sociedade, e sobre a maneira como a língua de sinais esteve – e continua - no entremeio do possível/impossível de se realizar. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de vídeos no Youtube e vídeos e postagens no Instagram, de sujeitos surdos cujos discursos, por vezes contraditórios entre si, estão submetidos à mesma normatização técnica. Observamos que a normatização do digital (GALLO; SILVEIRA, 2017), que permite que diferentes materialidades significantes atuem em composição (LAGAZZI, 2012) para uma produção discursiva que se constitui visuoespacialmente e que circule em diferentes EEIs, se configura enquanto uma forma inédita de o sujeito surdo sinalizante assumir uma posição de autoria sobre sua própria discursividade, em sua língua – a língua de sinais, na forma-discurso de escritoralidade (GALLO, 2011a), provocando o importante deslocamento do discurso sobre o surdo para o discurso do surdo. Ao olharmos para diversos vídeos de um canal do Youtube, criado por um sujeito surdo sinalizante, compreendemos que a maneira como a imbricação da Libras com a materialidade técnica digital provoca um acontecimento discursivo ao deslocar sentidos tanto sobre a língua quanto sobre o sujeito surdo, sentidos estes que se constituíram nas diversas formas pelas quais, historicamente, a língua de sinais e a forma de existir enquanto sujeito surdo foram socialmente deslegitimados e desautorizados. Neste canal, discursos sobre e em Libras circulam, pela primeira vez, sem mediação, ampliando a possibilidade de interlocução, também nesta língua, da discursividade surda para além da comunidade surda, anunciando, assim, um efeito-autor que situa o sujeito surdo na função-autor, legitimada pela circulação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23
2023-01-25T13:19:53Z
2023-01-25T13:19:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31915
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UNISUL - Pedra Branca, Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847569063936