TMA-SP NEO: Adequação estrutural do espaço aéreo às necessidade dos operadores.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24161 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho foi mostrar o ganho de desempenho relacionado ao desenho do espaço aéreo quando os usuários contribuem na elaboração das rotas. Caracterizouse como uma pesquisa exploratória com base na coletânea de dados gerados por simuladores de tráfego aéreo e documentos elaborados durante as fases de implementação da TMA-SP NEO. A abordagem utilizada foi quantitativa. A análise dos dados foi feita por meios de gráficos e tabelas fornecidas pelo simulador Total Airspace and Airdrome Modeler (TAAM) da empresa Jeppesen. O trabalho foi realizado comparando dois cenários elaborados, sendo um deles com participação da comunidade aeronáutica e outro buscando a aplicação dos manuais sem grande interferência dos usuários do espaço aéreo. Os parâmetros analisados foram: carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo, esperas em voo, tempo de atraso em voo, distância voada e consumo de combustível. Ao término do estudo, concluiu-se que a participação dos usuários dos serviços de tráfego aéreo e dos controladores de voo desde as fases iniciais do projeto de elaboração das novas rotas trouxe ganho de desempenho ao cenário adotado para implementação. Além disso houve economia de recursos com possíveis solicitações dos usuários em fase do projeto incompatível, evitando adaptações do modelo original. |
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TMA-SP NEO: Adequação estrutural do espaço aéreo às necessidade dos operadores.Desenho do espaço aéreoSimuladorDesempenhoO objetivo desse trabalho foi mostrar o ganho de desempenho relacionado ao desenho do espaço aéreo quando os usuários contribuem na elaboração das rotas. Caracterizouse como uma pesquisa exploratória com base na coletânea de dados gerados por simuladores de tráfego aéreo e documentos elaborados durante as fases de implementação da TMA-SP NEO. A abordagem utilizada foi quantitativa. A análise dos dados foi feita por meios de gráficos e tabelas fornecidas pelo simulador Total Airspace and Airdrome Modeler (TAAM) da empresa Jeppesen. O trabalho foi realizado comparando dois cenários elaborados, sendo um deles com participação da comunidade aeronáutica e outro buscando a aplicação dos manuais sem grande interferência dos usuários do espaço aéreo. Os parâmetros analisados foram: carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo, esperas em voo, tempo de atraso em voo, distância voada e consumo de combustível. Ao término do estudo, concluiu-se que a participação dos usuários dos serviços de tráfego aéreo e dos controladores de voo desde as fases iniciais do projeto de elaboração das novas rotas trouxe ganho de desempenho ao cenário adotado para implementação. Além disso houve economia de recursos com possíveis solicitações dos usuários em fase do projeto incompatível, evitando adaptações do modelo original.Vieira de Campos, Antônio CarlosQueiroz Oliveira Jr, William2022-07-04T16:42:19Z2022-07-04T16:42:19Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis34 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24161PalhoçaAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-04T16:42:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24161Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-04T16:42:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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