Balōes não tripulados: o risco baloeiro no tráfego aéreo da TMA-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8255 |
Resumo: | This research had as general objective, acquire knowledge related to the practice of releasing unmanned hot air balloons as a threat to the air traffic, mainly in the São Paulo Terminal Area (TMA-SP). After data acquirement, it intended to demonstrate the high risk involved and total incompatibility between the activity and the air safety. This research also intended to reveal actions performed by aviation related organizations and Brazilian authorities in order to prevent this illegal activity and its possible catastrophic outcomes. It is characterized as an exploratory research, with a bibliographical and documentary procedure, through articles, reports, aviation sites in general, regulations and laws. The approach used was qualitative. The analysis of the data was done by means of graphs, analyzed according to the theoretical basis. At the end of the research, it is concluded that the practice of releasing unmanned hot air balloons has cultural basic cause, especially Brazilian folklore. It has also been concluded that the commitment of the organizations related to aviation safety and local authorities is fundamental to mitigate the risks involved in such illegal activity. |
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Balōes não tripulados: o risco baloeiro no tráfego aéreo da TMA-SPAtividade baloeiraPerigo baloeiroTMA-SPTransporte aéreoSegurança de vooThis research had as general objective, acquire knowledge related to the practice of releasing unmanned hot air balloons as a threat to the air traffic, mainly in the São Paulo Terminal Area (TMA-SP). After data acquirement, it intended to demonstrate the high risk involved and total incompatibility between the activity and the air safety. This research also intended to reveal actions performed by aviation related organizations and Brazilian authorities in order to prevent this illegal activity and its possible catastrophic outcomes. It is characterized as an exploratory research, with a bibliographical and documentary procedure, through articles, reports, aviation sites in general, regulations and laws. The approach used was qualitative. The analysis of the data was done by means of graphs, analyzed according to the theoretical basis. At the end of the research, it is concluded that the practice of releasing unmanned hot air balloons has cultural basic cause, especially Brazilian folklore. It has also been concluded that the commitment of the organizations related to aviation safety and local authorities is fundamental to mitigate the risks involved in such illegal activity.Essa pesquisa teve como objetivo adquirir conhecimentos relativos à atividade baloeira na região do Estado de São Paulo que interfira com o tráfego de aeronaves em evolução no espaço aéreo geográfico determinado Terminal São Paulo (TMA-SP). A partir dos dados coletados, procurou demonstrar a incompatibilidade entre as duas atividades e o risco em que são expostos diariamente tripulantes e usuários do sistema de transporte aéreo. Uma vez demonstrado o perigo existente, buscou elencar as organizações que promovem trabalhos de esclarecimento e combate ao perigo baloeiro, mitigando o risco e buscando elevar a segurança de voo através de ações preventivas. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio e artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que a atividade baloeira é profundamente arraigada em determinados grupos da sociedade e praticada ao longo de várias décadas por todo o Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Ainda que possua origem em festas folclóricas, a atividade não se restringe a elas, tendo sido observado variados temas e motivos envolvidos na soltura de balões durante todos os meses do ano, com maior incidência nos meses em que são celebradas as festas juninas. Em comum, grandes grupos organizados movimentando estruturas robustas com potencial financeiro e técnico capaz de fabricar artefatos de grande porte e com enorme potencial de risco para o tráfego aéreo. Conclui-se também que o trabalho realizado por diversas entidades e órgãos de Segurança Pública é fundamental no combate a atividade ilegal e na mitigação dos riscos envolvidos na soltura indiscriminada de balões que se deslocam aleatoriamente por entre as rotas de chegada e saída de aeronaves na Terminal São Paulo, atualmente a área com maior fluxo de tráfego aéreo na américa latina.Oliveira, Marcos Fernando SeveroGonçalves, Claudio Hammer2018-12-14T00:39:43Z2020-11-28T23:36:14Z2018-12-14T00:39:43Z2020-11-28T23:36:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8255Ciências Aeronáuticas - Unisul VirtualPalhoça, Santa Catarina, BrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T23:24:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8255Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T23:24:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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