Além do espelho: corpo, linguagem e significância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, Siegried Xavier
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15205
Resumo: “Para além do espelho” busca compreender os modos de produção de sentido da materialidade discursiva do corpo da mulher indígena na política (iremos nesta pesquisa dar ênfase as etnias Guajajara e Kalapalo). Esse corpo que comparece como dispositivo de visualização da imagem em discurso e seus atravessamentos. Nesse sentido, a metáfora “espelho” convoca pensar tanto nos engodos históricos do colonizador com suas bugigangas, quanto no ato narciso de olhar/identificar-se com o mais do mesmo. O corpus é composto de dois vídeos: - Primeiro, um vídeo da liderança indígena Sonia Guajajara, vinculado no YouTube. Trata-se de uma entrevista para o Especial Amazônia Resiste “Hoje o índio não está só no mato”, gravado e publicado em 2018. O segundo vídeo, um debate que ocorre durante uma audiência pública de debate do acesso à saúde da Comissão de Direitos Humanos, também vinculado ao YouTube. Compreendemos, por meio da imbricação das diferentes materialidades significantes, as marcas discursivas de um corpo-imagem resistência, um corpo-memória, um corpo in-visibilidade e um corpo apagamento. É a condição de produção do discurso no âmbito do visível que esses corpos se tornam, muitas vezes opaco e contraditório para o próprio sujeito.
id Ânima_253ff2d0eef3da1169bcfa0e85970f03
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15205
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Além do espelho: corpo, linguagem e significânciaCorpoLinguagemSignificância“Para além do espelho” busca compreender os modos de produção de sentido da materialidade discursiva do corpo da mulher indígena na política (iremos nesta pesquisa dar ênfase as etnias Guajajara e Kalapalo). Esse corpo que comparece como dispositivo de visualização da imagem em discurso e seus atravessamentos. Nesse sentido, a metáfora “espelho” convoca pensar tanto nos engodos históricos do colonizador com suas bugigangas, quanto no ato narciso de olhar/identificar-se com o mais do mesmo. O corpus é composto de dois vídeos: - Primeiro, um vídeo da liderança indígena Sonia Guajajara, vinculado no YouTube. Trata-se de uma entrevista para o Especial Amazônia Resiste “Hoje o índio não está só no mato”, gravado e publicado em 2018. O segundo vídeo, um debate que ocorre durante uma audiência pública de debate do acesso à saúde da Comissão de Direitos Humanos, também vinculado ao YouTube. Compreendemos, por meio da imbricação das diferentes materialidades significantes, as marcas discursivas de um corpo-imagem resistência, um corpo-memória, um corpo in-visibilidade e um corpo apagamento. É a condição de produção do discurso no âmbito do visível que esses corpos se tornam, muitas vezes opaco e contraditório para o próprio sujeito.Neckel, Nádia Régia MaffiPONTES, Siegried Xavier2021-03-26T17:30:51Z2021-08-04T15:53:21Z2021-03-26T17:30:51Z2021-08-04T15:53:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15205Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:37:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15205Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:37:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Além do espelho: corpo, linguagem e significância
title Além do espelho: corpo, linguagem e significância
spellingShingle Além do espelho: corpo, linguagem e significância
PONTES, Siegried Xavier
Corpo
Linguagem
Significância
title_short Além do espelho: corpo, linguagem e significância
title_full Além do espelho: corpo, linguagem e significância
title_fullStr Além do espelho: corpo, linguagem e significância
title_full_unstemmed Além do espelho: corpo, linguagem e significância
title_sort Além do espelho: corpo, linguagem e significância
author PONTES, Siegried Xavier
author_facet PONTES, Siegried Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neckel, Nádia Régia Maffi
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, Siegried Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Linguagem
Significância
topic Corpo
Linguagem
Significância
description “Para além do espelho” busca compreender os modos de produção de sentido da materialidade discursiva do corpo da mulher indígena na política (iremos nesta pesquisa dar ênfase as etnias Guajajara e Kalapalo). Esse corpo que comparece como dispositivo de visualização da imagem em discurso e seus atravessamentos. Nesse sentido, a metáfora “espelho” convoca pensar tanto nos engodos históricos do colonizador com suas bugigangas, quanto no ato narciso de olhar/identificar-se com o mais do mesmo. O corpus é composto de dois vídeos: - Primeiro, um vídeo da liderança indígena Sonia Guajajara, vinculado no YouTube. Trata-se de uma entrevista para o Especial Amazônia Resiste “Hoje o índio não está só no mato”, gravado e publicado em 2018. O segundo vídeo, um debate que ocorre durante uma audiência pública de debate do acesso à saúde da Comissão de Direitos Humanos, também vinculado ao YouTube. Compreendemos, por meio da imbricação das diferentes materialidades significantes, as marcas discursivas de um corpo-imagem resistência, um corpo-memória, um corpo in-visibilidade e um corpo apagamento. É a condição de produção do discurso no âmbito do visível que esses corpos se tornam, muitas vezes opaco e contraditório para o próprio sujeito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-26T17:30:51Z
2021-08-04T15:53:21Z
2021-03-26T17:30:51Z
2021-08-04T15:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15205
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415815413432320