A força nacional de segurança pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zapelini, Edvanio Scremin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12164
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida para ser apresentada ao curso de especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Segurança Pública da Unisul. A escolha do tema “Força Nacional de Segurança Pública” se deu em função deste pesquisador ser integrante de um dos órgãos de segurança pública, constantes no Artigo 144 da Constituição federal e, ainda, poder ser componente da Força Nacional de Segurança Pública. Levanta também o interesse pelo tema a aparente inconstitucionalidade da criação de uma força não elencada no artigo 144 da norma constitucional. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a constitucionalidade da Força Nacional de Segurança Pública. Para o desenvolvimento da mesma, foram utilizados os métodos de abordagem indutivos e dialéticos com pesquisa bibliográfica, incluindo o estudo de leis, obras doutrinárias, jurisprudência e sites da internet. Com a presente pesquisa, foi possível atingir os objetivos propostos e chegar à conclusão de que a Força Nacional de Segurança Pública é inconstitucional. A intenção da criação da Força Nacional é atuar como braço forte do Estado, no qual o seu governante se apresenta impotente para solucionar questões de segurança. No entanto, essa instituição policial não encontra previsão Constitucional. Perfeita, a intenção, mas põe em xeque o próprio Estado Democrático. O texto da Constituição Federal, em seu art. 144 e parágrafos, aborda a questão da segurança pública com um fundamento técnico e baseado em dispositivo constitucional, e não prevê a instituição “Força Nacional de Segurança Pública” em seu bojo. Sua validade jurídica, portanto, vem sendo questionada, inclusive judicialmente. A iniciativa é boa, mas não encontra fundamento no plano jurídico, político ou psicossocial, carecendo da necessária adequação aos cânones constitucionais, assim como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 195/12, que trata da adequação da Força Nacional à Constituição.
id Ânima_26e3f368edb63d19abc9876cdec5eef0
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12164
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A força nacional de segurança públicaForça nacionalSegurança públicaConstitucionalidadeEsta pesquisa foi desenvolvida para ser apresentada ao curso de especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Segurança Pública da Unisul. A escolha do tema “Força Nacional de Segurança Pública” se deu em função deste pesquisador ser integrante de um dos órgãos de segurança pública, constantes no Artigo 144 da Constituição federal e, ainda, poder ser componente da Força Nacional de Segurança Pública. Levanta também o interesse pelo tema a aparente inconstitucionalidade da criação de uma força não elencada no artigo 144 da norma constitucional. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a constitucionalidade da Força Nacional de Segurança Pública. Para o desenvolvimento da mesma, foram utilizados os métodos de abordagem indutivos e dialéticos com pesquisa bibliográfica, incluindo o estudo de leis, obras doutrinárias, jurisprudência e sites da internet. Com a presente pesquisa, foi possível atingir os objetivos propostos e chegar à conclusão de que a Força Nacional de Segurança Pública é inconstitucional. A intenção da criação da Força Nacional é atuar como braço forte do Estado, no qual o seu governante se apresenta impotente para solucionar questões de segurança. No entanto, essa instituição policial não encontra previsão Constitucional. Perfeita, a intenção, mas põe em xeque o próprio Estado Democrático. O texto da Constituição Federal, em seu art. 144 e parágrafos, aborda a questão da segurança pública com um fundamento técnico e baseado em dispositivo constitucional, e não prevê a instituição “Força Nacional de Segurança Pública” em seu bojo. Sua validade jurídica, portanto, vem sendo questionada, inclusive judicialmente. A iniciativa é boa, mas não encontra fundamento no plano jurídico, político ou psicossocial, carecendo da necessária adequação aos cânones constitucionais, assim como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 195/12, que trata da adequação da Força Nacional à Constituição.Moreira, Enzo de OliveiraZapelini, Edvanio Scremin2016-11-25T10:59:54Z2020-12-02T15:40:54Z2016-11-25T10:59:54Z2020-12-02T15:40:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12164Gestão Integrada da Segurança Pública - Unisul VirtualTubarão/ SCporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-03T06:32:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12164Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-03T06:32:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A força nacional de segurança pública
title A força nacional de segurança pública
spellingShingle A força nacional de segurança pública
Zapelini, Edvanio Scremin
Força nacional
Segurança pública
Constitucionalidade
title_short A força nacional de segurança pública
title_full A força nacional de segurança pública
title_fullStr A força nacional de segurança pública
title_full_unstemmed A força nacional de segurança pública
title_sort A força nacional de segurança pública
author Zapelini, Edvanio Scremin
author_facet Zapelini, Edvanio Scremin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Enzo de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Zapelini, Edvanio Scremin
dc.subject.por.fl_str_mv Força nacional
Segurança pública
Constitucionalidade
topic Força nacional
Segurança pública
Constitucionalidade
description Esta pesquisa foi desenvolvida para ser apresentada ao curso de especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Segurança Pública da Unisul. A escolha do tema “Força Nacional de Segurança Pública” se deu em função deste pesquisador ser integrante de um dos órgãos de segurança pública, constantes no Artigo 144 da Constituição federal e, ainda, poder ser componente da Força Nacional de Segurança Pública. Levanta também o interesse pelo tema a aparente inconstitucionalidade da criação de uma força não elencada no artigo 144 da norma constitucional. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a constitucionalidade da Força Nacional de Segurança Pública. Para o desenvolvimento da mesma, foram utilizados os métodos de abordagem indutivos e dialéticos com pesquisa bibliográfica, incluindo o estudo de leis, obras doutrinárias, jurisprudência e sites da internet. Com a presente pesquisa, foi possível atingir os objetivos propostos e chegar à conclusão de que a Força Nacional de Segurança Pública é inconstitucional. A intenção da criação da Força Nacional é atuar como braço forte do Estado, no qual o seu governante se apresenta impotente para solucionar questões de segurança. No entanto, essa instituição policial não encontra previsão Constitucional. Perfeita, a intenção, mas põe em xeque o próprio Estado Democrático. O texto da Constituição Federal, em seu art. 144 e parágrafos, aborda a questão da segurança pública com um fundamento técnico e baseado em dispositivo constitucional, e não prevê a instituição “Força Nacional de Segurança Pública” em seu bojo. Sua validade jurídica, portanto, vem sendo questionada, inclusive judicialmente. A iniciativa é boa, mas não encontra fundamento no plano jurídico, político ou psicossocial, carecendo da necessária adequação aos cânones constitucionais, assim como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 195/12, que trata da adequação da Força Nacional à Constituição.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-11-25T10:59:54Z
2016-11-25T10:59:54Z
2020-12-02T15:40:54Z
2020-12-02T15:40:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12164
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gestão Integrada da Segurança Pública - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão/ SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415821936623616