Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16262 |
Resumo: | The aim of this work is to analyze, from a relevance-theoretic perspective, conceptual and procedural use of emojis in exclusively nonverbal interactions. We collected on the internet public cases of emojis mediated communication and analyzed them with Sperber and Wilson’s relevance theory descriptive-explanatory devices. The study assumes the hypothesis that this type of communication serves simultaneously to convey propositional and procedural content. So, it is possible to find in the collected samples both concrete cases in which the emojis convey propositional information and contribute to the elaboration of explicatures and implicatures themselves, and concrete cases in which they convey procedural information and constrain these elaborations. The results suggest that both uses are found in interactions. |
id |
Ânima_288248002459ff3cdcda4e86f3937743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16262 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de RelevânciaEmojisPragmática cognitivaTeoria da RelevânciaConteúdo conceptualConteúdo processualThe aim of this work is to analyze, from a relevance-theoretic perspective, conceptual and procedural use of emojis in exclusively nonverbal interactions. We collected on the internet public cases of emojis mediated communication and analyzed them with Sperber and Wilson’s relevance theory descriptive-explanatory devices. The study assumes the hypothesis that this type of communication serves simultaneously to convey propositional and procedural content. So, it is possible to find in the collected samples both concrete cases in which the emojis convey propositional information and contribute to the elaboration of explicatures and implicatures themselves, and concrete cases in which they convey procedural information and constrain these elaborations. The results suggest that both uses are found in interactions.O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar, a partir da noção teórica de relevância, o uso conceptual e processual de emojis em interações exclusivamente não verbais. Para dar conta desse objetivo, coletamos na internet um caso público de comunicação não verbal mediada por emojis e o analisamos com as ferramentas descritivo-explanatórias da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). O estudo assume a hipótese de que emojis servem tanto para veicular conteúdo conceptual, quando veiculam informações proposicionais e contribuem para a elaboração de explicaturas e implicaturas propriamente ditas, e processual, quando funcionam como elementos constrangedores dessa elaboração. Os resultados sugerem que ambos os usos são encontrados nas interações.Rauen, Fábio JoséSilva, Lucas dos Santos2021-07-08T20:25:35Z2021-08-04T18:00:27Z2021-07-08T20:25:35Z2021-08-04T18:00:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16262pt_PTLetras Língua Portuguesa - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:39:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16262Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:39:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
title |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
spellingShingle |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância Silva, Lucas dos Santos Emojis Pragmática cognitiva Teoria da Relevância Conteúdo conceptual Conteúdo processual |
title_short |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
title_full |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
title_fullStr |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
title_full_unstemmed |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
title_sort |
Uso Conceptual e Processual de Emojis Em casos de Interação Exclusivamente Não verbal Análise orientada pelo Conceito de Relevância |
author |
Silva, Lucas dos Santos |
author_facet |
Silva, Lucas dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rauen, Fábio José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emojis Pragmática cognitiva Teoria da Relevância Conteúdo conceptual Conteúdo processual |
topic |
Emojis Pragmática cognitiva Teoria da Relevância Conteúdo conceptual Conteúdo processual |
description |
The aim of this work is to analyze, from a relevance-theoretic perspective, conceptual and procedural use of emojis in exclusively nonverbal interactions. We collected on the internet public cases of emojis mediated communication and analyzed them with Sperber and Wilson’s relevance theory descriptive-explanatory devices. The study assumes the hypothesis that this type of communication serves simultaneously to convey propositional and procedural content. So, it is possible to find in the collected samples both concrete cases in which the emojis convey propositional information and contribute to the elaboration of explicatures and implicatures themselves, and concrete cases in which they convey procedural information and constrain these elaborations. The results suggest that both uses are found in interactions. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-07-08T20:25:35Z 2021-08-04T18:00:27Z 2021-07-08T20:25:35Z 2021-08-04T18:00:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16262 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
pt_PT |
language_invalid_str_mv |
pt_PT |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Letras Língua Portuguesa - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415849411411968 |