Bons@i
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11006 |
Resumo: | O Karate é uma arte marcial praticada há séculos. Atualmente é difundido e praticado como esporte em diversos países, contando uma sólida organização desportiva. Entretanto, a organização de eventos, como campeonatos, demanda muito tempo e trabalho dos dirigentes, principalmente pelas várias regras de devem ser levadas em consideração, por exemplo na confecção das chaves de competição, como idade, peso e graduação dos atletas. Dificuldade esta que torna-se ainda maior pois nos campeonatos, pelo menos naqueles que foram pesquisados, em nível nacional, os registros são praticamente todos manuais, ou seja, a inscrição dos atletas no campeonato, o sorteio das chaves, a manipulação das chaves e os apontamentos das disputas são na maior parte das vezes feitas com papel e caneta, que inevitavelmente estão fadados à perda e ao esquecimento. Quando muito o computador é utilizado para impressão de formulários ou registro estático das informações. Esta dificuldade se estende ao cotidiano das academias onde não há muita ordem nas matrículas e atualização de dados cadastrais. Visando proporcionar uma nova visão no que concerne a organização de informações das academias e campeonatos de Karate surge o Sistema Bons@i, que pretende proporcionar aos praticantes do Karate uma oportunidade de estarem nseridos no mundo digital através de seu esporte. O Bons@i será um sistema eficaz para a inserção, armazenamento, manipulação e ecuperação de dados, proporcionando aos atletas dentre outras vantagens um histórico de sua vida desportiva. Aos professores/técnicos(Sensei) uma ferramenta poderosa na analise do rendimento de seus atletas, bem como no auxílio na organização de eventos. O processo de desenvolvimento do Bons@i, desde a concepção até a implementação propriamente dita, se deu concomitantemente a esta monografia, para tanto foram necessárias realizar observações e entrevistas informais buscando entender as necessidades do esporte no âmbito computacional, posteriormente foi realizado um estudo de quais tecnologias livres se enquadravam com o propósito do sistema e por fim a construção do sistema buscando atender as necessidades funcionais assim como a documentação necessária ao Trabalho de Conclusão de Curso. Com um ambiente de navegação Web, planejado para ser o mais funcional e usual possível, disponibilizado no endereço www.sistemabonsai.com.br, a proposta do Bons@i é contribuir na organização de eventos relacionados ao karate, bem como integrar os praticantes deste esporte, além de proporcionar uma inclusão digital dos atletas que não tem contato com a Internet, o que certamente fará com que o esporte seja mais organizado, compreendido e mais forte para galgar reconhecimento e notoriedade |
id |
Ânima_2c3df4a3b726d9b3a64ecedf70130ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11006 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bons@iSistemas de computaçãoKaratêBanco de dados - GerênciaO Karate é uma arte marcial praticada há séculos. Atualmente é difundido e praticado como esporte em diversos países, contando uma sólida organização desportiva. Entretanto, a organização de eventos, como campeonatos, demanda muito tempo e trabalho dos dirigentes, principalmente pelas várias regras de devem ser levadas em consideração, por exemplo na confecção das chaves de competição, como idade, peso e graduação dos atletas. Dificuldade esta que torna-se ainda maior pois nos campeonatos, pelo menos naqueles que foram pesquisados, em nível nacional, os registros são praticamente todos manuais, ou seja, a inscrição dos atletas no campeonato, o sorteio das chaves, a manipulação das chaves e os apontamentos das disputas são na maior parte das vezes feitas com papel e caneta, que inevitavelmente estão fadados à perda e ao esquecimento. Quando muito o computador é utilizado para impressão de formulários ou registro estático das informações. Esta dificuldade se estende ao cotidiano das academias onde não há muita ordem nas matrículas e atualização de dados cadastrais. Visando proporcionar uma nova visão no que concerne a organização de informações das academias e campeonatos de Karate surge o Sistema Bons@i, que pretende proporcionar aos praticantes do Karate uma oportunidade de estarem nseridos no mundo digital através de seu esporte. O Bons@i será um sistema eficaz para a inserção, armazenamento, manipulação e ecuperação de dados, proporcionando aos atletas dentre outras vantagens um histórico de sua vida desportiva. Aos professores/técnicos(Sensei) uma ferramenta poderosa na analise do rendimento de seus atletas, bem como no auxílio na organização de eventos. O processo de desenvolvimento do Bons@i, desde a concepção até a implementação propriamente dita, se deu concomitantemente a esta monografia, para tanto foram necessárias realizar observações e entrevistas informais buscando entender as necessidades do esporte no âmbito computacional, posteriormente foi realizado um estudo de quais tecnologias livres se enquadravam com o propósito do sistema e por fim a construção do sistema buscando atender as necessidades funcionais assim como a documentação necessária ao Trabalho de Conclusão de Curso. Com um ambiente de navegação Web, planejado para ser o mais funcional e usual possível, disponibilizado no endereço www.sistemabonsai.com.br, a proposta do Bons@i é contribuir na organização de eventos relacionados ao karate, bem como integrar os praticantes deste esporte, além de proporcionar uma inclusão digital dos atletas que não tem contato com a Internet, o que certamente fará com que o esporte seja mais organizado, compreendido e mais forte para galgar reconhecimento e notoriedadeDávalos, Ricardo VillarroelSilva, Ricardo Pedro da2016-11-30T15:05:22Z2020-11-29T05:50:46Z2016-11-30T15:05:22Z2020-11-29T05:50:46Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf904https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11006Sistemas de Informação - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-10-28T12:48:08Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11006Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-10-28T12:48:08Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bons@i |
title |
Bons@i |
spellingShingle |
Bons@i Silva, Ricardo Pedro da Sistemas de computação Karatê Banco de dados - Gerência |
title_short |
Bons@i |
title_full |
Bons@i |
title_fullStr |
Bons@i |
title_full_unstemmed |
Bons@i |
title_sort |
Bons@i |
author |
Silva, Ricardo Pedro da |
author_facet |
Silva, Ricardo Pedro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dávalos, Ricardo Villarroel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ricardo Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de computação Karatê Banco de dados - Gerência |
topic |
Sistemas de computação Karatê Banco de dados - Gerência |
description |
O Karate é uma arte marcial praticada há séculos. Atualmente é difundido e praticado como esporte em diversos países, contando uma sólida organização desportiva. Entretanto, a organização de eventos, como campeonatos, demanda muito tempo e trabalho dos dirigentes, principalmente pelas várias regras de devem ser levadas em consideração, por exemplo na confecção das chaves de competição, como idade, peso e graduação dos atletas. Dificuldade esta que torna-se ainda maior pois nos campeonatos, pelo menos naqueles que foram pesquisados, em nível nacional, os registros são praticamente todos manuais, ou seja, a inscrição dos atletas no campeonato, o sorteio das chaves, a manipulação das chaves e os apontamentos das disputas são na maior parte das vezes feitas com papel e caneta, que inevitavelmente estão fadados à perda e ao esquecimento. Quando muito o computador é utilizado para impressão de formulários ou registro estático das informações. Esta dificuldade se estende ao cotidiano das academias onde não há muita ordem nas matrículas e atualização de dados cadastrais. Visando proporcionar uma nova visão no que concerne a organização de informações das academias e campeonatos de Karate surge o Sistema Bons@i, que pretende proporcionar aos praticantes do Karate uma oportunidade de estarem nseridos no mundo digital através de seu esporte. O Bons@i será um sistema eficaz para a inserção, armazenamento, manipulação e ecuperação de dados, proporcionando aos atletas dentre outras vantagens um histórico de sua vida desportiva. Aos professores/técnicos(Sensei) uma ferramenta poderosa na analise do rendimento de seus atletas, bem como no auxílio na organização de eventos. O processo de desenvolvimento do Bons@i, desde a concepção até a implementação propriamente dita, se deu concomitantemente a esta monografia, para tanto foram necessárias realizar observações e entrevistas informais buscando entender as necessidades do esporte no âmbito computacional, posteriormente foi realizado um estudo de quais tecnologias livres se enquadravam com o propósito do sistema e por fim a construção do sistema buscando atender as necessidades funcionais assim como a documentação necessária ao Trabalho de Conclusão de Curso. Com um ambiente de navegação Web, planejado para ser o mais funcional e usual possível, disponibilizado no endereço www.sistemabonsai.com.br, a proposta do Bons@i é contribuir na organização de eventos relacionados ao karate, bem como integrar os praticantes deste esporte, além de proporcionar uma inclusão digital dos atletas que não tem contato com a Internet, o que certamente fará com que o esporte seja mais organizado, compreendido e mais forte para galgar reconhecimento e notoriedade |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-11-30T15:05:22Z 2016-11-30T15:05:22Z 2020-11-29T05:50:46Z 2020-11-29T05:50:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
904 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11006 |
identifier_str_mv |
904 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sistemas de Informação - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415817752805376 |