Narrativas sobre a diáspora italiana no sul do Brasil: o mito da cocanha pela perspectiva do imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Bressan da, Luiza Liene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13044
Resumo: Essa tese tem por objetivo estudar as narrativas A cocanha de José Clemente Pozenato e Operários de primeira hora de Valdemar Mazzurana a partir dos pressupostos da teoria do imaginário, desenvolvido por Durand. Trata-se de uma leitura cruzada entre as duas narrativas, procurando identificar se há um imaginário comum que permeou a vida dos imigrantes italianos para o sul do Brasil, especificamente para a Serra Gaúcha, descrita na narrativa de Pozenato e o sul de Santa Catarina em Mazzurana. Elaboramos um referencial teórico que contempla a análise do mito da busca da terra prometida como norteador da pesquisa e suas reatualizações históricas. Estudamos os principais postulados da teoria do imaginário a partir de seu conceito, contemplando também os regimes da imagem: diurno e noturno, a ideia do trajeto antropológico, a bacia semântica, conceitos que nos auxiliaram na análise efetuada. Importante também na construção da tese o estudo sobre a narrativa, seus elementos constituintes, passando pela análise das narrativas histórico-literárias e suas imbricações com as narrativas históricas sobre o processo de imigração no Brasil. O drama da imigração italiana que serve de pano de fundo das narrativas é espaço privilegiado para recuperar o cotidiano de dois territórios - Brentano e Santa Corona - espaços imaginais em que as personagens se constituem como desbravadores. A experiência vivida aparece dotada de múltiplos sentidos, sedimentados sob o jugo da conquista pela cocanha e pelas agruras de uma vida difícil, envolvida em dores e alegrias, na espera de um devir de fama e fartura para o imigrante. Como metodologia de trabalho, elegemos a mitocrítica desenvolvida por Durand e que nos possibilitou o desenvolvimento de análises a partir da teoria do imaginário. Para dar conta das análises, desenvolvemos constelações de imagens a partir das quais fizemos a relação entre as narrativas e as imagens que delas emanam. As constelações mostraram que em ambas as narrativas o mito da busca da terra prometida é o fio condutor e que, a partir dessa busca, surgem outras constelações de imagens que, em última instância, reatualizam o mito estudado, gerador de tantas outras narrativas em todos os tempos e culturas, reatualizando, também, a saga humana de encontrar um lugar que possa nomear como paraíso.
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