CANTA BRASIL: ENCONTROS E CONFRONTOS ENTRE A MÚSICA E OS MITOS FUNDADORES BRASILEIROS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4689 |
Resumo: | O estudo em questão analisa músicas da MPB e do Rock nacional dos anos 70 e 80contraditórios a vários “mitos fundadores” que afirmam ser o Brasil um país rico em relação à natureza, às terras, aos minérios, à água. Atualmente, o Brasil também é considerado um país do futuro não só pela natureza, mas também pela “estabilidade” econômica dos últimos anos. A perspectiva teórico- metodológica se dará em duas partes: a primeira abordará uma revisão bibliográfica de aspectos históricos e políticos que tratam sobre os chamados “mitos fundadores” e a segunda, pela perspectiva das reflexões do Círculo de Mikhail Bakhtin, tratará dos estudos sobre gêneros do discurso e dialogismo para posterior análise de músicas selecionadas ao longo do trabalho. A partir desses estudos, buscamos responder ao problema de nossa pesquisa: como músicas de épocas diversas contradizem esses discursos que enaltecem o Brasil, escamoteando os problemas do país? O objetivo do trabalho é, portanto, estudar as relações dialógicas presentes em músicas produzidas em diferentes contextos sócio- histórico- econômicos que evocam e, principalmente, combatem discursos de valorização do país, interditando problemas brasileiros, como a corrupção, a injustiça social, as dificuldades econômicas, entre outros. |
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CANTA BRASIL: ENCONTROS E CONFRONTOS ENTRE A MÚSICA E OS MITOS FUNDADORES BRASILEIROSDialogismoGêneros do discursoMitos fundadoresMúsicaO estudo em questão analisa músicas da MPB e do Rock nacional dos anos 70 e 80contraditórios a vários “mitos fundadores” que afirmam ser o Brasil um país rico em relação à natureza, às terras, aos minérios, à água. Atualmente, o Brasil também é considerado um país do futuro não só pela natureza, mas também pela “estabilidade” econômica dos últimos anos. A perspectiva teórico- metodológica se dará em duas partes: a primeira abordará uma revisão bibliográfica de aspectos históricos e políticos que tratam sobre os chamados “mitos fundadores” e a segunda, pela perspectiva das reflexões do Círculo de Mikhail Bakhtin, tratará dos estudos sobre gêneros do discurso e dialogismo para posterior análise de músicas selecionadas ao longo do trabalho. A partir desses estudos, buscamos responder ao problema de nossa pesquisa: como músicas de épocas diversas contradizem esses discursos que enaltecem o Brasil, escamoteando os problemas do país? O objetivo do trabalho é, portanto, estudar as relações dialógicas presentes em músicas produzidas em diferentes contextos sócio- histórico- econômicos que evocam e, principalmente, combatem discursos de valorização do país, interditando problemas brasileiros, como a corrupção, a injustiça social, as dificuldades econômicas, entre outros.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-30T16:58:19Z2020-01-30T16:58:19Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4689porTOZZI, Camila Cristina Branquinho BarbosaTOSCANO, Ana Lúcia Furquim Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:35:08ZRepositório InstitucionalPRI |
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