A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Clara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24277
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar questionamentos sobre a possibilidade da aplicabilidade da qualificadora de feminicídio, introduzida no ordenamento jurídico através da Lei 13.104/2015, a indivíduos transgêneros. Com a aprovação de tal, o Código Penal busca punir homicídios cometido contra mulheres por questões de gênero, contudo, não traz a definição de mulher a ser adotada, de modo que, dependendo da concepção utilizada, é possível a aplicação de tal qualificadora quando o crime envolver transgêneros. Para tanto, analisa-se o crescente fenômeno da violência de gênero, da qual o indivíduo de gênero feminino é majoritariamente vítima, e como a histórica inferiorização da mulher e sua constante subordinação à figura masculina contribuíram para perpetuar essa situação. A transgressão da norma de gênero, concretizada nos corpos transgêneros, gera uma variedade de reações sociais negativas, que podem culminar na violência física, ocasionando uma vulnerabilidade a mais da mulher transgênera brasileira. Dessa forma, manifesta-se a necessidade de tipificação da qualificadora de feminicídio para que se possa abranger, nos termos de uma nova redação, a mulher transgênera como possível sujeito passivo do tipo penal. Palavras-chave: Feminicídio. Conceito de mulher. Transexuais. Transgêneros. Aplicabilidade da Lei 13.104/15.
id Ânima_2de2e17de1bd29f3c59d54d7260c41cc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24277
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídioFeminicídioConceito de mulherTransexuaisTransgênerosAplicabilidade da Lei 13.104/15A presente pesquisa tem como objetivo apresentar questionamentos sobre a possibilidade da aplicabilidade da qualificadora de feminicídio, introduzida no ordenamento jurídico através da Lei 13.104/2015, a indivíduos transgêneros. Com a aprovação de tal, o Código Penal busca punir homicídios cometido contra mulheres por questões de gênero, contudo, não traz a definição de mulher a ser adotada, de modo que, dependendo da concepção utilizada, é possível a aplicação de tal qualificadora quando o crime envolver transgêneros. Para tanto, analisa-se o crescente fenômeno da violência de gênero, da qual o indivíduo de gênero feminino é majoritariamente vítima, e como a histórica inferiorização da mulher e sua constante subordinação à figura masculina contribuíram para perpetuar essa situação. A transgressão da norma de gênero, concretizada nos corpos transgêneros, gera uma variedade de reações sociais negativas, que podem culminar na violência física, ocasionando uma vulnerabilidade a mais da mulher transgênera brasileira. Dessa forma, manifesta-se a necessidade de tipificação da qualificadora de feminicídio para que se possa abranger, nos termos de uma nova redação, a mulher transgênera como possível sujeito passivo do tipo penal. Palavras-chave: Feminicídio. Conceito de mulher. Transexuais. Transgêneros. Aplicabilidade da Lei 13.104/15.Andrade, Guilherme deSantos, Ana Clara2022-07-06T12:00:14Z2022-07-06T12:00:14Z2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24277CuritibaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-08-02T13:31:43Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24277Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-08-02T13:31:43Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
title A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
spellingShingle A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
Santos, Ana Clara
Feminicídio
Conceito de mulher
Transexuais
Transgêneros
Aplicabilidade da Lei 13.104/15
title_short A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
title_full A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
title_fullStr A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
title_full_unstemmed A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
title_sort A violência contra a mulher transgênero e a tipificação do crime de feminicídio
author Santos, Ana Clara
author_facet Santos, Ana Clara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Guilherme de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Feminicídio
Conceito de mulher
Transexuais
Transgêneros
Aplicabilidade da Lei 13.104/15
topic Feminicídio
Conceito de mulher
Transexuais
Transgêneros
Aplicabilidade da Lei 13.104/15
description A presente pesquisa tem como objetivo apresentar questionamentos sobre a possibilidade da aplicabilidade da qualificadora de feminicídio, introduzida no ordenamento jurídico através da Lei 13.104/2015, a indivíduos transgêneros. Com a aprovação de tal, o Código Penal busca punir homicídios cometido contra mulheres por questões de gênero, contudo, não traz a definição de mulher a ser adotada, de modo que, dependendo da concepção utilizada, é possível a aplicação de tal qualificadora quando o crime envolver transgêneros. Para tanto, analisa-se o crescente fenômeno da violência de gênero, da qual o indivíduo de gênero feminino é majoritariamente vítima, e como a histórica inferiorização da mulher e sua constante subordinação à figura masculina contribuíram para perpetuar essa situação. A transgressão da norma de gênero, concretizada nos corpos transgêneros, gera uma variedade de reações sociais negativas, que podem culminar na violência física, ocasionando uma vulnerabilidade a mais da mulher transgênera brasileira. Dessa forma, manifesta-se a necessidade de tipificação da qualificadora de feminicídio para que se possa abranger, nos termos de uma nova redação, a mulher transgênera como possível sujeito passivo do tipo penal. Palavras-chave: Feminicídio. Conceito de mulher. Transexuais. Transgêneros. Aplicabilidade da Lei 13.104/15.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06T12:00:14Z
2022-07-06T12:00:14Z
2022-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24277
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814896484352