O balanced scorecard como modelo de avaliação de desempenho desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão em uma instituição de ensino superior comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Paulo Cezar de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2915
Resumo: Nas instituições universitárias, o aumento da concorrência e a busca por melhores resultados, com maior velocidade, estão criando novas demandas nestas instituições, forçando as mesmas a utilizarem ferramentas mais eficientes e eficazes. Neste contexto, as universidades precisam de uma abordagem de avaliação de desempenho que atenda a linha de gestão institucional, gerando indicadores adequados para a tomada de decisão. Nas abordagens de avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard é um dos métodos mais citados na literatura, e também, a que apresenta um grande número de publicações de aplicação prática. Assim, este estudo tem como objetivo propor o Balanced Scorecard desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão como um modelo de avaliação de desempenho em uma instituição de ensino superior comunitária, pois, a utilização de um sistema adequado de medição de desempenho pode ser vital para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização da ferramenta Balanced Scorecard ¿ BSC. Para chegar ao modelo proposto no trabalho, foram validados a missão, visão, valores e as políticas estratégicas da organização, avaliando as estratégias organizacionais, definindo os objetivos estratégicos e seus indicadores desdobrados nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde, utilizando entrevistas nos níveis de gestão da instituição, foram coletados os dados para a estruturação do modelo proposto. A partir dos resultados obtidos constatou-se: i) na instituição em estudo os objetivos estratégicos não estavam alinhados entre as áreas; ii) muitas informações fragmentadas entre departamentos; iii) o modelo proposto permitirá a tradução da estratégia em termos operacionais e também alinhará a mesma em todos os níveis, envolvendo todas as áreas em uma só direção
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spelling O balanced scorecard como modelo de avaliação de desempenho desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão em uma instituição de ensino superior comunitáriaAdministração - Controle de qualidadePadrões de desempenhoUniversidades e faculdades - AdministraçãoNas instituições universitárias, o aumento da concorrência e a busca por melhores resultados, com maior velocidade, estão criando novas demandas nestas instituições, forçando as mesmas a utilizarem ferramentas mais eficientes e eficazes. Neste contexto, as universidades precisam de uma abordagem de avaliação de desempenho que atenda a linha de gestão institucional, gerando indicadores adequados para a tomada de decisão. Nas abordagens de avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard é um dos métodos mais citados na literatura, e também, a que apresenta um grande número de publicações de aplicação prática. Assim, este estudo tem como objetivo propor o Balanced Scorecard desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão como um modelo de avaliação de desempenho em uma instituição de ensino superior comunitária, pois, a utilização de um sistema adequado de medição de desempenho pode ser vital para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização da ferramenta Balanced Scorecard ¿ BSC. Para chegar ao modelo proposto no trabalho, foram validados a missão, visão, valores e as políticas estratégicas da organização, avaliando as estratégias organizacionais, definindo os objetivos estratégicos e seus indicadores desdobrados nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, onde, utilizando entrevistas nos níveis de gestão da instituição, foram coletados os dados para a estruturação do modelo proposto. A partir dos resultados obtidos constatou-se: i) na instituição em estudo os objetivos estratégicos não estavam alinhados entre as áreas; ii) muitas informações fragmentadas entre departamentos; iii) o modelo proposto permitirá a tradução da estratégia em termos operacionais e também alinhará a mesma em todos os níveis, envolvendo todas as áreas em uma só direçãoAt the universities, the increased competition and the search for better results, with greater speed, has been creating new demands on these institutions, forcing them to use more efficient and effective tools. In this context, universities need an approach to performance evaluation that meets the line of institutional management, generating appropriate indicators for decision making. In approaches to performance evaluation, the Balanced Scorecard is one of the most mentioned method in literature, and also the one that has a large number of practical application publications. Thus, this study aims to propose the Balanced Scorecard unfolded in management, teaching, research and extension areas as a model of performance evaluation in a community university, since the use of a suitable system for measuring performance can be vital to the institution, which is why the use of the tool Balanced Scorecard ¿ BSC is proposed. To reach the model proposed in this work, the mission, the vision, the values and strategic policies of the organization were validated, assessing organizational strategies, defining strategic goals and their indicators unfolded in management, teaching, research and extension areas. The research had a qualitative approach, where, using semi-structured interviews in the levels of the institution management, data were collected for the organization of the proposed model. From the results it was found: i) in the institution studied, the strategic goals are not aligned between areas; ii) there are lots of fragmented information between departments; iii) the proposed model will enable the translation of strategy into operational terms and also align it at all levels, involving all areas in one directionLima, Carlos Rogério Montenegro deCampos, Paulo Cezar de2016-11-30T14:51:39Z2020-11-26T20:35:07Z2016-11-30T14:51:39Z2020-11-26T20:35:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1850https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2915info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:44:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/2915Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:44:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
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