RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo, Chayane Carolina de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Iasmim Mayara Caetano, dos Santos, Luamara Fabrino, Faleiro, Yara Dias
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15076
Resumo: Atualmente, percebemos o quanto práticas racistas e discriminatórias estão presentes no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil, que possam estimular as relações étnico-raciais, visando à promoção da igualdade racial, além de apresentar recursos e metodologias que são importantes para a construção de um ambiente igualitário. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a leitura de diferentes artigos, autores e leis que tratam do tema apresentado. Se fez notória no decorrer da pesquisa a importância do professor na formação da cidadania nas crianças da educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito ao multiculturalismo.
id Ânima_37e6f647f2904bd21cbdc685d1bd3efb
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15076
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.RacismoIgualdade RacialPráticas pedagógicasPapel do professorAtualmente, percebemos o quanto práticas racistas e discriminatórias estão presentes no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil, que possam estimular as relações étnico-raciais, visando à promoção da igualdade racial, além de apresentar recursos e metodologias que são importantes para a construção de um ambiente igualitário. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a leitura de diferentes artigos, autores e leis que tratam do tema apresentado. Se fez notória no decorrer da pesquisa a importância do professor na formação da cidadania nas crianças da educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito ao multiculturalismo.Siqueira , Rosanido Carmo, Chayane Carolina de JesusMoura, Iasmim Mayara Caetanodos Santos, Luamara FabrinoFaleiro, Yara Dias2021-08-02T18:00:13Z2021-08-02T18:00:13Z2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15076Centro Universitário Una - Unidade Barreiro Belo Horizonte / MGAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:31:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15076Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:31:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
title RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
spellingShingle RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
do Carmo, Chayane Carolina de Jesus
Racismo
Igualdade Racial
Práticas pedagógicas
Papel do professor
title_short RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
title_full RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
title_fullStr RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
title_full_unstemmed RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
title_sort RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
author do Carmo, Chayane Carolina de Jesus
author_facet do Carmo, Chayane Carolina de Jesus
Moura, Iasmim Mayara Caetano
dos Santos, Luamara Fabrino
Faleiro, Yara Dias
author_role author
author2 Moura, Iasmim Mayara Caetano
dos Santos, Luamara Fabrino
Faleiro, Yara Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira , Rosani
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo, Chayane Carolina de Jesus
Moura, Iasmim Mayara Caetano
dos Santos, Luamara Fabrino
Faleiro, Yara Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Igualdade Racial
Práticas pedagógicas
Papel do professor
topic Racismo
Igualdade Racial
Práticas pedagógicas
Papel do professor
description Atualmente, percebemos o quanto práticas racistas e discriminatórias estão presentes no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil, que possam estimular as relações étnico-raciais, visando à promoção da igualdade racial, além de apresentar recursos e metodologias que são importantes para a construção de um ambiente igualitário. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a leitura de diferentes artigos, autores e leis que tratam do tema apresentado. Se fez notória no decorrer da pesquisa a importância do professor na formação da cidadania nas crianças da educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito ao multiculturalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02T18:00:13Z
2021-08-02T18:00:13Z
2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15076
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Centro Universitário Una - Unidade Barreiro Belo Horizonte / MG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415821369344000