Aviões bimotores leves, características e o voo monomotor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13436 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral expor e compreender as características dos bimotores leves durante uma falha de motor, assim como, as consequências do voo monomotor sobre a controlabilidade e estabilidade da aeronave. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva com procedimentos bibliográfico, documental e telemático utilizando-se de livros com temas de aviação, publicações como revistas especializadas em aviação e artigos emitidos por órgãos oficiais da aviação, além de documentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Federal Aviation Administration (FAA) e da National Transportation Safety Board (NTSB). Serão também utilizados manuais de aeronaves e sites especializados em assuntos aeronáuticos. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. Durante o trabalho foram trabalhados pontos importantes para o entendimento da complexibilidade das operações durante uma falha de motor em aviões bimotores leves. Foram expostos os índices de fatalidades envolvidas em acidentes com bimotores, também foram apresentados os requisitos de homologação para este tipo de aeronave, na sequência, estão mencionadas as principais velocidades de operação em caso de falha de motor, a importância do embandeiramento da hélice durante o voo monomotor em bimotores e os efeitos negativos gerados sobre a estabilidade e controle da aeronave quando perde-se um dos motores em voo. Por fim foram mencionadas as principais ações para a manutenção da controlabilidade da aeronave em situações de emergência ocasionadas pela falha de um dos motores. No término da pesquisa conclui-se que há falta de conhecimento por parte dos pilotos acerca das características e efeitos sobre a controlabilidade e estabilidade dos bimotores leves durante o voo monomotor, com isso é perceptível que apesar do número menor de acidentes com este tipo de aeronave, a proporção de acidentes fatais é maior. |
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Aviões bimotores leves, características e o voo monomotorLight twin-engine aircraft, features and single-engine flightBimotores levesAviõesEsta pesquisa teve como objetivo geral expor e compreender as características dos bimotores leves durante uma falha de motor, assim como, as consequências do voo monomotor sobre a controlabilidade e estabilidade da aeronave. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva com procedimentos bibliográfico, documental e telemático utilizando-se de livros com temas de aviação, publicações como revistas especializadas em aviação e artigos emitidos por órgãos oficiais da aviação, além de documentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Federal Aviation Administration (FAA) e da National Transportation Safety Board (NTSB). Serão também utilizados manuais de aeronaves e sites especializados em assuntos aeronáuticos. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. Durante o trabalho foram trabalhados pontos importantes para o entendimento da complexibilidade das operações durante uma falha de motor em aviões bimotores leves. Foram expostos os índices de fatalidades envolvidas em acidentes com bimotores, também foram apresentados os requisitos de homologação para este tipo de aeronave, na sequência, estão mencionadas as principais velocidades de operação em caso de falha de motor, a importância do embandeiramento da hélice durante o voo monomotor em bimotores e os efeitos negativos gerados sobre a estabilidade e controle da aeronave quando perde-se um dos motores em voo. Por fim foram mencionadas as principais ações para a manutenção da controlabilidade da aeronave em situações de emergência ocasionadas pela falha de um dos motores. No término da pesquisa conclui-se que há falta de conhecimento por parte dos pilotos acerca das características e efeitos sobre a controlabilidade e estabilidade dos bimotores leves durante o voo monomotor, com isso é perceptível que apesar do número menor de acidentes com este tipo de aeronave, a proporção de acidentes fatais é maior.Campos, Antonio Carlos Vieira dePacheco, Cristiano2021-06-22T19:55:57Z2021-06-22T19:55:57Z2021-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13436PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-02T20:54:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13436Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-02T20:54:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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