“Menino veste azul e menina veste rosa”: a disputa em torno do sentido da metáfora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25874 |
Resumo: | Esta monografia se organiza a partir do que estamos designando como enunciado-tema: “Menino veste azul e menina veste rosa”, que Damares Alves profere no dia de sua posse como Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do atual governo federal. Diante da forte polêmica que o enunciado provocou na mídia de maneira geral e, principalmente, nas redes sociais, a Ministra tentou justificar e/ou amenizar sua fala dizendo que se tratava apenas de uma metáfora sobre ideologia de gênero. Todavia isso não arrefeceu os ânimos e a discussão continuou por algum tempo e continua reverberando aqui e ali no conjunto do discurso conservador que organiza os dizeres da Ministra. Como estudiosas da linguagem, passamos a nos questionar, além de outros fatores, sobre qual sentido de metáfora, usado na justificativa da Ministra, justificaria e/ou resolveria a polêmica causada pelo pronunciamento? Como as pessoas interpretaram o enunciado dito por ela antes e este depois? E, principalmente, qual a relação desse enunciado com o momento atual da política brasileira? Foram, portanto, essas questões-problema que nos levaram, como objetivo de pesquisa, a analisar os efeitos de sentido que assume a noção de metáfora no argumento da ministra Damares Alves sobre a polêmica “Menino veste azul e menina veste rosa”, quando ela julga que, passando seu enunciado das noções de literal para o figurado, a questão se esclarece. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa de Michel Pêcheux e nos estudos desenvolvidos por Eni P. Orlandi no Brasil, bem como recorreremos à literatura da Gramática Normativa e da Linguística Textual para as reflexões a respeito. Como corpus, coletaremos depoimentos sobre o enunciado-tema, após seu pronunciamento e após a justificativa da Ministra nos sites de notícias Folha de São Paulo, Estadão e Terra no período de 3 a 5 de janeiro de 2019. |
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“Menino veste azul e menina veste rosa”: a disputa em torno do sentido da metáforaIdeologia de gêneroDamares AlvesMetáforaGender ideologyMetaphorEsta monografia se organiza a partir do que estamos designando como enunciado-tema: “Menino veste azul e menina veste rosa”, que Damares Alves profere no dia de sua posse como Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do atual governo federal. Diante da forte polêmica que o enunciado provocou na mídia de maneira geral e, principalmente, nas redes sociais, a Ministra tentou justificar e/ou amenizar sua fala dizendo que se tratava apenas de uma metáfora sobre ideologia de gênero. Todavia isso não arrefeceu os ânimos e a discussão continuou por algum tempo e continua reverberando aqui e ali no conjunto do discurso conservador que organiza os dizeres da Ministra. Como estudiosas da linguagem, passamos a nos questionar, além de outros fatores, sobre qual sentido de metáfora, usado na justificativa da Ministra, justificaria e/ou resolveria a polêmica causada pelo pronunciamento? Como as pessoas interpretaram o enunciado dito por ela antes e este depois? E, principalmente, qual a relação desse enunciado com o momento atual da política brasileira? Foram, portanto, essas questões-problema que nos levaram, como objetivo de pesquisa, a analisar os efeitos de sentido que assume a noção de metáfora no argumento da ministra Damares Alves sobre a polêmica “Menino veste azul e menina veste rosa”, quando ela julga que, passando seu enunciado das noções de literal para o figurado, a questão se esclarece. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa de Michel Pêcheux e nos estudos desenvolvidos por Eni P. Orlandi no Brasil, bem como recorreremos à literatura da Gramática Normativa e da Linguística Textual para as reflexões a respeito. Como corpus, coletaremos depoimentos sobre o enunciado-tema, após seu pronunciamento e após a justificativa da Ministra nos sites de notícias Folha de São Paulo, Estadão e Terra no período de 3 a 5 de janeiro de 2019.This final paper organizes from what we are designating as a statement theme: “Boy wears blue and girl wears pink” that Damares Alves utters on the day of her tenure as women‟s minister, family and human rights of the current federal government. In front of this strong controversy that this statement brought on the media in general, and mostly on social networks, the minister tried to explain and ease her speech saying that she was just talking about gender ideology using a metaphor. However, this justification was not well accepted, and the discussion continued for some time and still rebound in the set of conservative speeches that organizes the minister‟s sayings. As students of language, among other factors, we pass to ask ourselves about the meaning of metaphor used in the minister‟s justification, if this would justify or solve the controversy caused by her pronouncement. How did people interpret her statement before and after the speech? And above all, what is the relation of this statement with the current moment of brazilian politics? Therefore, it was this problem/issue that led us as a research objective to analyzing the effects of meaning that assumes the notion of metaphor in the argument of the minister Damares Alves about the controversy “Boy wears blue and girl wears pink”, when she judges that passing her statement for literal to figurative notions sense the question clarifies and the sense becomes attenuated. For this purpose, we rely on the theoretical assumptions of the Discourse Analysis (DA) from the french line of Michel Pêcheux and studies developed by Eni P.Orlandi in Brazil, as well as resort to normative literature and textual linguistics to reflect about that. As a corpus, we will collect testimonials about the statement theme, after the pronouncement and the minister‟s justification on websites Folha de São Paulo, Estadão e Terra in the period of january 3 to 5 2019.Daltoé, Andréia da SilvaGrassi, Cátia CristianoCordeiro, Letícia Floriano2022-09-29T15:37:12Z2022-09-29T15:37:12Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25874TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-29T15:37:14Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25874Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-29T15:37:14Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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