Hope
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26907 |
Resumo: | O cinema de animação possui o poder de deslumbrar diversos públicos de distintas faixas etárias, a começar pelas crianças. Esse estilo cinematográfico permite a exploração de temas e a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos utilizando uma abordagem subjetiva. Desta forma, a animação possibilita abordar questões sérias utilizando um encontro de conexões entre abstrações e dados da ciência. Podemos ver nas representações fíilmicas a representação de reflexões dicotômicas que integram e espelham o cenário contemporâneo. Nesse contexto citamos a conjuntura ambiental, assunto tratado por meio de filmes animados desde o final dos anos 90, quando essa temática passou a ser mais representada em produções mainstream. O potencial de encantar o público e expressar ideias torna a animação um recurso que nos leva a refletir sobre seu potencial pedagógico e educacional. Desta forma, podemos pensar a animaçao aocumentai como um metodo para expiorar esse recurso. Este artigo tem por objetivo abordar a importância da utilização da animação para uma prática pedagógica em relação à conscientização ambiental, trazendo uma proposta de interdisciplinaridade e inovações. |
id |
Ânima_3c0f32ac6c3f89a3c8af6983a4213888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26907 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
HopeAnimaçãoAnimação ambientalCinemaEducação ambientalO cinema de animação possui o poder de deslumbrar diversos públicos de distintas faixas etárias, a começar pelas crianças. Esse estilo cinematográfico permite a exploração de temas e a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos utilizando uma abordagem subjetiva. Desta forma, a animação possibilita abordar questões sérias utilizando um encontro de conexões entre abstrações e dados da ciência. Podemos ver nas representações fíilmicas a representação de reflexões dicotômicas que integram e espelham o cenário contemporâneo. Nesse contexto citamos a conjuntura ambiental, assunto tratado por meio de filmes animados desde o final dos anos 90, quando essa temática passou a ser mais representada em produções mainstream. O potencial de encantar o público e expressar ideias torna a animação um recurso que nos leva a refletir sobre seu potencial pedagógico e educacional. Desta forma, podemos pensar a animaçao aocumentai como um metodo para expiorar esse recurso. Este artigo tem por objetivo abordar a importância da utilização da animação para uma prática pedagógica em relação à conscientização ambiental, trazendo uma proposta de interdisciplinaridade e inovações.Prado, Gilberto dos SantosSoares, Anne CarolineMachado, Laura PinheiroComprido, Victor Salto Gabriel2022-11-27T23:16:16Z2022-11-27T23:16:16Z2021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis180 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26907São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-27T23:16:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26907Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-27T23:16:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hope |
title |
Hope |
spellingShingle |
Hope Soares, Anne Caroline Animação Animação ambiental Cinema Educação ambiental |
title_short |
Hope |
title_full |
Hope |
title_fullStr |
Hope |
title_full_unstemmed |
Hope |
title_sort |
Hope |
author |
Soares, Anne Caroline |
author_facet |
Soares, Anne Caroline Machado, Laura Pinheiro Comprido, Victor Salto Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Laura Pinheiro Comprido, Victor Salto Gabriel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Gilberto dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Anne Caroline Machado, Laura Pinheiro Comprido, Victor Salto Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Animação ambiental Cinema Educação ambiental |
topic |
Animação Animação ambiental Cinema Educação ambiental |
description |
O cinema de animação possui o poder de deslumbrar diversos públicos de distintas faixas etárias, a começar pelas crianças. Esse estilo cinematográfico permite a exploração de temas e a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos utilizando uma abordagem subjetiva. Desta forma, a animação possibilita abordar questões sérias utilizando um encontro de conexões entre abstrações e dados da ciência. Podemos ver nas representações fíilmicas a representação de reflexões dicotômicas que integram e espelham o cenário contemporâneo. Nesse contexto citamos a conjuntura ambiental, assunto tratado por meio de filmes animados desde o final dos anos 90, quando essa temática passou a ser mais representada em produções mainstream. O potencial de encantar o público e expressar ideias torna a animação um recurso que nos leva a refletir sobre seu potencial pedagógico e educacional. Desta forma, podemos pensar a animaçao aocumentai como um metodo para expiorar esse recurso. Este artigo tem por objetivo abordar a importância da utilização da animação para uma prática pedagógica em relação à conscientização ambiental, trazendo uma proposta de interdisciplinaridade e inovações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11 2022-11-27T23:16:16Z 2022-11-27T23:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26907 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
180 f. application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415807880462336 |