Cinema e animação: algumas percepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perazzo, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640620
Resumo: Neste trabalho nós partimos de Deleuze para dialogar com pensadores como Merleu-Ponty, Bazim, Metz, Bolazs e Pudovkin sobre as questões do princípio da realidade, o assunto da percepção e das relações temporais no cinema de animação. Tratamos da percepção formal de elementos constitutivos da imagem dos filmes de animação como uma ação, uma forma temporal. Para isso fazemos um breve comentário sobre os seguintes filmes de animação: The nighty river (Frederic Back), Lemoine et le poisson (Michael Dudok De Wit) e Zea (Andre Leduc). E, finalmente, analisamos a imagem do filme de animação como um resultado de uma transposição de uma imagem plástica em uma imagem fílmica de uma constante territorialização e desterritorialização da imagem encontrada em sua realização fundadora.
id UNICAMP-31_3c4b7105c5f55fcd9c81c81b7f2ffd1d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640620
network_acronym_str UNICAMP-31
network_name_str Rua (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Cinema e animação: algumas percepçõesCinema de animação. Filmes de animaçãoNeste trabalho nós partimos de Deleuze para dialogar com pensadores como Merleu-Ponty, Bazim, Metz, Bolazs e Pudovkin sobre as questões do princípio da realidade, o assunto da percepção e das relações temporais no cinema de animação. Tratamos da percepção formal de elementos constitutivos da imagem dos filmes de animação como uma ação, uma forma temporal. Para isso fazemos um breve comentário sobre os seguintes filmes de animação: The nighty river (Frederic Back), Lemoine et le poisson (Michael Dudok De Wit) e Zea (Andre Leduc). E, finalmente, analisamos a imagem do filme de animação como um resultado de uma transposição de uma imagem plástica em uma imagem fílmica de uma constante territorialização e desterritorialização da imagem encontrada em sua realização fundadora.Universidade Estadual de Campinas2015-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/864062010.20396/rua.v3i1.8640620RUA; Vol. 3 No. 1 (1997); 87-98RUA; v. 3 n. 1 (1997); 87-982179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640620/8172Copyright (c) 1997 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerazzo, Luiz Fernando2018-03-20T08:24:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640620Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-03-20T08:24:46Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e animação: algumas percepções
title Cinema e animação: algumas percepções
spellingShingle Cinema e animação: algumas percepções
Perazzo, Luiz Fernando
Cinema de animação. Filmes de animação
title_short Cinema e animação: algumas percepções
title_full Cinema e animação: algumas percepções
title_fullStr Cinema e animação: algumas percepções
title_full_unstemmed Cinema e animação: algumas percepções
title_sort Cinema e animação: algumas percepções
author Perazzo, Luiz Fernando
author_facet Perazzo, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perazzo, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema de animação. Filmes de animação
topic Cinema de animação. Filmes de animação
description Neste trabalho nós partimos de Deleuze para dialogar com pensadores como Merleu-Ponty, Bazim, Metz, Bolazs e Pudovkin sobre as questões do princípio da realidade, o assunto da percepção e das relações temporais no cinema de animação. Tratamos da percepção formal de elementos constitutivos da imagem dos filmes de animação como uma ação, uma forma temporal. Para isso fazemos um breve comentário sobre os seguintes filmes de animação: The nighty river (Frederic Back), Lemoine et le poisson (Michael Dudok De Wit) e Zea (Andre Leduc). E, finalmente, analisamos a imagem do filme de animação como um resultado de uma transposição de uma imagem plástica em uma imagem fílmica de uma constante territorialização e desterritorialização da imagem encontrada em sua realização fundadora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa analítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640620
10.20396/rua.v3i1.8640620
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640620
identifier_str_mv 10.20396/rua.v3i1.8640620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640620/8172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1997 RUA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1997 RUA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RUA; Vol. 3 No. 1 (1997); 87-98
RUA; v. 3 n. 1 (1997); 87-98
2179-9911
1413-2109
reponame:Rua (Campinas. Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Rua (Campinas. Online)
collection Rua (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br
_version_ 1799308037670830080