Crossmídia e transmídia: uma viagem em busca da compreensão da história do universo cinematográfico da Marvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9140 |
Resumo: | Fundada nos anos 40, a Marvel é uma das maiores empresas de histórias em quadrinhos do mundo. Entretanto, problemas financeiros fizeram com que ela vendesse grande parte de seus personagens para que outras empresas produzissem filmes. Até que, em 2008, investindo em um personagem pouco conhecido até então, a Marvel lançou seu estúdio, juntamente com seu universo cinematográfico, conhecido como UCM. Todos os filmes deste universo estão conectados de alguma maneira, o que leva à abordagem dos conceitos de crossmídia, quando o mesmo conteúdo é compartilhado em diferentes mídias, e transmídia, quando conteúdos complementares são lançados em diferentes mídias. Um dos lançamentos do estúdio que ficou muito popular foi o filme Vingadores – Guerra Infinita, atraindo inclusive um público não familiarizado com o enredo e que não sabia se tratar de uma sequência. Por meio de pesquisa qualitativa exploratória com análise de conteúdo, este estudo buscará demonstrar se a estratégia da narrativa transmidiática no UCM funciona ou não, analisando alguns de seus produtos e incluindo uma pesquisa prática com pessoas que nunca haviam tido contato com a filmografia citada e participaram de uma sessão de Guerra Infinita. |
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Fundada nos anos 40, a Marvel é uma das maiores empresas de histórias em quadrinhos do mundo. Entretanto, problemas financeiros fizeram com que ela vendesse grande parte de seus personagens para que outras empresas produzissem filmes. Até que, em 2008, investindo em um personagem pouco conhecido até então, a Marvel lançou seu estúdio, juntamente com seu universo cinematográfico, conhecido como UCM. Todos os filmes deste universo estão conectados de alguma maneira, o que leva à abordagem dos conceitos de crossmídia, quando o mesmo conteúdo é compartilhado em diferentes mídias, e transmídia, quando conteúdos complementares são lançados em diferentes mídias. Um dos lançamentos do estúdio que ficou muito popular foi o filme Vingadores – Guerra Infinita, atraindo inclusive um público não familiarizado com o enredo e que não sabia se tratar de uma sequência. Por meio de pesquisa qualitativa exploratória com análise de conteúdo, este estudo buscará demonstrar se a estratégia da narrativa transmidiática no UCM funciona ou não, analisando alguns de seus produtos e incluindo uma pesquisa prática com pessoas que nunca haviam tido contato com a filmografia citada e participaram de uma sessão de Guerra Infinita. |
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