A franquia Os Vingadores como parte da narrativa transmídia do universo cinematográfico Marvel : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dullius, Amanda Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130012
Resumo: Com o avanço tecnológico das últimas décadas, mesmo as formas de expressão artística mais antigas e consolidadas, como a literatura e os quadrinhos, passaram a alimentar um interesse – tanto criativo quanto econômico – em explorar novas mídias e novos suportes, de modo a atingir novos públicos e mesmo seu público original, porém de uma forma inovadora e atrativa. No entanto, não bastava apenas transpor os quadrinhos para o formato de revista digital publicada através da Internet, era necessário também transpor seus conteúdos a outras plataformas de mídia para conquistar um público cada vez maior. Conforme Henry Jenkins expõe em seu livro Cultura da Convergência, vivemos na era da convergência das mídias – em outras palavras, do fluxo de conteúdos através de diferentes plataformas de mídias (2009, p. 29). Logo, vê-se uma tendência no mercado de entretenimento de criar conteúdos que se espalham por diferentes plataformas para contemplar um público maior e mantê-lo conectado por mais tempo. Seguindo essa tendência, a Marvel Studios vem lançando nos últimos anos uma série de filmes agrupados por Fases do Universo Cinematográfico Marvel que, além de dialogarem entre si dentro desse universo, dialogam também com outros conteúdos distribuídos em diferentes plataformas de mídia. Sendo assim, o presente estudo busca analisar, através de um viés descritivista, tais narrativas que compõem essa teia transmidiática, objetivando identificar como se constrói a narrativa transmídia que envolve a franquia Os Vingadores e no que essa nova estratégia de adaptação difere das tradicionais adaptações fílmicas de histórias em quadrinhos.
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