A franquia Os Vingadores como parte da narrativa transmídia do universo cinematográfico Marvel : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130012 |
Resumo: | Com o avanço tecnológico das últimas décadas, mesmo as formas de expressão artística mais antigas e consolidadas, como a literatura e os quadrinhos, passaram a alimentar um interesse – tanto criativo quanto econômico – em explorar novas mídias e novos suportes, de modo a atingir novos públicos e mesmo seu público original, porém de uma forma inovadora e atrativa. No entanto, não bastava apenas transpor os quadrinhos para o formato de revista digital publicada através da Internet, era necessário também transpor seus conteúdos a outras plataformas de mídia para conquistar um público cada vez maior. Conforme Henry Jenkins expõe em seu livro Cultura da Convergência, vivemos na era da convergência das mídias – em outras palavras, do fluxo de conteúdos através de diferentes plataformas de mídias (2009, p. 29). Logo, vê-se uma tendência no mercado de entretenimento de criar conteúdos que se espalham por diferentes plataformas para contemplar um público maior e mantê-lo conectado por mais tempo. Seguindo essa tendência, a Marvel Studios vem lançando nos últimos anos uma série de filmes agrupados por Fases do Universo Cinematográfico Marvel que, além de dialogarem entre si dentro desse universo, dialogam também com outros conteúdos distribuídos em diferentes plataformas de mídia. Sendo assim, o presente estudo busca analisar, através de um viés descritivista, tais narrativas que compõem essa teia transmidiática, objetivando identificar como se constrói a narrativa transmídia que envolve a franquia Os Vingadores e no que essa nova estratégia de adaptação difere das tradicionais adaptações fílmicas de histórias em quadrinhos. |
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Dullius, Amanda AmaralIndrusiak, Elaine Barros2015-11-20T02:38:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/130012000975330Com o avanço tecnológico das últimas décadas, mesmo as formas de expressão artística mais antigas e consolidadas, como a literatura e os quadrinhos, passaram a alimentar um interesse – tanto criativo quanto econômico – em explorar novas mídias e novos suportes, de modo a atingir novos públicos e mesmo seu público original, porém de uma forma inovadora e atrativa. No entanto, não bastava apenas transpor os quadrinhos para o formato de revista digital publicada através da Internet, era necessário também transpor seus conteúdos a outras plataformas de mídia para conquistar um público cada vez maior. Conforme Henry Jenkins expõe em seu livro Cultura da Convergência, vivemos na era da convergência das mídias – em outras palavras, do fluxo de conteúdos através de diferentes plataformas de mídias (2009, p. 29). Logo, vê-se uma tendência no mercado de entretenimento de criar conteúdos que se espalham por diferentes plataformas para contemplar um público maior e mantê-lo conectado por mais tempo. Seguindo essa tendência, a Marvel Studios vem lançando nos últimos anos uma série de filmes agrupados por Fases do Universo Cinematográfico Marvel que, além de dialogarem entre si dentro desse universo, dialogam também com outros conteúdos distribuídos em diferentes plataformas de mídia. Sendo assim, o presente estudo busca analisar, através de um viés descritivista, tais narrativas que compõem essa teia transmidiática, objetivando identificar como se constrói a narrativa transmídia que envolve a franquia Os Vingadores e no que essa nova estratégia de adaptação difere das tradicionais adaptações fílmicas de histórias em quadrinhos.With the technological progress of the last decades, even the most traditional and consolidated artistic expressions, as literature and comic books, have started to develop an interest - both creative and economic - in exploring new media and new supports as a way to reach new publics and also their original public, but in an innovative and attractive way. However, it was not sufficient to simply convert comic books into digital magazine formats published on the Internet, it was also necessary to convert their contents into other platforms of media to reach an even larger public. According to what Henry Jenkins exposes in his book Convergence Culture, we live in the era of media convergence - in other words, the era of contents flowing through different platforms of media (2009, p. 29). Thus, what we see is a tendency in the entertainment market to create contents that cross different platforms to contemplate larger publics and keep them connected for a longer time. Following this tendency, Marvel Studios has been releasing in the last years a series of movies grouped by Phases in the Marvel Cinematic Universe, which not only dialogue with each other inside this fictional universe, but also with other contents distributed through different media platforms. Therefore, the present study seeks to analyze, through a descriptivist approach, the narratives that compose this transmedia web, aiming at identifying how the transmedia narrative that involves The Avengers is constructed and in what this new strategy for adapting comics into movies differs from the traditional forms of comics’ adaptation.application/pdfporNarrativasTransmídiaHistória em quadrinhos : Estados UnidosAdaptação para cinemaAdaptationComic booksMoviesTransmedia storytellingMarvel studiosA franquia Os Vingadores como parte da narrativa transmídia do universo cinematográfico Marvel : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975330.pdf000975330.pdfTexto completoapplication/pdf1000023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130012/1/000975330.pdf0e59e853b943c6f3eccdb959f6254b56MD51TEXT000975330.pdf.txt000975330.pdf.txtExtracted Texttext/plain134666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130012/2/000975330.pdf.txt2f0191c55658ec0366e355bb3f0a6977MD52THUMBNAIL000975330.pdf.jpg000975330.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130012/3/000975330.pdf.jpgcfb418749391e68aeaf42795c932484fMD5310183/1300122022-02-22 05:05:30.025979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:05:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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