Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calegaro, Renato Luís da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5716
Resumo: Este trabalho tem por objeto analisar a aplicação da sucessão de empresários nas relações laborativas contratadas entre os novos oficiais e tabeliães titulares das serventias extrajudiciais e os empregados que continuaram a prestar atividade remunerada para esses após a delegação do novo titular. Discute-se, ainda, se o novo Titular da serventia extrajudicial é responsável pelas dividas trabalhistas dos servidores que não prestaram serviços ao cartório. Para esse objetivo, o método de abordagem utilizado foi o dedutivo, uma vez que se partiu de uma análise geral para atingir uma específica. No que tange o nível de aprofundamento foi utilizado a pesquisa exploratória, já o procedimento da coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, consubstanciada na consulta doutrinas e de jurisprudências. Constatou-se que é possível a aplicação da sucessão de empresários nas atividades laborativas extrajudiciais, respondendo o novo titular solidariamente com o antigo Oficial da serventia pelos créditos devidos, quando a continuidade na prestação de serviços pelo serventuário. Caso esse não tenha prestado atividade laborativa para o novo oficial, a cobrança dos créditos só perdura contra o antigo Titular da serventia.
id Ânima_3d80744ffea5f9c6643eaf2ef12649d1
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/5716
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciaisDireito do trabalhoCartóriosTabeliãesEste trabalho tem por objeto analisar a aplicação da sucessão de empresários nas relações laborativas contratadas entre os novos oficiais e tabeliães titulares das serventias extrajudiciais e os empregados que continuaram a prestar atividade remunerada para esses após a delegação do novo titular. Discute-se, ainda, se o novo Titular da serventia extrajudicial é responsável pelas dividas trabalhistas dos servidores que não prestaram serviços ao cartório. Para esse objetivo, o método de abordagem utilizado foi o dedutivo, uma vez que se partiu de uma análise geral para atingir uma específica. No que tange o nível de aprofundamento foi utilizado a pesquisa exploratória, já o procedimento da coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, consubstanciada na consulta doutrinas e de jurisprudências. Constatou-se que é possível a aplicação da sucessão de empresários nas atividades laborativas extrajudiciais, respondendo o novo titular solidariamente com o antigo Oficial da serventia pelos créditos devidos, quando a continuidade na prestação de serviços pelo serventuário. Caso esse não tenha prestado atividade laborativa para o novo oficial, a cobrança dos créditos só perdura contra o antigo Titular da serventia.Souza, Alexandre Fernandes deCalegaro, Renato Luís da Silva2016-11-30T15:00:58Z2020-11-27T02:44:20Z2016-11-30T15:00:58Z2020-11-27T02:44:20Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1253https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5716Direito - Tubarãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T20:39:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/5716Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T20:39:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
title Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
spellingShingle Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
Calegaro, Renato Luís da Silva
Direito do trabalho
Cartórios
Tabeliães
title_short Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
title_full Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
title_fullStr Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
title_full_unstemmed Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
title_sort Aplicação da sucessão de empresário aos serventuários dos cartórios extrajudiciais
author Calegaro, Renato Luís da Silva
author_facet Calegaro, Renato Luís da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Alexandre Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Calegaro, Renato Luís da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do trabalho
Cartórios
Tabeliães
topic Direito do trabalho
Cartórios
Tabeliães
description Este trabalho tem por objeto analisar a aplicação da sucessão de empresários nas relações laborativas contratadas entre os novos oficiais e tabeliães titulares das serventias extrajudiciais e os empregados que continuaram a prestar atividade remunerada para esses após a delegação do novo titular. Discute-se, ainda, se o novo Titular da serventia extrajudicial é responsável pelas dividas trabalhistas dos servidores que não prestaram serviços ao cartório. Para esse objetivo, o método de abordagem utilizado foi o dedutivo, uma vez que se partiu de uma análise geral para atingir uma específica. No que tange o nível de aprofundamento foi utilizado a pesquisa exploratória, já o procedimento da coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, consubstanciada na consulta doutrinas e de jurisprudências. Constatou-se que é possível a aplicação da sucessão de empresários nas atividades laborativas extrajudiciais, respondendo o novo titular solidariamente com o antigo Oficial da serventia pelos créditos devidos, quando a continuidade na prestação de serviços pelo serventuário. Caso esse não tenha prestado atividade laborativa para o novo oficial, a cobrança dos créditos só perdura contra o antigo Titular da serventia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-30T15:00:58Z
2016-11-30T15:00:58Z
2020-11-27T02:44:20Z
2020-11-27T02:44:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1253
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5716
identifier_str_mv 1253
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415825254318080