Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ágata
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29778
Resumo: Destaca-se que, perceber um psicopata vem transformando-se em um grave problema para a sociedade. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa, é analisar o tratamento dispensado dentro do sistema prisional nos casos de criminosos psicopatas. Para chegar ao objetivo proposto do presente trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica a respeito do assunto com diferentes autores, sendo assim, a abordagem foi qualitativa, com coleta de dados, extraídas de livros, artigos, teses, dissertações e revistas. Com os resultados é observado que, diversamente dos doentes mentais, indivíduos psicopatas compreendem precisamente o que estão fazendo, como estão fazendo, com quem estão fazendo e o que querem com isso. Sendo assim, entende-se que devido isso, torna-se cada vez mais difícil reconhecer um psicopata, pois, conseguem representar muito bem seus papeis, e por ter esse poder de enganar, acaba ficando mais fácil atrair suas vítimas com efetividade. Visto, por ser dissimulado o psicopata acaba agindo, sem se quer demonstrar qualquer sinal de remorso ou culpa pelos danos causados. Conclui-se que, o sistema prisional brasileiro se mostra ineficaz em relação aos indivíduos com transtornos psicopáticos, não sendo disposto nenhum tratamento especial para criminosos psicopatas. Constatou-se que, quando se trata sobre qual seria a responsabilidade penal que poderia ser aplicada para o indivíduo psicopata, tratando-se em referência ao Brasil, alguns juízes decidem, por algumas vezes, considerar a imputabilidade dos mesmos, e este tipo de responsabilidade se dá devido considerar que os psicopatas terem entendimento ilícito da sua conduta. Fica evidente que, o mesmo tratamento que um preso comum recebe o mesmo vem sendo aplicado ao psicopata. O sistema penitenciário brasileiro já se mostra ineficaz para a população carcerária comum e com os indivíduos com avaliados como sendo psicopatas não é diferente, pois estes deviam ter um tratamento específico.
id Ânima_3f06e72b7ebceed27daa42fedaa9d095
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29778
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciárioThe levels of psychopathy and the treatment given to the psychopath in the penitentiary systemTratamentoPsicopatasSistema PenitenciárioDestaca-se que, perceber um psicopata vem transformando-se em um grave problema para a sociedade. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa, é analisar o tratamento dispensado dentro do sistema prisional nos casos de criminosos psicopatas. Para chegar ao objetivo proposto do presente trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica a respeito do assunto com diferentes autores, sendo assim, a abordagem foi qualitativa, com coleta de dados, extraídas de livros, artigos, teses, dissertações e revistas. Com os resultados é observado que, diversamente dos doentes mentais, indivíduos psicopatas compreendem precisamente o que estão fazendo, como estão fazendo, com quem estão fazendo e o que querem com isso. Sendo assim, entende-se que devido isso, torna-se cada vez mais difícil reconhecer um psicopata, pois, conseguem representar muito bem seus papeis, e por ter esse poder de enganar, acaba ficando mais fácil atrair suas vítimas com efetividade. Visto, por ser dissimulado o psicopata acaba agindo, sem se quer demonstrar qualquer sinal de remorso ou culpa pelos danos causados. Conclui-se que, o sistema prisional brasileiro se mostra ineficaz em relação aos indivíduos com transtornos psicopáticos, não sendo disposto nenhum tratamento especial para criminosos psicopatas. Constatou-se que, quando se trata sobre qual seria a responsabilidade penal que poderia ser aplicada para o indivíduo psicopata, tratando-se em referência ao Brasil, alguns juízes decidem, por algumas vezes, considerar a imputabilidade dos mesmos, e este tipo de responsabilidade se dá devido considerar que os psicopatas terem entendimento ilícito da sua conduta. Fica evidente que, o mesmo tratamento que um preso comum recebe o mesmo vem sendo aplicado ao psicopata. O sistema penitenciário brasileiro já se mostra ineficaz para a população carcerária comum e com os indivíduos com avaliados como sendo psicopatas não é diferente, pois estes deviam ter um tratamento específico.Nascimento, André AdrianoRodrigues, Ágata2022-12-17T00:27:21Z2022-12-17T00:27:21Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29778São PauloAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-17T00:27:23Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29778Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-17T00:27:23Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
The levels of psychopathy and the treatment given to the psychopath in the penitentiary system
title Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
spellingShingle Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
Rodrigues, Ágata
Tratamento
Psicopatas
Sistema Penitenciário
title_short Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
title_full Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
title_fullStr Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
title_full_unstemmed Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
title_sort Os níveis de psicopatia e o tratamento dado ao psicopata no sistema penitenciário
author Rodrigues, Ágata
author_facet Rodrigues, Ágata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, André Adriano
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ágata
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento
Psicopatas
Sistema Penitenciário
topic Tratamento
Psicopatas
Sistema Penitenciário
description Destaca-se que, perceber um psicopata vem transformando-se em um grave problema para a sociedade. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa, é analisar o tratamento dispensado dentro do sistema prisional nos casos de criminosos psicopatas. Para chegar ao objetivo proposto do presente trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica a respeito do assunto com diferentes autores, sendo assim, a abordagem foi qualitativa, com coleta de dados, extraídas de livros, artigos, teses, dissertações e revistas. Com os resultados é observado que, diversamente dos doentes mentais, indivíduos psicopatas compreendem precisamente o que estão fazendo, como estão fazendo, com quem estão fazendo e o que querem com isso. Sendo assim, entende-se que devido isso, torna-se cada vez mais difícil reconhecer um psicopata, pois, conseguem representar muito bem seus papeis, e por ter esse poder de enganar, acaba ficando mais fácil atrair suas vítimas com efetividade. Visto, por ser dissimulado o psicopata acaba agindo, sem se quer demonstrar qualquer sinal de remorso ou culpa pelos danos causados. Conclui-se que, o sistema prisional brasileiro se mostra ineficaz em relação aos indivíduos com transtornos psicopáticos, não sendo disposto nenhum tratamento especial para criminosos psicopatas. Constatou-se que, quando se trata sobre qual seria a responsabilidade penal que poderia ser aplicada para o indivíduo psicopata, tratando-se em referência ao Brasil, alguns juízes decidem, por algumas vezes, considerar a imputabilidade dos mesmos, e este tipo de responsabilidade se dá devido considerar que os psicopatas terem entendimento ilícito da sua conduta. Fica evidente que, o mesmo tratamento que um preso comum recebe o mesmo vem sendo aplicado ao psicopata. O sistema penitenciário brasileiro já se mostra ineficaz para a população carcerária comum e com os indivíduos com avaliados como sendo psicopatas não é diferente, pois estes deviam ter um tratamento específico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17T00:27:21Z
2022-12-17T00:27:21Z
2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29778
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847161167872